O Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), promoveu, em 24 de março, em conjunto com o Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios (MPADN), o webinar “Big Business on Technology”. O evento debateu temas dos negócios e da tecnologia com o intuito de reforçar quanto essa parceria tem sido aliada à estratégia da ADP Brazil Labs, empresa de desenvolvimento de software e infraestrutura. Foi apresentada também a evolução da empresa nessas áreas para que os espectadores possam entender e ter uma visão ampla de suas atividades.
Divulgação
A UPM recebeu, em 21 de março, na prefeitura da cidade de Francisco Morato, a “Medalha 21 de março”, que homenageia instituições e personalidades de relevância que tenham uma boa conduta, beneméritos ou notório saber e que tenham alcançado fatos de relevância para a cidade. A Escola de Engenharia (EE), em função de seus resultados obtidos no “Projeto Cidades Inteligentes”, foi representada por seu diretor, Marcos Massi, que recebeu a honraria. A solenidade ocorreu durante a comemoração do aniversário de 57 anos da cidade. No Projeto Cidades Inteligentes, os alunos da EE desenvolvem ações com propostas para solucionar os problemas de cidades, baseando-se nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
br.freepik.com
A UPM atualizou, no final de janeiro, sua Política de Propriedade Intelectual, que disciplina os direitos autorais, as patentes, os programas de computador e os desenhos industriais elaborados por seus alunos, docentes e integrantes do corpo administrativo. “A nova política permitirá que o Mackenzie contribua de forma mais efetiva para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, permitindo tanto a transferência de conhecimento acadêmico para a sociedade, como a demonstração do caráter filantrópico dessa instituição”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), professor Felipe Chiarello. Subordinado à Política de Inovação da UPM, o documento busca valorizar os seus pesquisadores, a pesquisa aplicada, o empreendedorismo acadêmico e a transferência de conhecimento acadêmico para a sociedade. A norma permite, em determinados casos autorizados pela Reitoria, o uso gratuito da propriedade intelectual do Mackenzie, se a aplicação dela envolver, por exemplo, ações de impacto social. Para conferir as novas normas, clique aqui .
O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se reuniu em 11 de março, no campus Higienópolis, para celebrar 70 anos da realização da primeira reunião do CONSU, que firmou a fundação da UPM. Foi nesse mesmo dia, no ano de 1952, que o Conselho Universitário realizou sua primeira reunião, então presidida por Henrique Pegado, primeiro reitor da UPM.
O encontro de 2022 contou com a participação dos membros do conselho e com a presença de autoridades mackenzistas, entre elas: o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, que realizou um ato devocional; o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas; além da presença on-line do presidente do IPM, Milton Flávio Moura.
Fazem parte do CONSU: o reitor, o chanceler, os pró-reitores, os diretores da unidades acadêmicas, os representantes da comunidade e os docentes representantes das Congregações das Unidades Acadêmicas.
Também estiverem presentes os membros do Conselho Deliberativo do Mackenzie, Mauricio Melo de Meneses e Nehemias Curvelo Pereira; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello de Souza Pinto; e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior.
A Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM se reuniu, em 30 de março, com representantes de cinco instituições de ensino dos Estados Unidos para futuras parcerias. As instituições participantes foram Purdue University, Kansas State University, University of Vermont, Siena College e University of Oregon. Realizado no campus Higienópolis, o encontro teve por objetivo o estreitamento de relações entre as instituições, com uma primeira conversa introdutória. Na conversa, foram discutidas as diversas possibilidades de parceria, desde a realização de seminários e a colaboração entre docentes até o intercâmbio de estudantes. Participaram dessa conversa inicial os professores da UPM responsáveis pelo setor de internacionalização de suas unidades acadêmicas: Paulo Simões, da Escola de Engenharia (EE); Simone Fuso, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e David Medeiros, diretor do EducationUSA.
NTAI/Mackenzie
Em 22 de março, representantes da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM se reuniram com a representante da Universidade Lehigh, Julia Aughenbaugh, para discutir uma parceria entre as instituições, pensando em oportunidades futuras para seus alunos. A instituição de ensino, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos, possui cinco grandes faculdades: College of Engineering and Applied Science, College of Business, College of Arts and Sciences, College of Health e College of Education. Julia é a coordenadora dos programas internacionais do College of Education, que tem como foco professores que estão interessados em matérias relacionadas ao aconselhamento e à liderança escolar. A Universidade Lehigh é voltada para a área de pesquisa e conta com cerca de 500 professores e quase 7 mil estudantes nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.
Em 24 de março, a UPM realizou a colação de grau das formandas do segundo semestre de 2021 do Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria do Estado da Administração Penitenciária de São Paulo e com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap). As alunas concluíram o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na modalidade Educação a Distância (EaD). O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ficou muito feliz em poder participar do evento emocionante. “É um momento de partida, mas não é um momento de adeus, porque nossa expectativa é que a Universidade as receba novamente. A Universidade sempre estará de portas abertas para seus egressos”, afirmou.