Desde 2017, a Educação Básica no Brasil tem passado por mudanças significativas, principalmente no Ensino Médio, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceu uma uniformização nas etapas do aprendizado de estudantes de todo o país. Estabeleceram-se, com isso, algumas alterações importantes que modificaram a estrutura do ensino na etapa do Ensino Médio. O Mackenzie, por sua vez, reconhecido por seu pioneirismo, tomou a frente na consolidação dessa transformação.
“O Novo Ensino Médio contribui para a formação do jovem de forma extremamente positiva, por levá-lo a percorrer espaços formativos mais inovadores, atualizados, criativos, que correspondem significativamente às suas necessidades e anseios quanto ao seu projeto de vida que, a partir de agora, começa a ser orientado também pela Escola”, aponta a Superintendente de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), professora Márcia Braz.
No novo Ensino Médio, o Mackenzie estabeleceu seus Itinerários Formativos que focam no desenvolvimento do Projeto de Vida dos alunos, no preparatório para os exames Vestibulares e no estudo de áreas do conhecimento, com as Trilhas de Aprofundamento Acadêmico. Tudo isso ordenado a partir dos Eixos Estruturantes previstos pelas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio: investigação científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.
“Pensado de forma articulada com a Formação Geral Básica, com os componentes curriculares convencionais de cada área de conhecimento, os itinerários mesclam ofertas de programas mais conservadores e outros que podem ser escolhidos pelos alunos”, explica Braz.
O Mackenzie estabeleceu diversas Trilhas de Aprofundamento, elaboradas com base em uma sólida pesquisa a respeito dos interesses dos alunos de cada unidade, que permitiram aos estudantes o aprofundamento dos conhecimentos nas áreas, de acordo com as necessidades, escolhas e interesses dos estudantes, dando a eles um maior protagonismo.
O Projeto de Vida por sua vez ajuda os alunos a pensar sobre o futuro, com “objetivo de acompanhá-los em sua jornada de autoconhecimento, não só de suas características identitárias, mas de suas habilidades socioemocionais e acadêmicas, na relação com os outros, com ele mesmo e com o mundo”, acrescenta a superintendente.
Ao promover a efetivação do Novo Ensino Médio em seu currículo, o Mackenzie segue com seu caráter inovador e pioneiro e serviu até mesmo como parâmetro para outras instituições de ensino.
Por fim, é importante lembrar que mesmo com as novas regras para o currículo, a base fundamental do projeto pedagógico não sofreu alterações. O fundamento filosófico e teológico, erguidos sobre a cosmovisão cristã reformada, seguem sendo a pedra angular do ensino mackenzista.
Conheça mais sobre o novo Ensino Médio:
Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33