Compartilhe nas Redes Sociais

Etapas do Processo Seletivo

PROCESSO SELETIVO - STRICTO SENSU 

1º SEMESTRE DE 2025 - 2ª chamada

CIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Inscrições até dia 14/01/2025

 

MESTRADO

1 - ESPECIFICAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO

Para o Processo Seletivo é obrigatória a apresentação do Curriculum Lattesatualizado que deverá ser anexado na ficha de inscrição, seguido de entrevista conforme detalhado nos itens seguintes.

 

2 - PROVA DE CONHECIMENTO ESPECIFICO

Data: 18 de janeiro de 2025 às 9h.

 

Bibliografia indicada para a prova:

Dias, N. M., Maioli, M. C. P., Santos, C. C. dos, & Mecca, T. P. (2018). Funções executivas e modelos explicativos de padrões comportamentais em pré-escolares. Neuropsicología Latinoamericana, 10(1), 24-34. https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/377

López-López, W., Aguilar-Bustamante, M.C. , Acevedo-Triana, C. Relatos de pesquisa originais para publicar em revistas de alto impacto. IN: Sampaio, M.I.C., Sabadini, A.A.Z.P., Koller, S.H. Produção Científica: um Guia Prático. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/925/837/3044

Herzog, Julia I.; Schmahl, Christian. Adverse childhood experiences and the consequences on neurobiological, psychosocial, and somatic conditions across the lifespan. Frontiers in psychiatry, v. 9, p. 357654, 2018https://www.frontiersin.org/journals/psychiatry/articles/10.3389/fpsyt.2018.00420/full

Carter, H., Araya, R., Anjur, K., Deng, D., & Naslund, J. A. (2021). The emergence of digital mental health in low-income and middle-income countries: A review of recent advances and implications for the treatment and prevention of mental disorders. Journal of Psychiatric Research, 133, 223–246. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8801979/

Schilbach, L., Lahnakoski, J.M. (2023). Clinical Neuroscience Meets Second-Person Neuropsychiatry. In: Boggio, P.S., Wingenbach, T.S.H., da Silveira Coêlho, M.L., Comfort, W.E., Murrins Marques, L., Alves, M.V.C. (eds) Social and Affective Neuroscience of Everyday Human Interaction. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-08651-9_11

Martins, M. B., & Bacellar, A. M. L. (2024). Uso de telas por crianças e adolescentes hospitalizados: percepção dos cuidadores. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 32, e3411. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO261334111

Montiel-Nava, C., Montenegro, M. C., & Paula, C. S., et al. (2023). Age of autism diagnosis in Latin American and Caribbean countries. Autism, 28(1). https://doi.org/10.1177/13623613221147345

 

3 - ESPECIFICAÇÕES DA ENTREVISTA

Período de realização das entrevistas

Data: de 29 e 31 de janeiro de 2025

2. 1. A realização da entrevista ocorrerá por vídeo conferência ou outra ferramenta on-line, em data e horário definidos pela banca de seleção do curso, de acordo com o período de realização das entrevistas previsto em edital.

2.2. Os candidatos serão devidamente comunicados via e-mail sobre a data e horário da entrevista. O agendamento da entrevista será realizado pelo Programa, por e-mail, com a expressa ciência do candidato quanto a data e horário, ciência essa que deve se dar, exclusivamente, por e-mail, sendo o silêncio do candidato interpretado como expressa aceitação do dia e horário sugeridos pelo Programa.

2.3. A entrevista abrangerá avaliação da trajetória acadêmica e/ou profissional dos candidatos, bem como arguição oral de conhecimentos específicos relativo às bibliografias indicadas para prova.

 

4 - PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nota de corte para aprovação superior a 7 pontos

Data: 18 de janeiro de 2025 às 13h.

O teste de proficiência consiste na tradução de um texto na língua escolhida dentro do rol de opções determinado pelo Programa a ser traduzido para o Português..

Observação: após a inscrição, não será permitida mudança de opção da língua estrangeira.

Atenção: Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não eletrônico e sem glossário com palavras em Português. 

Os alunos reprovados na Prova de Proficiência terão direito à uma vista de prova, para verificação de desempenho no exame. A solicitação deve ser feita no máximo 7 dias após a data da divulgação do resultado

Os alunos que reprovem por (2) duas vezes a Prova de Proficiência ao longo do curso, terão direito de fazer um Curso Instrumental na língua reprovada (o custo será estabelecido pelo MLC – Mackenzie Language Center). Esse curso terá uma avaliação que permitirá aferir o desempenho dos alunos no idioma. Essa avaliação habilitará o aluno como Aprovado ou Reprovado na proficiência determinada pelo programa.

     - É obrigação do aluno contatar o MLC para realizar esse curso de instrumental, comunicando a língua e comprometer-se com a participação no curso até a avaliação final, para que essa sirva como comprovação da proficiência no idioma em que foi reprovado durante a realização das provas regulares

Opções de proficiência (Mestrado): Inglês, Espanhol.

 

5 - DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVADOS PARA A MATRÍCULA

Data: 04 de fevereiro 2025 após às 16h. Não haverá devolutiva aos candidatos não classificados.

