MackPesquisa expande atuação para todos os mackenzistas

O Fundo Mackenzie de Pesquisa e Inovação (FMPI), o MackPesquisa, acaba de divulgar o Edital 2021 para subvenção de projetos de pesquisa. A partir de agora, além da UPM, membros das mantidas e associadas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) podem submeter seus projetos. Antes da mudança, todos os recursos do fundo eram aplicados em projetos desenvolvidos unicamente na Universidade. “Essa alteração permite a integração do Ensino Superior, do Ensino Técnico e da Educação Básica, dando a garantia da estabilidade de recursos para toda a área, com a participação de vários segmentos sociais, promovendo maior sinergia entre a Instituição e os setores produtivos”, diz o presidente do MackPesquisa, Nehemias Curvelo Pereira.

 

Setembro Amarelo: o alerta continua

Setembro já terminou, mas o alerta de prevenção ao suicídio continua valendo, mesmo depois desse período em que muitas ações reforçam a importância de cuidarmos da saúde mental. De acordo com o site oficial da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Pensando na melhor maneira de contribuir para o bem-estar de seus alunos e colaboradores, o Mackenzie conta com diversos suportes para apoiar a saúde mental dos mackenzistas, como o Programa de Atenção e Orientação ao Aluno (PROATO), as Capelanias Mackenzie, o Serviço Médico e o Serviço-Escola de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM. Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que oferece serviços de capelania e psicologia, e o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, que também disponibiliza o serviço de capelania. “Nem sempre estará ao nosso alcance modificar todos os pontos importantes para nossa saúde mental, mas naqueles em que for possível investir nessa construção é um começo”, explica a responsável pelo Serviço-Escola de Psicologia e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da UPM, Flávia Blikstein.

Serviços

Capelanias (SP) Prédio 11 do campus Higienópolis – ramais 8426 e 8394 ou capelania@mackenzie.br.

Serviço Médico (SP) Prédio 40 do campus Higienópolis – ramais 8426 e 8394.

PROATO (SP) Mezanino do Ed. João Calvino do campus Higienópolis – ramais 7630, 7617 e 7559.

Serviço-Escola de Psicologia (SP) Rua Piauí, 181 – São Paulo (SP) – (11) 2114-8342 ou ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br.

HUEM (PR) Setor de Psicologia – (41) 3240-5182 ou 3240-5112. Capelania: (41) 3240-5238.

Fotos: br.freepik.com

Professores do Mackenzie lançam livro sobre Alfabetização de jovens e adultos

A obra Alfabetização de jovens e adultos: abordagem fônica, escrita pelas professoras da UPM Alessandra Gotuzo Seabra e Analice Oliveira Fragoso, em parceria com o professor Fernando Cesar Capovilla, da Universidade de São Paulo (USP), é fundamental diante dos índices de analfabetismo na idade adulta, que ainda são altos no Brasil, com consequências importantes sobre aspectos cognitivos e sociais. Para os autores, é de suma importância que sejam desenvolvidas e aplicadas ações voltadas ao fomento da alfabetização de jovens e adultos, com base em evidências científicas. A obra se baseia nas mais recentes evidências de pesquisa e em diretrizes internacionais, como as do Nacional Institute for Literacy, dos Estados Unidos, que apresenta um programa de alfabetização balanceado, com atividades voltadas ao código, à compreensão e à fluência de leitura. O programa já foi aplicado em estudo científico e mostrou ser eficaz para a alfabetização de alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA). Portanto, a obra pode ser um importante recurso para que o Brasil alcance as metas do Plano Nacional de Educação (2014–2024), em busca da erradicação do analfabetismo de jovens e adultos no país.

Professor do Mackenzie integra o conselho da ABPol

O professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (PPGEMN) da UPM, Guilhermino José Macêdo Fechine, foi eleito para compor o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) pelo período compreendido de 2022 a 2025. É a primeira vez que um membro da UPM é eleito. Criada em setembro de 1988, a ABPol atua junto de empresas e instituições de ensino e pesquisa, tendo como finalidade viabilizar a geração de competência para o desenvolvimento na área dos materiais poliméricos. Para o professor Fechine, é uma grande honra ter sido eleito. “A presença do Mackenzie em uma associação muito importante para o setor, com empresas multinacionais como parceiras”, afirma. A cerimônia de posse dos novos conselheiros será no dia 24 de outubro, na abertura do 16º Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPol), que ocorrerá de forma on-line. Para saber mais sobre o Congresso, acesse aqui.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página