Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Projetos Integradores

Os estudantes de todos os cursos da Escola de Engenharia poderão se inscrever em Projetos Integradores (PIs) de qualquer curso.

Confira as informações específicas do PI para verificar os requisitos de inscrição, bem como a data limite e o número de vagas.

Após o encerramento do período de inscrição, aguarde o contato por e-mail do professor responsável com as instruções do primeiro encontro.

LEIA ESTE AVISO

Cada Projeto Integrador possui um formulário específico de inscrição. Clique no nome do PI para visualizar sua descrição e observe ATENTAMENTE os requisitos para participação, semestres (etapas/períodos) envolvidos e, principalmente, o dia da semana e os horários dos encontros para que não haja conflito com a sua grade curricular.

ENGENHARIA CIVIL

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

This integrative project will be developed mostly in English. The various construction of American buildings will be presented and there will be remote meetings with civil engineers who will be working on American projects. Construction systems and the materials used will be discussed with the aim of developing sustainable buildings.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os sistemas construtivos estudados poderão ser aplicados em comunidades carentes nos municípios parceiros ou com ONGs parceiras.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 12:00

VAGAS: 20 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIOLA RAGO BELTRAME (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

EM BREVE, O LINK DE INSCRIÇÕES PARA ESTE PI SERÁ ABERTO.

Com a publicação das normas sobre estruturas de bambu, as estruturas em bambu tendem a ser cada vez mais utilizadas. As normas de referência são:

ABNT NBR 16828-1:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 1: PROJETO

ABNT NBR 16828-2:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 2: DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO BAMBU

Com ênfase na parte 2 da norma mencionada, o projeto será desenvolvido visando a idealização de economia circular de uma comunidade que planta, remaneja, beneficia e utiliza o bambu como estrutura da edificação, revestimento, móveis, e aplicações com utilização do resíduo de bambu.

Serão idealizadas algumas estruturas, por exemplo, o portal de entrada de um município da grande SP, a cobertura de uma edificação com estrutura de bambu e telhas de PVC, andaimes, equipamentos para parques, passarelas para animais, entre outras. A ideação das estruturas será proposta com base em Projetos arquitetônicos já existentes, nas propriedades físicas e mecânicas do bambu e nos conceitos de sustentabilidade, visando atendimento ao maior número de ODS da ONU.

Os modelos serão analisados em conjunto com os professores e especialistas na área e serão construídos no laboratório de Estruturas do Mackenzie e em áreas verde com espaço para esta aplicação para que posteriormente este projeto sirva de modelo para comunidades carentes que terão como fonte de desenvolvimento o cultivo e o manuseio do bambu.

Serão realizadas algumas capacitações sobre a aplicação do bambu nas estruturas, sobre a nova norma técnica e sobre o desenvolvimento dos projetos como um todo, da estrutura a ser utilizada aos princípios da economia circular.

REQUISITOS: Não há pré-requisitos

CARÁTER EXTENSIONISTA: O Parque Natural Municipal Itaim e o parque da Independência doarão varas de bambu com e sem diferentes tipos de tratamento e as estruturas idealizadas poderão ser aplicadas nos mesmos parques, no Município de Francisco Morato e em Atibaia no Radio observatório.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Município de Francisco Morato

Parque Natural Municipal Itaim da Cidade de São Paulo

Parque da Independência da Cidade de São Paulo

Radio Observatório do CRAAM em Atibaia

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 12:00

VAGAS: 20 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIOLA RAGO BELTRAME (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Obras civis precisam ser inspecionadas regularmente para detectar possíveis alterações em suas características técnicas iniciais. Métodos tradicionais de inspeção apresentam limitações para áreas de difícil acesso, além de problemas de segurança gerados pelo alpinismo industrial. Estes e outros problemas podem ser resolvidos com o uso de novas tecnologias como drones e câmeras termográficas. O mercado de trabalho já utiliza essas tecnologias, porém não existem ainda procedimentos bem definidos para o seu uso. Este projeto de pesquisa propõe analisar os métodos tradicionais de inspeção e definir metodologias para que tecnologias inovadoras possam ser utilizadas para substituir ou complementar métodos tradicionais.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Colaboração com empresas para uso de tecnologias inovadoras em inspeções de obras civis.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parceria com diversas empresas como Beltrame Engenharia, Falcão Bauer, Prefeitura Municipal de Francisco Morato, ICON e outras

