Tamboré

Foto: Banco de imagens Freepik

Dia Mundial do Meio Ambiente

A educação ambiental sempre ocupou lugar de destaque nas ações pedagógicas dos Colégios Presbiteriano Mackenzie (CPM). Na unidade Tamboré, que comemora seus 40 anos em 2021, a pauta tem importância singular. O colégio está situado em uma área verde de 750 mil metros quadrados — com direito a nascente, cachoeirinha, mata preservada e animais silvestres.

Nos últimos dez anos, a secretária-geral, Olga Bosniac, vem coordenando o projeto “Frutas pros bichos”, realizado com a ajuda de outros colegas, professores, alunos e amigos do colégio. Nele foram plantadas mais de mil mudas de árvores frutíferas no terreno do colégio, formando um bosque visitado por centenas de pássaros.

Como escola filiada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), muitos dos projetos anuais da Educação Básica levam em conta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda ONU 2030.

As ações ocorrem durante todo o ano, mas em junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, esse trabalho ganha mais visibilidade, com propostas específicas relacionadas à educação ambiental.

Além das atividades ao ar livre, as práticas incluem aulas em laboratório, produção de cartazes e desenhos que são espalhados pela escola, concurso de desenhos, produção de textos, campanhas de reciclagem de papel, conscientização para redução do uso de descartáveis, entre outras ações ambientais.

Laís Cardoso, orientadora pedagógica do CPM Tamboré, aproveitou a data para lançar o segundo volume da série Cada bicho tem seu canto, livro de poesias que traz como temática a biodiversidade animal e apresenta ao leitor os seis biomas brasileiros, com animais para representar cada um deles.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página