 

6 - DEMAIS INFORMAÇÕES

Quaisquer esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados para o e-mail ccbs.posdesenvolvimentohumano@mackenzie.br  ou através do telefone 2114.8707

PROCESSO SELETIVO STRICTO SENSU  

1º SEMESTRE DE 2025 - 2ª chamada

 

Inscrições até dia 14/01/2025

 

DOUTORADO

 

1. ESPECIFICAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO

Para o Processo Seletivo será exigido a apresentação de pré-projeto de pesquisa de caráter eliminatório e Curriculum Lattes atualizado que deverão ser anexados na ficha de inscrição, seguido de entrevista conforme detalhado nos itens seguintes.

 

2. PRÉ-PROJETO DE PESQUISA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO

O PRÉ-PROJETO DE PESQUISA deve ser enviado para o e-mail do programa ccbs.posdesenvolvimentohumano@mackenzie.br dentro do período de inscrição. 

Uma comissão composta de professores do PPG-CDH analisará os pré-projetos de cada candidato, definindo a listagem dos candidatos que passarão à seguinte fase, da entrevista.

Modelo para pré-projeto de seleção para o doutorado em Ciências do Desenvolvimento:

O pré-projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo, compreendendo:

  • Título do pré-projeto em português e inglês
  • Resumo com no máximo 150 palavras
  • 3 a 5 palavras-chave em português e inglês;
  • Introdução (definição de problema, justificativa com síntese bibliográfica, relevância social e científica do tema);
  • Objetivos;
  • Método
  • Plano de trabalho e cronograma de execução;
  • Referências Bibliográficas

 

DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVADOS PARA A ENTREVISTA: 27/01/2025

3. ENTREVISTA

3 1. A entrevista será realizada por vídeo conferência ou outra ferramenta on-line, em data e horário definidos pela banca de seleção do curso, de acordo com o período de realização das entrevistas previsto em edital entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2025.

3.2. Os candidatos serão devidamente comunicados via e-mail sobre a data e horário da entrevista. O agendamento da entrevista será realizado pelo Programa por e-mail. A expressa ciência do candidato quanto à data e horário deve se dar exclusivamente por e-mail, sendo o silêncio do candidato interpretado como expressa aceitação do dia e horário sugeridos pelo Programa.

3.3. A entrevista abrangerá avaliação da trajetória acadêmica e/ou profissional dos candidatos, bem como arguição oral do pré-projeto de pesquisa para a comissão de seleção. O candidato terá, ao início da entrevista, 15 minutos para apresentação oral do pré-projeto com uso de PowerPoint ou outros recursos.

3.4. As entrevistas serão conduzidas pela mesma comissão, garantindo assim  homogeneidade nos critérios. Ao final deste processo considerando pré-projeto, currículo e entrevista, serão emitidas as classificações dos candidatos pela comissão, com discussão e aprovação posterior no corpo do colegiado do PPG-CDH.

Potenciais orientadores e coorientadores não participarão das entrevistas para evitar potenciais conflitos de interesses.

 

4. PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nota de corte para aprovação superior a 7 pontos

Data: 18 de janeiro de 2025 às 13h.

Para os Cursos de Doutorado, será obrigatória a proficiência na língua inglesa e poderá ser aproveitado o exame de proficiência realizado para o Curso de Mestrado, dentro do prazo de cinco (5) anos, a partir da data de publicação do resultado.

O teste de proficiência consiste na tradução de um texto na língua escolhida dentro do rol de opções determinado pelo Programa a ser traduzido para o Português..

4.1 OPÇÕES DE LÍNGUAS

Inglês. Poderá ser validade a proficiência no idioma inglês do mestrado, dentro do prazo de 5 anos.

4.2 CERTIFICADOS ACEITOS

Poderão ser aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira, desde que tenham sido obtidos em período não superior a 5 (cinco) anos do ingresso do aluno no Programa, nas seguintes Instituições externas reconhecidas:

I – Inglês, TOEFL, com pontuação de intermediate para as provas de reading e listening, e de fair para as provas de speaking and writing (média de 65 pontos de 120); ou PET/ Cambridge (Intermediário II); ou ECCE ou ECPE/Michigan.

4.3 OBSERVAÇÕES

Observação: após a inscrição, não será permitida mudança de opção da língua estrangeira.

Atenção: Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não eletrônico e sem glossário com palavras em Português. 

Os alunos reprovados na Prova de Proficiência terão direito à uma vista de prova, para verificação de desempenho no exame. O mesmo deverá ser solicitado até 7 dias após a divulgação do resultado.

Os alunos que reprovem por (2) duas vezes a Prova de Proficiência ao longo do curso, terão direito de fazer um Curso Instrumental na língua reprovada (o custo será estabelecido pelo MLC – Mackenzie Language Center). Esse curso terá uma avaliação que permitirá aferir o desempenho dos alunos no idioma. Essa avaliação habilitará o aluno como Aprovado ou Reprovado na proficiência determinada pelo programa.

     - É obrigação do aluno contatar o MLC para realizar esse curso de instrumental, comunicando a língua e comprometer-se com a participação no curso até a avaliação final, para que essa sirva como comprovação da proficiência no idioma em que foi reprovado durante a realização das provas regulares

 

5. DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVADOS PARA A MATRÍCULA

Data: 02 de fevereiro de 2025 após às 16h. Não haverá devolutiva aos candidatos não classificados.

 

6. DEMAIS INFORMAÇÕES

Quaisquer esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados para o e-mail ccbs.posdesenvolvimento humano@mackenzie.br ou através do telefone 2114.8707.