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 11:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: SERGIO VICENTE DENSER PAMBOUKIAN (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Entender os conceitos de Sustentabilidade e ESG e as motivações para a sua inserção na gestão promovendo investimentos mais sustentáveis e responsáveis. O E da sigla refere-se ao impacto ambiental de uma empresa, o que inclui questões como mudanças climáticas, uso de energia renovável e emissões de carbono. Social (S), refere-se ao impacto social, abrangendo temas como direitos humanos, condições de trabalho, diversidade e inclusão e por fim, a governança (G) que está relacionada a transparência dos processos de tomada de decisão, políticas anti-corrupção e proteção dos interesses dos acionistas.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 11:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 21/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: LILIANE FROSINI ARMELIN (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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A importância de professores proporem desafios estruturais que conduzam ao aprendizado autônomo e promovam o desenvolvimento da sensibilidade e da intuição do comportamento de diversas tipologias estruturais é essencial para a formação na área de Engenharia de Estruturas.

Neste PI serão propostos desafios de montagens de diversas estruturas através do Kit Mola Estrutural.

O modelo é composto por um conjunto de variadas peças moduladas que se conectam, por meio de magnetismo, permitindo inúmeras combinações, permitindo a criação de diferentes sistemas estruturais, a visualização dos movimentos e as deformações de seus elementos utilizando as próprias mãos.

Trata-se de uma atividade totalmente interativa na qual é possível compreender conceitos abstratos de maneira tangível e concreta.

Diante desta proposta, os alunos seguem as instruções dos professores baseadas nas informações contidas nos manuais e tutoriais da ferramenta. Na fase seguinte, os alunos avançam nos tipos de estruturas, fazem pequenas mudanças e começam a testar suas hipóteses e suas criatividades. Na fase de aprimoramento, que promove o trabalho autônomo, aplicam-se novos conhecimentos e habilidades a partir do conhecimento acumulado com a proposta de desenvolvimento de um projeto desafio de uma ponte e um dômo geodésico.

Objetivo(s) da iniciativa: O objetivo desse tipo de estudo é desenvolver, a partir da experiência com o modelo, o conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas, o aprendizado autônomo e o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: compreensão do uso do material, organização, escuta, diálogo entre os colegas, resiliência, paciência, organização do pensamento e argumentos; trabalho efetivo em equipe, empatia, criatividade, capacidade de resolver problemas, agilidade (destreza).

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 12:00

VAGAS: 20 (disponíveis até 26/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: TATIANA AIELLO CORREA DE MELLO (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Serão exploradas e desenvolvidas habilidades na utilização de softwares específicos da área de hidrologia e hidráulica, como por exemplo, HEC-HMS, HEC RAS e SWMM para dimensionamento de estruturas de drenagem.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: BRUNO PECINI (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto consiste na elaboração das Plantas de Arquitetura de uma unidade residencial já existente para, posteriormente, propor algum tipo de reforma que represente melhorias na utilização do espaço. Como resultado deve-se ter as novas plantas modificadas e uma proposta de orçamento do custo da reforma proposta. As modificações propostas devem contemplar as regulações do Código de Obras da Cidade de São Paulo e a Lei de Zoneamento atual.

REQUISITOS: Ter cursado a disciplina de Desenho Técnico e CAD.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (disponíveis até 29/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ROLANDO RAMIREZ VILATO (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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O objetivo deste Projeto Integrador é promover o emprego do processo de impressão 3D (FMD - Fused Deposition Modeling) para a criação de elementos estruturais pré-moldados da construção civil – em escala reduzida – a partir de um modelo geométrico tridimensional (CAD - Computer Aided Design). Os elementos serão produzidos com filamento termoplástico biodegradável de origem natural obtido por meio do uso de fontes de energia renováveis. Serão produzidas as seguintes peças: painéis alveolares protendidos (com e sem recorte), vigas de seção tipo I, pilares com consolos dispostos em faces opostas (pilares de periferia) e em faces ortogonais (pilares de canto) e blocos sobre quatro estacas com cálice e colarinho semiembutido. Uma vez produzidos, prossegue-se para a fase de montagem da estrutura pré-moldadas seguindo-se, rigorosamente, todas as etapas construtivas de uma estrutura real.

