O Programa de Pós-Graduação Ciências do Desenvolvimento Humano tem nota 7 na classificação da CAPES, o que corresponde ao conceito de excelência nacional com inserção internacional. É um programa interdisciplinar voltado ao estudo científico do desenvolvimento e seus transtornos, dirigido a profissionais com formação em Pedagogia, Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Biologia, Farmácia, Direito, Assistência Social e outras áreas afins. As temáticas estudadas neste programa abarcam três linhas de pesquisa:
a) Estudos do desenvolvimento e seus transtornos nas áreas clínica, cognitiva, comportamental e epidemiológica e suas implicações individuais e sociais. Condução de estudos sobre desenvolvimento de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e com deficiências, problemas socioemocionais, comportamentais, cognitivos e físicos e/ou condições neuropsiquiátricas.
b) Neurociências do desenvolvimento. Investigações sobre os mecanismos básicos neurais determinantes/participantes no desenvolvimento e seus transtornos. Incluem-se também estudos com animais e seres humanos com observação e registro de dados do fenótipo comportamental e molecular.
c) Políticas e formas de atendimento em educação, psicologia e saúde. Estudos junto a pessoas com desenvolvimento típico e atípico. Inclui-se também o estudo das políticas nacionais, procedimentos especializados e programas de atendimento público e privado relacionados às pessoas com deficiências, com problemas socioemocionais, comportamentais, cognitivos e físicos e/ou condições neuropsiquiátricas. Incluem-se ainda estudos sobre formas inovadoras de atendimento incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação.
O PPG-CDH estuda o tema do desenvolvimento e seus transtornos a partir de uma abordagem interdisciplinar de elevada complexidade e tem, como principais objetivos norteadores, a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento científico de ponta.
Relevância para o pesquisador
Competências desenvolvidas:
a) Compreensão de fatores etiológicos de investigação clínica, fatores endógenos e ambientais dos distúrbios; análise de impactos individuais, familiares e coletivos;
b) Compreensão da problemática da inclusão social e educacional;
c) Compreensão de mecanismos básicos neurobiológicos dos transtornos do desenvolvimento.