Observação Importante
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.
Apresentação
A preservação da saúde mental apresenta-se como condição fundamental para a qualidade de vida. Ao se considerar a relação do indivíduo com a sociedade e a cultura, geradora de experiências tanto gratificantes, quanto de dor e sofrimento emocional, a psicoterapia se consolida como uma prática reconhecida e eficaz para a preservação da saúde mental. O curso de Psicoterapia Psicanalítica justifica-se por apresentar de forma aprofundada a teoria e as técnicas apoiadas no referencial da psicanálise, buscando promover a reflexão sobre a prática do psicólogo nos seus mais variados campos de atuação. A pós em Psicoterapia Psicanalítica, ao discutir a ação do psicólogo na realidade do trabalho clínico, oferece, a partir da Psicanálise, instrumentos para a intervenção e promoção de saúde para todos aqueles que se encontram sob seus cuidados.
Público-Alvo
Graduados em Psicologia.
Objetivo do Curso
Desenvolver recursos teóricos e técnicos para o aprimoramento da escuta clínica do psicoterapeuta de orientação psicanalítica, com vistas a instrumentalizar o profissional para investigar, prevenir e intervir na promoção de saúde em diferentes contextos da sua prática.
Possibilidades de Atuação
Atuação em psicoterapia de orientação psicanalítica.
Programa
- História da Psicanálise e bases Epistemológicas;
- Modelo psicodinâmico do funcionamento psíquico;
- O desenvolvimento da técnica;
- Psicanálise e sexualidade;
- Estratégias de intervenção: enquadre, interpretação e manejo;
- Demandas da clínica atual: depressão, tenência antissocial, pânico e toxicomania;
- Especificidades do atendimento a crianças e adolescentes;
- A clínica das psicoses;
- O mal-estar na cultura;
- Sofrimentos contemporâneos: a escuta nos diferentes espaços;
- O lugar e a função do psicoterapeuta;
- Psicanálise e saúde coletiva;
- Aplicação do Conhecimento.
Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.