Neste segmento, o uso de ferramentas avançadas de projeto (recursos CAD e impressão 3D) traz inúmeras vantagens, como: (i) melhor compreensão dos métodos construtivos e das intervenções decorrentes mau funcionamento do sistema estrutural; (ii) detecção de interferências e problemas de montagem de sistemas estruturais pré-moldados; (iii) materialização do modelo matemático; (iv) produção de modelos físicos para exposição do projeto arquitetônico e estrutural; (v) estudos de viabilidade técnica; (vi) demolições e ampliações de estruturas pré-moldadas; (vii) fortalecimento da capacidade de criação, assimilação e desenvolvimento de projetos; dentre outras.

O Projeto Integrador será desenvolvido nos seguintes ambientes: (i) Laboratório de Informática, para o desenvolvimento dos modelos CAD tridimensionais, (ii) Laboratório de Prototipagem, para a produção dos elementos pré-moldados, e (iii) Laboratório de Estruturas, para a montagem da estrutura.

REQUISITOS: Não há pré-requisito.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 12:00

VAGAS: 12 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALFONSO PAPPALARDO JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

O projeto "Cidades Conectadas" propõe o uso de Machine Learning e Python para analisar sentimentos em redes sociais e notícias, ajudando na formulação de políticas públicas para cidades em crescimento. Através de APIs públicas, os estudantes irão coletar e processar dados para extrair insights sobre as percepções urbanas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Este projeto prático visa desenvolver habilidades em análise de dados e interpretação de sentimentos, explorando preocupações e esperanças dos cidadãos.

REQUISITOS: Buscamos alunos curiosos e entusiasmados para aprender como a tecnologia pode ser explorada e aplicada. Não é preciso ter experiência anterior em programação ou Machine Learning, somente a vontade de aprender é essencial.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:00

VAGAS: 10 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: NILTON CESAR FURTADO CANTO (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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O trabalho "Pesquisa para Todos" busca promover a colaboração entre os pesquisadores do Mackenzie, para ampliar integração entre as iniciativas de pesquisas existentes nos diferentes departamentos e campi e, com isso, auxiliar tanto docentes quanto discentes em suas trajetórias acadêmicas.

Utilizando o modelo de linguagem ChatGPT, o projeto tem como objetivo a criação de um assistente virtual integrado a um site ou um aplicativo. O usuário, ao interagir com esse assistente virtual, poderá identificar pesquisas e pesquisadores, de acordo com seu interesse e com as necessidades de atividades acadêmicas.

Durante a realização desse projeto os participantes mobilizarão conhecimentos relacionados às áreas de Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Interface e Experiência do Usuário, Integração de APIs e Banco de Dados.

O sistema será treinado e refinado com dados de interações de usuários para melhorar sua capacidade de compreensão e resposta ao longo do tempo.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 18:30

VAGAS: -1 (disponíveis até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: CLAUDIA JOSIMAR ABRAO DE ARAUJO (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Projeto Integrador "Maratona de Programação" tem como foco o aprimoramento de habilidades essenciais como resolução de problemas, trabalho em equipe, inovação e gestão de pressão. Neste projeto, os participantes terão a chance de explorar soluções de software inovadoras, aprimorar a capacidade de colaboração e compreender a importância dessas habilidades no âmbito acadêmico e profissional. Além do valioso processo de aprendizado, as melhores equipes terão a oportunidade de participar da seletiva para a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), abrindo portas para desafios ainda maiores e reconhecimento na área de tecnologia. Inscreva-se e prepare-se para uma experiência que não apenas enriquecerá seu conhecimento técnico, mas também ampliará suas perspectivas profissionais.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:00

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: NILTON CESAR FURTADO CANTO (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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ENGENHARIA ELÉTRICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Esse projeto integrador é do tipo "mão na massa". Por utilizar circuitos integrados e poucos componentes externos, é de rápida montagem e teste.

Seu caráter prático agrega muitos conceitos desde o estudante iniciante até o mais avançado.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 10 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: EDSON TAFELI CARNEIRO DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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O curso, projeto integrador (PI), objetiva formar pilotos cadastrados para a PILOTAGEM de DRONES, sejam estes usados de forma recreativa ou profissional, combinando aulas TEÓRICAS e PRÁTICAS. As sessões ocorrerão as quartas-feiras, das 17:35 as 18:25 na Escola de Engenharia. Não existem pré-requisitos (você pode estar matriculado em qq. semestre de qq. curso da Escola).

