Divulgação

Material móvel é um diferencial dos Colégios Mackenzie

Um dos muitos diferenciais dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) é o material móvel que tem o objetivo de auxiliar os alunos na introdução à cultura letrada, ao colocar as crianças em contato com diversos materiais impressos, fontes de textos variadas, ilustrações e propostas de interação com o texto. A analista pedagógica da Superintendência de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Karen Melo, explica que o material móvel da Educação Infantil foi escolhido com o propósito de oferecer aos alunos e professores um livro com conteúdo lúdico, que favorece o uso dessas metodologias criativas, com ênfase no trabalho de pré-alfabetização e desenvolvimento matemático. A coordenadora de Capacitação Pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), Viviane Nery Lacerda, acrescenta que essas atividades contribuem para que o aluno sistematize o nome de cada letra, a relação entre elas e os sons que representam.

 

Fotos: br.freepik.com

Como alcançar melhor desempenho nos estudos

Celebrado em 11 de agosto, o Dia do Estudante deste ano foi um bom motivo para destacar os méritos de todos os alunos que se viram diante de uma realidade desafiadora nos últimos meses, mas que seguiram superando os obstáculos. Gradativamente, as aulas presenciais estão voltando nos Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), mas ainda é importante dar algumas dicas para aproveitar melhor os estudos nesse período de transição. Aí vão elas:

  • Mantenha suas interações sociais ativas Mesmo que de modo virtual é muito importante manter as interações com os colegas e os professores. Continuar com uma rede de relacionamentos ativa colabora com o ambiente de aprendizado e dinamiza ainda mais as aulas realizadas remotamente.
  • Use a tecnologia a seu favor O grande benefício da tecnologia digital é permitir o aprofundamento de conhecimentos por meio de plataformas e recursos de estudo, como vídeos, animações virtuais, jogos e testes.
  • Conheça técnicas e métodos de estudo Encontre a técnica que melhor se adapta ao seu estilo de estudar, podem ser mapas mentais, fichamentos, resumos e marcações e anotações nos textos.
  • Use aplicativos para ajudar na concentração Existem muitos recursos disponíveis na versão web e sistemas operacionais para dispositivos mobile, vale pesquisar e adicionar aqueles que mais atendem seu perfil.
  • Crie uma rotina Defina o melhor ambiente, horário, tempo de duração e cumpra essa agenda, deixando espaço para descansar, fazer atividade física e realizar atividades em família.
  • Aproveite ao máximo as aulas e o tempo com seus professores Esclareça suas dúvidas com os professores do CPM ou deixe suas perguntas nos fóruns para que você compreenda plenamente determinado assunto.
  • Pratique exercícios físicos Melhora a compreensão dos conteúdos estudados e a concentração, além de diversos outros benefícios para a saúde.

Quando ensino e tecnologia caminham juntos

As unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) fazem uso da tecnologia como recurso aliado à educação de seus alunos, o que contribui como facilitador de algumas práticas de ensino-aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e dinâmico. Com a pandemia de covid-19, os dispositivos móveis, como celulares, computadores e tablets, foram primordiais para os estudantes conseguirem dar continuidade aos estudos nesse período. Mesmo após o período pandêmico, esses recursos serão mantidos, como ferramentas que possibilitam uma educação de qualidade. “A tecnologia auxiliou na aprendizagem dos alunos, desde a transmissão das aulas ao vivo ou gravadas e até os recursos digitais relacionados aos jogos. Nas ferramentas facilitadoras na formação de grupos para o trabalho cooperativo, entre os alunos que estavam em casa e os que estavam presenciais na escola, buscando não prejudicar nenhum dos estudantes", aponta a diretora do CPM São Paulo, Márcia Regis. “A tecnologia contribui de maneira ampla e holística e oportuniza maior conexão com as metodologias criativas, as quais levam o aluno a colaborar, pensar, criar e testar por meio das experiências que os tornam futuros cidadãos atuantes na sociedade”, completa diretora do CPM Tamboré, Vera Mendes.

Mackenzie desenvolve programa de atualização pedagógica para docentes

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) e a Superintendência da Educação Técnica e Básica (SUPEB) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em parceria com o Sistema Mackenzie de Ensino (SME), criaram o Programa de Atualização Pedagógica e Desenvolvimento Docente (PAPDD).

Com o objetivo de garantir formação contínua para gestores e docentes dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), o projeto conta com nove núcleos independentes de estudos e pesquisas: Ensino de Ciências; Alfabetização; Matemática; Educação Tecnológica; Educação Inclusiva; Educação Internacional; Gestão e Processos Educacionais; Educação Física; e o Núcleo de Ensino Religioso.

“Os recursos, os instrumentos e as metodologias empregadas nos processos de aprender, ensinar e avaliar de certa forma influenciarão na sala de aula; por isso, é preciso continuar investindo na atualização, principalmente diante dos desafios impostos à educação brasileira em meio à pandemia da covid-19, implantação da Base Nacional Comum Curricular e reestruturações do Novo Ensino Médio”, afirma Márcia Braz, superintendente da SUPEB.

E vem aí, de 23 a 30 de outubro, o XIII Encontro de Educação Básica Do Mackenzie, que terá como tema principal “Educação Básica Mackenzie, trajetórias vividas e o percurso atual: diálogos e reflexões diante de novos desafios”. O evento é um momento importante, afinal, reúne os professores que fazem parte do programa PAPDD.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página