Para celebrar seus 150 anos, o Mackenzie produziu um vídeo especial com diversas alusões históricas da Instituição, revisitando sua trajetória e explanando o significado de ser um mackenzista. Fundado em 1870 por George e Mary Ann Annesley Chamberlain, o Mackenzie se tornou uma das primeiras instituições de ensino do Brasil a atender crianças de todas as classes sociais, etnias e credos. Esse idealismo imprimiu no Mackenzie sua capacidade de estar à frente de seu tempo. O pioneirismo e a habilidade de se reinventar ao longo dos anos são marcas reconhecidas por todos. O vídeo comemorativo capta momentos e sentimentos únicos dessa trajetória: uma viagem rápida pela história e pela formação do espírito mackenzista. Um olhar para o futuro sem perder de vista a própria tradição.
A Editora Mackenzie e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) lançaram, em 29 de junho, mais três livros da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, que celebra o sesquicentenário do Mackenzie. Cada obra rememora a relação da Instituição com a capital paulista ao longo dos anos e as marcas deixadas pelos mackenzistas nos diversos aspectos da sociedade paulistana. “São obras que, além do registro histórico, trazem a oportuna reflexão sobre a missão e os compromissos que orientam uma sociedade. Observamos, assim, como sempre estivemos atentos e presentes no enfrentamento dos desafios da educação brasileira”, afirmou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, também celebrou o lançamento das obras e desejou que a Instituição siga fazendo parte do cotidiano paulista. “Que Deus continue nos abençoando para que possamos prosseguir de maneira a estender nossa cultura a todos aqueles que se interessam”, declarou. Também estiveram presentes na cerimônia o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o presidente do Conselho de Curadores do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho; o vice-presidente do conselho deliberativo do IPM, Cid Pereira Caldas; e diversas outras autoridades mackenzistas.
A UPM inaugurou, em 25 de junho, seu mais novo Polo de Educação a Distância (EaD) em Pinheiros. O lançamento foi transmitido ao vivo e aconteceu na Igreja Presbiteriana de Pinheiros (IPP). O polo possui 14 cursos de graduação, 27 cursos de pós-graduação e toda renda será revertida para os projetos da Junta Missionária de Pinheiros. O diretor executivo da Junta Missionária de Pinheiros, reverendo Mariano Alves Júnior, expressou seu contentamento com a parceria entre a Junta e o EaD Mackenzie que, além de proporcionar educação de qualidade a distância, ajudará os campos missionários. Para o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, esse foi um dia especial em que se deu continuidade ao processo de crescimento da Universidade. Também participaram da cerimônia o então presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos; o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; o atual presidente do IPM, Milton Flávio Moura; toda a Diretoria Executiva do IPM; e outras autoridades mackenzistas.