Como uso profissional podemos citar a utilização destes em perícias técnicas na engenharia (de um prédio por exemplo ou de área industrial, linha de transmissão,...) ou mesmo aerolevantamentos por fotografia. O uso recreativo pode ser considerado para que o drone seja usado em eventos com fotos ou filmagens (festas, viagens ...), manuais ou semiautomatizadas (voos autônomos no Brasil e na maioria dos países ainda são proibidos). Ou, simplesmente, pilotar um drone como hobby (aeromodelismo).

O curso/PI possui sessões teóricas e práticas.

==> Nas aulas teóricas são abordados as questões regulatórias fundamentais (de legislação - que envolvem a Anatel, nas telecomunicações, a Anac, a FAB e discussões sobre Direito Civil e Criminal ligado ao uso de drones (devido e indevido)). Você aprenderá sobre todas as normas brasileiras e as principais internacionais (China, Europa, EUA) e os pontos que deve respeitar, como por exemplo, cadastrar e ter aprovação de um voo legal de um drone junto ao DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo brasileiro). Cabe lembrar que hoje, qq. viatura da Polícia Militar pode abordar você, se estiver pilotando um drone em algum local, para averiguar se possui todos os documentos e solicitou todas as autorizações de voo. Os documentos são inclusive validados pelo próprio sistema que a PM e a Polícia possuem nos veículos que usam. Questões de voo Seguro e Confiabilidade são essenciais.

==> As aulas práticas são divididas em sessões de voo 'indoor' (dentro de um local, uma sala, confinados) e 'outdoor' (espaço aéreo livre) - onde você realizará vários voos e exercícios, com dicas de como se aperfeiçoar. Além disto, discutimos a Física e a dinâmica de voo e as regras a seguir. As sessões indoor serão feitas durante o sessão do projeto integrador e as Outdoor, por questões de exigência da legislação, faremos em alguns sábados no próprio Mackenzie, dias e horários a combinar com cada um. Nestas, treinaremos voos com piloto e observador (duplas), voo pericial, técnicas de voo, decolagem e aterrisagem e voo esportivo (feito em velocidades de até 90 Km/h) - praticadas por todos.

==> para os treinos, usamos os drones da linha DJI, Phantom 4, que são os mais comprados e utilizados no mundo, para uso profissional. Ainda, teremos a possibilidade de pilotar o Drone Matrice, que é um drone de quase 30 Kg de peso de decolagem, usados para fins de pesquisa, em agronegócio, etc. Senão um drone com câmera TERMAL (câmera térmica/infravermelha -- uso para inspeções, etc.).

==> Matricule-se!! Venha fazer parte do seleto clube de pilotos de drones do Mackenzie! Nossa intenção é, possuindo uma massa crítica de colegas pilotos, criarmos também uma Liga de drones da Universidade para competições.

O professor instrutor responsável é engenheiro e oficial da FAB, já atuou no CIPAER/CENIPA, além de mais dois instrutores, também engenheiros, formados e especializados em voo com drones. Um deles é engenheiro na empresa que representa a DJI no Brasil.

REQUISITOS: Pré-requisitos - não há - apenas curiosidade e interesse por conhecer DRONES.

CARÁTER EXTENSIONISTA:  Os materiais, fotos, filmagens, vídeos de apoio, etc. serão publicados em BLOG extensionista, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.

Eventualmente poderá ser definida uma perícia, sem custos a empresa ou local interessado, a ser realizada pelos estudantes e suporte do professor e monitor.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: DJI - maior fabricante de drones civis no mundo

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 24 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Este PI tem como objetivos:

- Familiarizar os alunos com atividades práticas de laboratório, usando placas (protoboard) para a montagem de componentes eletrônicos;

- Familiarizar os alunos com o ajuste de fontes de corrente contínua e geradores de sinais alternados;

- Familiarizar os alunos com o ajuste e interpretação de resultados usando osciloscópios;

- Propiciar ao aluno a prática de leitura de tensões e correntes usando multímetros digitais e osciloscópios;

- Propiciar aos alunos a montagem prática de um circuito (circuito a definir com o professor), usando componentes eletrônicos, placas de fenolite e ferro de solda, da ideação do projeto até o circuito final.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 12:00

VAGAS: 12 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS STEFANELLI VIEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Meetings for this course are offered in English ("International English"). The professor is a native Brazilian, who worked outside Brazil for a long period. Communications, materials and questions will all be made in English, with the aim of training conversation, listening and, when possible, writing. During PI, we will learn how to build internet of things objects, computing using sensors, motors, actuators and communications (such as wifi and bluetooth), using Arduino platform, widely used in engineering schools and by hobbyists around the world. The meetings will take place from 5:35 pm to 6:25 pm, and the teacher-instructor will be available for those who wish until 7:15 pm.

