Curso “Desenho biofílico e arquitetura da paisagem”

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM realizará o curso Desenho biofílico e arquitetura da paisagem: projetar com a natureza, entre os dias 2 e 6 de agosto, por meio do programa Exchanging Hemispheres, da COI-UPM. As aulas são voltadas para arquitetos, urbanistas e estudantes da área, com o objetivo de atualizar os participantes sobre o conceito de biofilia, instruindo-os sobre como a infraestrutura verde e a arquitetura da paisagem estão associadas ao desenvolvimento de edificações e cidades biofílicas, que integram a natureza ao planejamento urbano. Saiba mais clicando aqui.

IA aplicada ao diagnóstico precoce de covid-19

Em 8 de junho, a Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP) da UPM, em parceria com a Faculdade de Computação e Informática (FCI), realizou o webinar de difusão científica: “Como a inteligência artificial pode auxiliar no diagnóstico precoce de covid-19?”. O evento fez parte das ações desenvolvidas pela CFP, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), com o objetivo de promover e divulgar a pesquisa na UPM em parceria com suas diversas unidades acadêmicas, visto que este é considerado o Ano da Pesquisa no Mackenzie.

Curso abordou aspectos da violência conjugal

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM realizou, de 17 a 19 de junho, o curso Clínica do casal e o vínculo da violência, por meio do programa Exchanging Hemispheres, da COI-UPM. A formação foi voltada para psicólogos e estudantes da área e abordou a violência conjugal sob uma perspectiva psicanalítica da família. O curso foi liderado pela professora Almudena Sanahuja, da Universidade de Franche-Comté (França), que apresentou os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, desenvolvida por profissionais internacionais. Além disso, contou com palestras dos professores Fernando da Silveira e Julia Durand, do curso de Psicologia da UPM.

Higienópolis

Clube do Livro Empreendedor debate obra sobre gestão e inovação

Em 23 de junho, a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) da UPM realizou mais uma edição do Clube do Livro Empreendedor, iniciativa que tem por objetivo incentivar a leitura e a análise de obras sobre empreendedorismo e inovação. Na ocasião, foi debatido o livro A arte de empreender: manual do empreendedor e do gestor das empresas de sucesso, do fundador e presidente do grupo Ser Educacional e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz. Confira como foi o evento clicando aqui.

Foto: Banco de imagens Freepik

UPM realiza III Fórum de Aprendizagem Transformadora

A UPM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realiza o III Fórum de Aprendizagem Transformadora, de 27 a 30 de julho. Em sua terceira edição, o evento é voltado para o corpo docente universitário mackenzista e tem por objetivo promover uma constante discussão e debater caminhos para ampliar as estratégias de ensino que busquem a transformação. Trata-se de um espaço privilegiado de interlocução, aprendizagem e construção coletiva de políticas e práticas de ensino e qualificação profissional dos professores. “É somente um profissional da educação qualificado que permite a relação positiva para que a aprendizagem, com sentido e contextualizada, ocorra. Estamos trabalhando com o conceito de arquitetura de aprendizagem docente, que é contínua e múltipla. Ela ocorre por distintos espaços e formatos, e os professores vão aderindo e construindo seu portfólio de desenvolvimento conforme seus interesses e necessidades”, explica a pró-reitora de Graduação da UPM, professora Janette Brunstein. Confira a cobertura do fórum na próxima edição da Revista Mackenzie e confira como foi a segunda edição do Fórum clicando aqui.

Foto: Banco de imagens Freepik

Curso tem foco nas políticas públicas e famílias negras

O curso Políticas públicas e famílias negras: construindo igualdade racial na atenção e nos cuidados, de 26 de julho a 3 de agosto, é oferecido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, como parte do programa Exchanging Hemispheres, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM. O curso busca expor fundamentos do Direito para refletir e esclarecer o papel do Estado no cenário do racismo na história da legislação brasileira, de modo que a interdisciplinaridade na área das políticas públicas possa promover e garantir a igualdade racial. Reunindo docentes de universidades importantes do Brasil e do exterior, o programa também contou com profissionais atuantes no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Conheça os cursos de Educação Executiva Mackenzie

A Educação Executiva Mackenzie da UPM oferece programas de atualização, com cursos de curta duração nacionais e internacionais (Exchanging Hemispheres); de aperfeiçoamento, com cursos de média duração; e de especializações, com cursos de pós-graduação Lato Sensu — todos voltados para educação corporativa. A pós-graduação Lato Sensu está com processo seletivo aberto para programas na modalidade on-line e presencial (e-MBAs, e-MBIs e e-LLMs), os quais fornecem aos executivos de diferentes áreas ferramentas, estrutura e aprendizado para liderar e se destacar no ambiente corporativo. Há cursos disponíveis na modalidade nas áreas de: Arquitetura e Design; Comunicação, Marketing e Vendas; Estratégia, Negócios e Liderança; Direito; Saúde e Educação; Tecnologia e Inovação. Para se matricular, basta acessar aqui.

Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade

O programa Exchanging Hemispheres da COI-UPM, em parceria com a Faculdade de Computação e Informática (FCI), programou o curso de curta duração Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade, no período de 26 de julho a 6 de agosto. A formação é prática e tem por objetivo identificar as necessidades relacionadas à acessibilidade na educação, construir materiais didáticos acessíveis embasados em metodologias atuais, discutir as questões de acessibilidade para assegurar a inclusão na educação e abordar a acessibilidade e suas diretrizes para a criação de material didático digital no contexto do desenho universal para aprendizagem. O curso tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências da Computação e áreas correlacionadas, professores, pesquisadores e interessados em acessibilidade para a inclusão educativa.

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