Realizada em 17 de junho, a última edição do primeiro semestre do programa Diálogos, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPM, contou com a participação do premiado escritor Milton Hatoum, que discutiu o tema “Tempo e lugar do escritor”. O convidado é autor de obras renomadas como Dois irmãos, A noite da espera e Pontos de fuga, e já venceu o prêmio Jabuti em 1990 e 2006 e o prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2006. Além de premiado, o escritor foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, em 2008. O evento contou com a moderação dos professores do PPGL: Regina Brito, Ana Lucia Trevisan e Alexandre Marcelo Bueno.
Foto: Banco de imagens Freepik
Realizado em 26 de junho, o 1º Desafio On-line de Xadrez Absoluto da UPM reuniu alunos, professores e funcionários da Instituição. A competição foi disputada na plataforma Chess.com e teve seis rodadas no sistema suíço, em que a cada rodada adversários com pontuação parecida se enfrentam. O objetivo foi promover maior integração entre os mackenzistas, mesmo em tempos de distanciamento social, provocado pela pandemia de covid-19. “Nossa mensagem é que, por meio do uso do conhecimento e das competências desenvolvidas na Universidade, assim como no jogo de xadrez, podemos superar os desafios desse momento”, explica o professor Alexandre Slowetzky, da Coordenadoria de Esportes e Relações Comunitárias (CERC) da UPM.
A segunda edição do curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, de 7 de junho a 30 de julho, faz parte de uma iniciativa do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A cerimônia de abertura dessa edição foi mediada pela diretora do IRI-USP, Janina Onuki, e contou com a participação do pró-reitor Felipe Chiarello, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, de diversos representantes do MJSP e de acadêmicos da UPM e da USP. Durante o encontro, o diretor da Faculdade de Direito da UPM, Fábio Bechara, comentou sobre o sucesso da primeira edição, que fez com que avaliassem a adesão às aulas anteriores, sua importância e relevância para todos os países-membros participantes. “Temos muito orgulho e satisfação pelo sucesso do evento”, declarou.
Higienópolis
O Coral Jovem Cênico e o Jumack, Coro Juvenil do Mackenzie, orientados pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM, lançaram, em 11 de junho, um vídeo especial em celebração ao Dia dos Namorados, comemorado no dia seguinte. A canção escolhida foi “Se todos fossem iguais”, de Vinicius de Moraes. A ideia de gravarem o vídeo surgiu quando a regente do Jumack, Cláudia Soccio Mussi, se deparou com outra obra do poeta, “Soneto da felicidade”, que também é declamado na peça. Confira o vídeo aqui .
A UPM está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica até 2 de agosto e devem ser feitas on-line. O Programa oferece aos alunos de graduação da UPM a possibilidade de estudar no exterior e tem por objetivo proporcionar experiências acadêmicas e de interação com os diversos contextos e cenários internacionais. Além disso, o aluno tem a oportunidade de adquirir, em ambiente privilegiado, novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada carreira, complementando sua formação e desenvolvendo o espírito crítico e uma visão mais abrangente da realidade de outros países.
Foto: Banco de imagens Freepik
A jogadora de xadrez Julia Alboredo foi convocada para representar o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez Feminino 2021, marcada para 12 de julho, em Sóchi, Rússia. A enxadrista é aluna do curso de Química da Escola de Engenharia (EE) da UPM. A atleta já participou de torneios como o Panamericano On-line Universitário, as Olimpíadas de Xadrez e o Mundial Universitário, e acumula diversas medalhas e conquistas. A Copa do Mundo é o evento mais importante do cenário do xadrez de competição individual. “Estou muito feliz por essa indicação, eu vou conseguir levar o nome do Mackenzie, de São Paulo e do Brasil para a Rússia e dar o meu melhor”, diz emocionada. Vale ressaltar que até o momento nenhuma brasileira havia conseguido participar da Copa do Mundo de Xadrez Feminino e Julia Alboredo será a primeira brasileira a disputar a competição.
O professor Fernando Rister, da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, publicou na Itália o livro Diritto alla Salute e attivismo simbolico: Il caso del Brasile, na prestigiosa coleção acadêmica Quaderni de l’Altro Diritto, coordenada pelo professor catedrático da Universidade de Firenze, Emilio Santoro, e que possui dentre os membros de seu conselho editorial importantes juristas e filósofos europeus. A obra busca mostrar o sentido outorgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao princípio da Separação dos Poderes nos julgamentos em direito à saúde, avaliando se o STF atua de forma puramente simbólica ou se contribui para efetivação da norma. Conheça a obra no site da Editora Pacine.
As desvantagens sociais, como pobreza, moradia precária e evasão escolar, podem impactar diretamente a saúde mental de crianças e adolescentes, e os Programas de Transferência de Renda podem minimizar essa influência negativa, como revela pesquisa da professora da UPM, Cristiane Silvestre de Paula, feita em parceria com diversas universidades estrangeiras, como a London School of Economics and Political Science, da Inglaterra. Cristiane e outros especialistas estudam, desde 2018, a dinâmica entre pobreza e saúde mental em jovens, examinando o impacto de políticas de redução da pobreza na saúde mental e nas oportunidades de vida, visando entender o risco futuro de pobreza em seis países em desenvolvimento. São três países da América Latina (Brasil, México e Colômbia) e três da África (África do Sul, República da Libéria e República do Malawi). O projeto é chamado “Poverty reduction, mental health and the chances of young people: understanding mechanisms through analyses from 6 low- and middle-income countries” ou CHANCES-6. No Brasil, a pesquisa é feita em parceria com a professora Alicia Matijasevich da USP. Segundo a professora Cristiane, os dados do CHANCES-6 são os primeiros do mundo a articular resultados de milhares de jovens de diferentes países, combinando dados quantitativos com entrevistas em profundidade com jovens e suas famílias.