Session hours, in addition to the fact of being worth additional EXTENSION hours, are also valid for COI @Mackenzie, our University's internationalization program (if you compete for a double degree scholarship, for example, these hours count as a differential to apply for them). (As horas das sessões, além de valerem horas complementares de EXTENSÂO, também valem para o COI, o programa de internacionalização da Universidade (caso concorram a uma bolsa de dupla titulação por exemplo, estas horas contam como diferencial para concorrer a elas)).

Come and learn a little about the internet of things and take a risk to train a bit of English!

REQUISITOS: Pré-requisitos: curiosidade/interesse em aprender como elaborar dispositivos de internet das coisas.

Inglês básico é necessário.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os materiais, projetos do PI, vídeos de apoio, etc. serão publicados, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Robocore ou outra empresa do ecossistema de IoT (em negociação)

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 24 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

EM BREVE, O LINK DE INSCRIÇÕES PARA ESTE PI SERÁ ABERTO.

Neste projeto faremos uma introdução à linguagem de programação Python, aplicada à análise de dados, com uso dos principais módulos para leitura, tratamento e visualização de dados (numpy, scipy, pandas, matplotlib). Utilizaremos dados de sensores reais para análise e interpretação. Este projeto integrador será ministrado em inglês/bilíngue, para ajudar com a prática do idioma.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 50 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: PAULO JOSE DE AGUIAR SIMOES (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

EM BREVE, O LINK DE INSCRIÇÕES PARA ESTE PI SERÁ ABERTO.

Você tem interesse em aprender como são criados e como operam os circuitos elétricos de distribuição das concessionárias de energia elétrica? Então está no local correto. Aqui você colocará em prática anguns conceitos já vistos no curso de engenharia elétrica, bem como será capaz de entender como é realizado o cálculo e determinação de alguns parâmetros elétricos de caboselétricos, além de aprender como modelar o alimentador na ferramenta computacional Matlab.

REQUISITOS: Conceitos de sistemas elétricos de potência. Matlab (conceitos básicos).

CARÁTER EXTENSIONISTA: Serão apresentados conceitos técnicos utilizados por empresas do setor elétrico, abrangendo área como operação e planejamento. O aluno terá visão de como operam as redes de distribuição de energia, como as empresas planejam e desenvolvem projetos de alimentadores de média tensão.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Enel Distribuição SP.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 15 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS ROSA DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

EM BREVE, O LINK DE INSCRIÇÕES PARA ESTE PI SERÁ ABERTO.

A monitoração contínua de sinais vitais, como frequência cardíaca e o nível de saturação do oxigênio do sangue é uma atividade de grande importância na vigilância clínica de pacientes. Com a tecnologia cada vez mais voltada para beneficiar a saúde do paciente, os dispositivos vestíveis, wearables, como smartwatches e smartbands são desenvolvidos para medir uma série de atividades dos usuários através dos seus sensores como monitoramento do sono, frequência cardíaca, temperatura, nível de oxigênio no sangue, contador de passos, alerta de sedentarismo, nível de ruído, detecção de quedas, etc. Desta forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo de um equipamento eletromédico capaz de monitorar os sinais vitais com base em tecnologias vestíveis.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 3 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: TALITHA NICOLETTI REGIS (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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NESTE PI DA LIGA HOME ENERGY, VC ALUNO DA UPM APRENDE OS CONCEITOS BÁSICOS DA ENERGIA SOLAR, CALCULA TODAS AS ESPECIFICAÇÕES, APRENDE COM SOFTWARE A DIMENSIONAR UMA CASA COM ENERGIA FOTOVOLTAICA E NO FINAL ACABA EXERCENDO UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA DE MONTAR UM PAINEL SOLAR OFF GRID NO CAMPUS OU NO COMUNIDADE.

