A cultura de inovação chegou para ficar

A partir deste ano, o CPM São Paulo agregou ao currículo do Ensino Fundamental II o componente curricular Cultura de inovação. O objetivo é mostrar aos alunos que estar à frente de seu tempo, pesquisar, refletir, relacionar, inferir e apropriar-se do conhecimento deve fazer parte de seu aprendizado. Em apenas três meses foi estruturado um grande e belo portfólio de atividades, experimentos e experiências, a exemplo do trabalho intitulado Emprego e desemprego no contexto da indústria 4.0., voltado aos alunos do 6º e 7º anos. A proposta foi mostrar aos alunos verdades e mentiras sobre o uso das tecnologias nos diversos setores da sociedade, antecipar as tendências tecnológicas e preparar os jovens para esse novo cenário no mercado de trabalho.

São Paulo

Fotos: NTAI/Mackenzie

GIMACK 2021

O CPM São Paulo, cumprindo seu propósito de educar para o exercício da cidadania, em que a solidariedade é fator essencial, realizou entre os dias 3 e 7 de maio, a 17ª GIMACK – Gincana Beneficente, Cultural e Recreativa, com a participação de todos os alunos da Educação Básica.

Todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, foram divididas em quatro equipes e, durante as aulas de Educação Física, participaram de atividades recreativas e culturais com o objetivo de somarem pontos para suas equipes. Além das tarefas motoras e culturais, houve arrecadação de itens de vestuário, brinquedos, alimentos, máscaras de proteção e álcool em gel, que foram doados a algumas instituições.

O objetivo foi ampliar o universo motor e cultural dos alunos e estimular a cooperação espontânea entre alunos, professores, pais e colaboradores em atividades que evidenciam o potencial criativo e prático dos participantes. Também cumpriu o papel de resgatar os valores das brincadeiras que tanto ajudam na formação do caráter e na socialização, promovendo um momento de descontração nesse período atípico que estamos atravessando e estimulando a participação solidária.

O fruto desse projeto beneficiou 170 famílias com doações de cestas básicas e kits de alimentos, atendendo cerca de 637 pessoas que fazem parte desses núcleos familiares.

Entrevista com Rogério Enachev

No CPM São Paulo, os alunos da 1ª série do Ensino Médio já estão cursando o novo currículo, com matérias eletivas e trilhas de aprofundamento. A Trilha Volta ao Mundo, que tem como meta estudar conteúdos de diversas áreas do conhecimento e despertar a capacidade empreendedora dos alunos, levou-os a montar um protótipo de uma agência de turismo. Para estimular os alunos da trilha, os professores Cássia Dutra, Marcus Marra e Natália Miacci elaboraram uma atividade diferenciada durante a primeira etapa: uma entrevista com Rogério Enachev, dono do canal Louco por Viagens, no YouTube. O entrevistado relatou histórias interessantes e situações inusitadas que enfrentou em suas viagens, mostrou os diversos caminhos que podem ser seguidos na área do turismo e deu dicas importantes não só para quem pretende trabalhar com turismo mas para todos aqueles que, assim como ele, são loucos por viver novas experiências e conhecer novos lugares.

Ações reforçam a conscientização ambiental

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o CPM São Paulo e a equipe do MAR – Mackenzie Ambientalmente Responsável retomaram a coleta seletiva nas salas de aula, corredores e pátio do Ensino Fundamental I. A coordenadora de Sustentabilidade do Mackenzie preparou um vídeo com a participação de alunos do 5º ano, no qual foram passadas informações quanto à separação dos materiais recicláveis nas lixeiras verdes e dos não recicláveis nas demais lixeiras.

O material reciclável coletado na escola será destinado a uma Cooperativa de Coleta e Manuseio de Resíduos Sólidos, auxiliando assim na geração de renda para algumas pessoas. Foram colados cartazes em vários espaços do colégio, motivando a participação de todos na campanha.

Além disso, durante o mês de junho, as professoras de cada série promoveram atividades sobre o tema. As turmas do 3º ano exploraram o livro móvel do Sistema Mackenzie de Ensino, intitulado Nosso mundo, que propõe reflexões sobre o tema; os alunos do 4º ano gravaram vídeos para compartilhar dicas simples de preservação e reaproveitamento que já realizam em seus lares com os familiares; e os alunos do 5º ano estudaram sobre a importância das ações que cada um de nós pode adotar para economizar os recursos naturais.

Foto: Banco de imagens Freepik

Férias com diversão e segurança

As férias de julho chegaram, mas ainda vivemos o período atípico ocasionado pela pandemia de covid-19, que demanda distanciamento e demais medidas de segurança. A orientadora educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), Fabiana de Souza Soares Camargo, dá dicas para as famílias aproveitarem o período com muita criatividade, proporcionando assim momentos agradáveis e divertidos. Entre as atividades, que devem ser realizadas com toda a família, estão preparo de receitas, confecção de brinquedos e jogos, sessões de cinema e caça ao tesouro, por exemplo. Outra sugestão é que os pais possam reviver com seus filhos brincadeiras de sua infância. Poderão fazer listas dessas brincadeiras, explicar como funcionavam e confeccionar um desses brinquedos juntos. Além de reforçar os laços familiares, brincar alivia o estresse e aumenta a sensação de bem-estar, ao mesmo tempo que as crianças desenvolvem habilidades de empatia, criatividade e colaboração. Então ficam as dicas de atividades artísticas, como desenho, pintura, teatro, trabalhos com argila e show de talentos; lúdicas, como jogos de tabuleiro, brincadeiras de mímica, jogos de adivinhações; ou culturais, como contação de histórias, pesquisas em grupo na web sobre destinos e lugares que podem ser futuras viagens e sessões de cinema em casa, com direito a saborear as receitas preparadas pela família.

Mural como ferramenta pedagógica

Um importante instrumento utilizado pelos professores da Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo é o mural. A ferramenta de ensino integra a documentação pedagógica, na medida em que expõe o percurso que o aluno desenvolve, valorizando e dando visibilidade à produção das crianças. Por meio do mural, é possível compreender a concepção da infância e o lugar da criança na proposta de ensino, uma vez que ele é um espaço potente de exposição da estética desenvolvida no trabalho pedagógico.

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