RECESSO FINAL DE ANO

Comunicamos que não haverá expediente no período de 20/12/2024 a 01/01/2025 em função do recesso de final de ano. Retornaremos às atividades no dia 02/01/2025.

Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

Esse curso de especialização em Design Transcultural é desenvolvido em parceria com a L´École de Design Nantes Atlantique (França).
Trata-se de uma parceria Internacional que se baseia no anseio de que alunos tenham acesso a metodologias e experiências para além da própria cultura de origem, aumentando as chances de transformação de suas vidas profissionais tornando-os cidadãos do mundo ou transculturais. O eixo para o desenvolvimento dessas transformações é o DESIGN em várias acepções de atuação.

Público-Alvo

Graduados em Design (Produto, interiores, Interativo e Gráfico) ou áreas relacionadas como Arquitetura e Engenharias.

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo capacitar profissionais relacionados com o Design para o uso de estratégias inovadoras a fim de lidar com soluções de problemas complexos, diferenças culturais e econômicas presentes em sociedades emergentes do nosso globo.

Possibilidades de Atuação

Atuação como autônomos, colaboradores ou empresários, em escritórios ou departamentos de design e arquitetura. Em desenvolvimento de briefings, métodos ou produtos ligados à serviços ou comércio. Podem exercer sua função em instituições privadas ou públicas em pesquisas ligadas à inovação, pesquisa e criatividade no design ou áreas correlatas.

Programa

  • Ambientes de Pesquisa: Expectativas e Práticas do Usuário;
  • Projeto Conceitual e Prospectivo do Design;
  • Metodologias de Trabalho em Design;
  • Inovação em Processos de Design;
  • Design e Transculturalidade;
  • Metodologia do Trabalho Científico - Introdução à Monografia;
  • Projeto: Design e Complexidade;
  • Língua estrangeira I;
  • Oficina de projeto final;
  • Seminário Condensado de Preparação para Projeto Final;
  • Projeto Final;
  • Língua Estrangeira II;
  • Monografia;
  • Legislação de Propriedade intelectual;
  • Princípios de Contabilidade.

Estágio
Alunos que vem da França realizam um estágio inicial no Brasil antes do início do curso. Para alunos brasileiros há, facultativamente, a possibilidade de realização de estágio internacional seguindo as regras do programa com despesas adicionais.

TRABALHO FINAL

Parceria com Nantes

O Curso de especialização em Design Transcultural é desenvolvido em parceria com a L´École de Design (França), com possibilidade de obtenção do certificado de Master em Design Transcultural da  L´École de Design de Nantes Atlantique.

Os cursos de Design Transcultural da UPM (Especialização) e da L´École de Design (Master) possuem a mesma estrutura de componentes curriculares, que está dividida em 2 módulos semestrais (1 ano), dispostos da seguinte forma:

Para receber o certificado de MESTRADO EM DESIGN TRANSCULTURAL da L´École de Design de Nantes, solicitado diretamente à Nantes, os alunos da UPM deverão cumprir os requisitos a seguir:

  1. Possuir certificação TOEIC de proficiência em Inglês com a pontuação mínima de 750;
  2. Ser aprovado com conceito igual ou superior a “C” em todos os componentes curriculares do Curso de Especialização em Design Transcultural da UPM;
  3. Obter aprovação na monografia;
  4. Cumprir 390 horas de Estágio antes do módulo 1 ou apresentar certificado de estágio da graduação;
  5. Cumprir 480 horas de estágio final na França (4º semestre do Master da L’École de Design);

Destaca-se que o valor do curso de especialização em Design transcultural não contempla o período previsto na França, de responsabilidade total pelo aluno, sem envolvimento do Mackenzie.

 


Observação importante

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.