CARÁTER EXTENSIONISTA: NESTE PROJETO, OS ALUNOS IRÃO FAZER UMA INSTALAÇÃO DE PAINEL SOLAR OFF GRID COM BATERIA DE CARRO PARA ILUMINAR UM PONTO ESCURO E CRIAR TOMADAS DE ENERGIA VERDE PARA CARREGAMENTO DE CELULARES EM UMA PRAÇA, RUA OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL NA COMUNIDADE.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO JESUS MOREIRA DE ALMEIDA (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Neste projeto integrador, os estudantes vão explorar a conversão de energia solar em energia elétrica através da construção de um dispositivo solar portátil, como por exemplo um carregador de celular solar. Para isso, serão realizadas atividades práticas para compreender o funcionamento de mini painéis solares e suas aplicações na alimentação e carregamento de dispositivos eletrônicos.

CARÁTER EXTENSIONISTA: No projeto integrador "Painéis Solares Portáteis: Funcionamento e Aplicações", os estudantes têm desenvolvido soluções de baixo custo para o uso da energia solar portátil em diversas aplicações, tais como carregadores de celular, banco de energia (power bank), luminárias, lanternas, entre outras. No primeiro encontro do projeto integrador, o estudante escolhe qual solução irá desenvolver durante os encontros semanais. No último encontro, o estudante mostra a solução desenvolvida em funcionamento. A ideia é que, a partir desse semestre, o estudante desenvolva também materiais didáticos, como guia de montagem e vídeos do dispositivo solar portátil, que possibilitem que professores de ensino médio possam utilizá-los em suas aulas práticas sobre energia solar. Como os materiais desenvolvidos serão disponibilizados online de forma gratuita, poderão também ser utilizados por qualquer pessoa interessada em construir um dispositivo solar portátil. Neste contexto, os estudantes compartilharão as experiências adquiridas no projeto integrador com um público amplo e contribuirão na elaboração de materiais para o ensino de energia solar. Eventualmente, outras ações extensionistas poderão ser realizadas, tais como apresentação dos projetos e materiais desenvolvidos em escolas ou quando estudantes de ensino fundamental ou médio vierem visitar o campus da UPM.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

VAGAS: 12 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIANA AMORIM FRAGA (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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São abordados a utilização de sensores e atuadores conectados a objetos físicos com microcontroladores IoT, a integração em ambiente de nuvens comerciais (cloud computing - como Azure, Google GCS, MyDevices), a construção de aplicativos de acesso e controle para celulares e computadores a partir de qualquer lugar, via Internet. Além disto, são implementadas automações entre os objetos controlados pela nuvem, também fazendo uso de IA - Inteligência Artificial (ex. se a temperatura estiver acima de 'X' graus, então ligue o ventilador, envie e-mail ao usuário e interaja pelo Alexa ou Google Assistent).

REQUISITOS: Pré-requisitos - não há - apenas curiosidade e interesse por dispositivos IoT e computação. Conseguimos trabalhar com até 24 estudantes em Sala (apropriada).

Projeto Integrador recomendado aos optantes de Mecatrônica que estarão realizando a Disciplina de Protótipos.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os materiais, projetos do PI, vídeos de apoio, etc. serão publicados, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas. No último semestre, o PI foi divulgado através:

- do próprio site do projeto: bit.ly/objetos_1_23

- do Blog extensionista: novastecnologiasxxi.blogspot.com (média de 220 acessos ao mês)

- da página pública do Facebook - www.facebook.com/profile.php (atrelada aos Blogs/Sites)

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 24 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Os sistemas eletrônicos atuais exigem alta eficiência dos sistemas que os alimentam: por razões econômicas, desperdício de energia e espaço ocupado.

Neste PI, você entenderá melhor o fornecimento de energia e seus problemas, que ajudarão a desenvolver seu conjunto de habilidades em fontes de alimentação.

REQUISITOS: Cálculo diferencial e integral, e circuitos elétricos.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Com a diversidade de tecnologias de fabricação de componentes eletrônicos houve a necessidade de, a partir de uma única fonte de tensão converter essa tensão em diversos outros níveis. Com esse PI, qualquer fabricante de circuitos eletrônicos poderá desenvolver uma fonte de tensão ajustável a partir de uma alimentação primária existente.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 15 (até 12/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MAURICIO MODERNO DE CARVALHO (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Este projeto integrador visa ensinar aos alunos como criar uma interface de supervisão industrial a partir de uma máquina automatizada por Controlador Lógico Programável. Serão criadas telas e diversas interfaces para a comunicação com a máquina, e os dados serão monitorados através de um Dashboard industrial dedicado.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 18 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: RICARDO JANES (clique no nome para enviar um e-mail)
O local de encontro para realização deste PI é de conhecimento do professor.

