Bruna Suruagy do Amaral Dantas
Bruna Suruagy do Amaral Dantas
Bruna Suruagy do Amaral Dantas foi bolsista PIBIC-CNPq entre 1999 e 2000, e concluiu em 2002 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Contando com o apoio do CNPq, produziu a dissertação de mestrado em Psicologia Social na PUC-SP entre os anos de 2004 e 2006. Em 2011, finalizou o doutorado no Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, para cuja realização obteve bolsa do CNPq entre os anos de 2007 e 2010. Fez estágio de doutoramento na Universidad Complutense de Madrid, onde estudou as relações entre religião e política. Participou como pesquisadora de um projeto de pesquisa, desenvolvido no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Trabalha na área da Psicologia Social Comunitária com intervenções psicossociais e pesquisa, numa perspectiva psicopolítica, as relações entre religião e política, os novos movimentos religiosos, o fenômeno da pentecostalização, os modos de produção da ideologia nas sociedades contemporâneas, os processos de conscientização e desideologização, as questões da naturalização e individualização dos problemas sociais.
Isadora Simões de Souza
Isadora Simões de Souza
É psicóloga, formada pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS-RS), doutora em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC- SP- Brasil. Sua pesquisa de doutorado acompanhou os itinerários das mulheres usuárias de drogas e a questão da retirada de seus filhos pelo Estado. Fez seu mestrado em saúde mental na Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Nova de Lisboa- Portugal. É professora do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo- SP; professora e supervisora da Residência Municipal da Residência de Psiquiatria na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde da Escola Municipal de São Paulo e supervisora clínica institucional de Centros de Atenção Psicossocial em São Paulo. Os principais temas com que trabalha são: saúde mental, saúde mental infantojuvenil, justiça, gênero, drogas e direitos humanos.
Fernando da Silveira
Fernando da Silveira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é psicanalista em consultório particular e professor assistente associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Reseaux Groupe et Liens Intersubjectifs. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Piscanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos, instituições, movimento analítico, vulnerabilidade, psicanálise.
Flávia Blikstein
Flávia Blikstein
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Tem experiência em Psicologia com ênfase em Psicologia Social e atuação, principalmente, nos seguintes campos: saúde mental, saúde pública, clínica e Direitos da Infância e da adolescência. Docente nos cursos de Direito e de Psicologia.
Marcelo Moreira Neumann
Marcelo Moreira Neumann
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) , Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), doutor em Serviço Social pelo Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do curso de Psicologia; Membro-fundador do Projeto Caminho de Volta/ Cencifor- Centro de Ciências Forenses do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: violência , violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes, desaparecimento infanto-juvenil e direitos humanos.
Maria Aparecida Fernandes Martin
Maria Aparecida Fernandes Martin
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Guarulhos (1987). É Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do curso de Psicologia do CCBS - Mackenzie. Professora/supervisora da ABPS - Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica psicológica infantil e adulto, avaliação psicológica, desenvolvimento infantil, distúrbios do desenvolvimento, educação, grupos clínicos e socioeducativos, formação em saúde e psicodrama.
Mariana Luzia Aron
Mariana Luzia Aron
Doutoranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Movimentos Sociais e Políticas Sociais (TraMPoS) (USP); do Núcleo de Psicologia Politica e Movimentos Sociais (NUPMOS) (PUC-SP) e membro do Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade (LEVV) (UPM). Possui graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Saúde Coletiva, Psicologia Política e Supervisão de estágios. Professora convidada do curso de Especialização em Psicologia Política da USP. Vice-Presidente Regional Sudeste da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) (2017-2018) e (2019-2020); colabora como revisora dos periódicos Revista Psicologia Política e Revista Gestão & Políticas Públicas. Co-fundadora e ex-coordenadora da 1a Liga de Medicina do Trabalho (LIMT) do Estado de São Paulo. Membro do GT (Grupo de Trabalho) de Psicologia Política da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia).
Reimi Solange Chagas
Reimi Solange Chagas
É Psicóloga Clínica e Social, docente/supervisora e escritora. É especialista em Psiquiatria e Competências Transculturais pela Sorbonne Paris Cité - Paris V - Faculté de Médecine Paris-Descartes e especialista em Sócio Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Atua em questões relacionadas a Saúde Mental, Multiculturalidade, Transculturalidade,Políticas Públicas, Direitos Humanos e Sociais, Formação Superior, Ensino Superior, Imigração e Refúgio, voltado para grupos institucionais, terapêuticos, pedagógicos e familiares. Atuou como Psicóloga nas Varas da Infância, Conselho Tutelar e Saúde Pública no Brasil. Atuou como Psicóloga da Assistance Publique des Hopitaux de Paris (APHP) - França. Atuou como gestora em saúde mental em Organização Internacional de assistência humanitária no eixo França- África. Coordena e elabora projetos sociais, com experiência em Organização Multinacional em agência das Nações Unidas no Brasil. Presta consultoria e assessoria Clínico- Institucional e Psicossocial para ONGs, serviço público e privado. Supervisiona estágios e projetos integradores, é autora de material didático em cursos de Graduação, Pós-graduação e extensão universitária.
Robson Jesus Rusche
Robson Jesus Rusche
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Educadores e educação em prisões, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia institucional, psicologia social, psicologia do desenvolvimemto humano, teatro e arte-educação.