Tecnologia e ciência geoespacial
A pesquisa em Ciência Geoespacial e Astrofísica engloba, tanto o estudo do Sol, sua atividade e os efeitos desta atividade na ionosfera da Terra assim como em sistemas tecnológicos instalados em solo ou embarcados no espaço, assim como a geodésia espacial cujo objetivo é a utilização de tecnologias relacionadas com o espaço para produzir um referencial terrestre de altíssima precisão.
Saúde e desenvolvimento infantil
A pesquisa em saúde abrange, principalmente, estudos sobre alimentação e nutrição coletiva, indústria de alimentos, marketing em alimentos e processos técnicos, políticos e sociais dos produtos farmacêuticos. Os principais objetivos da pesquisa em desenvolvimento infantil e neurociências são estudos sobre o desenvolvimento infantil e seus transtornos, bem como os mecanismos básicos neurais determinantes ou que participam no estabelecimento dos distúrbios do desenvolvimento.
Tecnologia da Informação e Comunicação
Sistemas interativos, como hipermídia, realidade virtual e realidade aumentada estão presentes em diversas indústrias, como saúde, turismo, publicidade, jogos, entretenimento, automotivo, educação, dentre outros. Esta linha se concentra em dois eixos temáticos: Design de Interação/Experiência do Usuário e Ambientes Virtuais e de Entretenimento Digital. Os eixos Inteligência Artificial e Big Data dedicam-se de forma mais direta à questão de como as máquinas podem ser ensinadas a resolver problemas e do tratamento das grandes massas de dados, buscando estudar os conceitos e instrumentos que permitem deixar esses dados em condições de serem submetidos a processos de análise. Na linha de TV Digital trabalhamos com transmissão em banda base, modelos de canais e modulação digita, receptores ótimos, sincronização e comunicação digital.
Arquitetura, Estudos Urbanos e Design
Esta área enfatiza a pesquisa acadêmica em Arquitetura e Planejamento Urbano e suas conexões com a prática, em particular com o design em todas as escalas - de edifícios a cidades - e tem particular ênfase na representação e/ou intervenção, contribuindo para a construção de marcos teóricos e conceituais de referência necessários para o pensamento crítico de pesquisadores, professores e/ou profissionais. Os temas abordados incluem: o estudo do espaço público e da mobilidade urbana; patrimônio histórico; habitação coletiva e de interesse social em áreas urbanas centrais; verticalização; documentação, planos e locais de referência; intervenções para recuperação urbana e ambiental e revitalização de áreas degradadas e vulneráveis, entre outros.
Direito Político e Econômico
A pesquisa na área de Direito Político e Econômico visa estimular e consolidar a reflexão crítica sobre o impacto que as principais mudanças na sociedade contemporânea vêm exercendo na esfera jurídica, criando novas relações entre Direito, Economia e Política. A abordagem do Direito como fenômeno cultural permite enfrentar os grandes desafios e conflitos típicos de uma sociedade plural e dar respostas às demandas sociais cada vez mais complexas. Um desses desafios está na compreensão e regulação de novas tecnologias, como o grafeno e a nanotecnologia. A regulação do apoio à investigação, a regulação do uso destes materiais e a sua proteção jurídica são questões em discussão nesta área de investigação. O debate está associado aos objetivos maiores de criar uma política de inovação tecnológica que reflita sobre o desenvolvimento econômico do país, como já acontece em outros lugares.
Governança, Cultura e Liberdade Econômica
Na área de Governança, Cultura e Liberdade Econômica, as pesquisas abordam as relações entre língua, sociedade e cultura, bem como os problemas regionais e globais contemporâneos dos fenômenos humanos, sociais e organizacionais, em relação à convivência das diversas culturas em suas múltiplas identidades. Desenvolvimento de redes de negócios visando a mudança social, bem como a formação de gestores através da aprendizagem transformadora para resolver dilemas coletivos em diferentes culturas, liberdade econômica, governança, corrupção são alguns dos temas estudados lado a lado com outros como a mobilidade humana e comunicação, processos e criações de linguagens artísticas em linha com as novas tecnologias.
Nanotecnologia e Nanomateriais
As pesquisas sobre nanotecnologia na UPM envolvem síntese, processamento, modificação e caracterização de materiais nano-estruturados. Neste contexto, podem ser citados o grafeno e o óxido de grafeno, que podem ser usados puros ou misturados com outros compostos, produzindo materiais com características apropriadas para aplicações em diversas áreas do conhecimento, tais como, saúde, eletrônica, aeroespacial, aeronáutica e sensores.