Observação Importante
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.
Apresentação
O objetivo do curso é instrumentalizar teórica e metodologicamente profissionais da educação de acordo com princípios da tradição cristã, em diálogo com as teorias clássicas e contemporâneas educacionais.
Público-Alvo
Educadores, professores, gestores educacionais, capelães e profissionais que atuam nas áreas de Educação, Ciências, História e Teologia.
Objetivo do Curso
O curso atende os desafios do contexto educacional do ensino religioso ao abordar os fundamentos históricos, bíblicos, filosóficos e pedagógicos da educação cristã. Conteúdo necessário para atuação em escolas confessionais e em instituição de ensino formais e não formais, cujo princípios e valores são pautados na tradição de cosmovisão cristã.
Possibilidades de Atuação
Exercendo funções e atividades como formação de professores, ensino das ciências, pesquisa de novas tecnologias, história da cultura, políticas culturais, filosofia, teologia.
Programa
- Fundamentos bíblicos da educação;
- Raízes históricas da educação cristã;
- Abordagens cristãs às áreas do conhecimento nas ciências humanas;
- Educação e reforma;
- Cosmovisão e educação;
- Teoria do conhecimento;
- Filosofia da educação;
- Ensino confessional e diversidade religiosa;
- Abordagens cristãs às áreas do conhecimento nas ciências exatas e biológicas;
- Princípios pedagógicos da educação cristã;
- Teorias contemporâneas de educação;
- Cultura digital e currículo;
- Aplicação do Conhecimento.
Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.