O Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO) tem por objetivo oferecer orientação e suporte psicopedagógico para os alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas para a eliminação das barreiras de permanência, participação e sucesso no mundo acadêmico. Dentre as diversas barreiras, incluem-se limitações por transtornos diversos: físicos, sensoriais, intelectuais, emocionais dos alunos. É um programa que tem foco nas questões psicopedagógicas que afetam o aprendizado do discente. Não é uma instância de apoio psicológico ou psiquiátrico. Problemas de ordem psíquica podem interferir no processo de aprendizagem e são trabalhados conforme o ponto de partida do PROATO, que é o suporte psicopedagógico da vida acadêmica do aluno.
Por se tratar de temática de foro íntimo, todo aluno, independente da forma de contato, passa por um encontro para acolhimento e entrega do laudo médico. A partir desse contato, é realizado todo um trabalho de compreensão das necessidades do aluno e de adaptação das condições de aprendizagem, que inclui várias instâncias administrativas e pedagógicas. Posteriormente, são encaminhados a essas instâncias documentos com orientações sobre as adaptações psicopedagógicas necessárias ao atendimento do aluno. Nesse semestre, de meados de janeiro a 23 de março, passaram pelo setor 280 alunos e foram encaminhadas 87 orientações.
Os alunos acompanhados pelo Programa são orientados a passar no setor todo início de semestre para acompanhamento e realização de atualização das orientações de adaptação psicopedagógica. Além disso, caso as adaptações prescritas não sejam respeitadas ou aconteça qualquer intercorrência, o aluno é orientado a entrar em contato para a compreensão do problema e intervenção, se necessário.
Sim. Todos os canais de comunicação possíveis estão abertos desde o primeiro dia do REC, citamos o e-mail (proato.atendimento@mackenzie.br) e o link do TIA. Desde o início do REC o Programa fez cerca de 90 atendimentos a alunos, familiares, diretores e coordenadores, em temas que se referem aos aspectos psicopedagógicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns casos houve a necessidade de um acompanhamento mais próximo dos alunos, sendo criado, inclusive, um plantão de acolhimento psicopedagógico online (via Skype), além de um material de apoio sobre orientação de estudos e isolamento social.
Não. O PROATO não realiza qualquer tipo de tratamento psicológico/psiquiátrico. Cabe lembrar que os alunos que necessitam desse tipo de atendimento são encaminhados para parceiros e esses atendimentos não são de responsabilidade do PROATO.