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Neste projeto integrador, os estudantes vão explorar a conversão de energia solar em energia elétrica através da análise do sistema fotovoltaico da UPM.

Para isso, serão realizadas atividades práticas para compreender o funcionamento de painéis solares, suas aplicações em conexão à rede elétrica e equipamentos que compõem os sistemas. A proposta é que os estudantes desenvolvam projetos fotovoltaicos que possam ser implementados em prédios residenciais e comerciais.

CARÁTER EXTENSIONISTA: A proposta do projeto visa o desenvolvimento de um manual de boas práticas em instalações fotovoltaicas, assim como o desenvolvimento de projetos de acordo com as normas da concessionária de energia em locais fora do campus da UPM. Tanto o manual como os projetos desenvolvidos tem como premissa contribuir para informação da sociedade em relação à adoção de energia limpa e sustentável em residências e comércios, sendo portanto de fácil entendimento e fornecendo as informações necessárias para a tomada de decisão dos membros da sociedade.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

VAGAS: 12 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE CESAR DE SOUZA ALMEIDA NETO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este PI pretende dar ao aluno uma visão geral sobre os conceitos, implicações e cálculos para o dimensionamento de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Serão abordados conceitos e práticas relativos ao conjunto de técnicas e dispositivos que envolvem um SPDA, análise do solo / aterramento, entre outras implicações de infraestrutura.

A partir da análise de um case real, com a participação de um especialista do segmento, os alunos participarão ativamente da execução de um laudo técnico de um SPDA (se existente) ou características necessárias (projeto) para a sua implementação.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Neste PI os alunos são inseridos no contexto prático de análise e síntese do emprego de SPDA's em edificações, dentro ou fora dos limites da universidade.

Com a participação de um perito do mercado, este PI dará ao aluno a oportunidade de acompanhar os principais conceitos que definem o projeto básico de um SPDA, assim como avaliar o que é necessário para a sua restauração e/o adequação, quando o SPDA já existente precise desta otimização para atender os quesitos mínimos funcionais e à norma vigente.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

VAGAS: 15 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS STEFANELLI VIEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA MECÂNICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

A aerodinâmica é um assunto interessante e aplicado ao dia a dia do engenheiro Mecânico/Mecatrônico. A aerodinâmica está relacionada a conceitos físicos que serão tratados ao longo do curso. Um deles, por exemplo, é o princípio de Bernoulli, o. Nos carros de Fórmula 1, a aerodinâmica é essencial para a eficiência do veículo ajudando na aderência, diminuindo o arrasto e otimizando o fluxo de ar ao redor do veículo. Nesse PI será estudado um perfil de asa padrão em termos da força de arrasto, a força de sustentação, a força peso e o empuxo.

REQUISITOS: Utilizando uma frase de José de Alencar: "O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis". Então, o pré-requisito é a motivação.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (até 12/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A aquisição automática de dados de dados físicos no túnel de vento Mackenzie é uma forma para medir informações a respeito do comportamento de perfis aerodinâmicos que surgem nas atividades profissionais do engenheiro Mecânico. O Sistema de Aquisição de Dados (SAD), visa a popularizar o uso do túnel de vento e seu uso nos projetos acadêmicos.

REQUISITOS: A motivação é a chave do conhecimento. uma frase de uma pessoa atual: " É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada" Mark Zuckerberg

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (até 19/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Desenvolver um equipamento gerador de "fumaça" que não agrida o ambiente que tenha operação simples para estudos estudos aeromecânicos e urbanísticos. O projeto se propõe a apresentar a visualização de linhas de corrente, com a observação do escoamento identificar; separação de camada limite, geração de vórtices, estol e turbulência.

REQUISITOS: O acadêmico precisa possuir interesse e motivação.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (até 21/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O engenharia por definição é extensionista, ela traduz para a sociedade o conhecimento científico em forma de conforto e facilidade. O projeto visa a colocação de sistema de redução, motor e controle inteligente. Nessa primeira parte será a construção e teste de um sistema de redução para impulsionar uma cadeira com velocidade até 5,0 km/h e inclinação de 10%.

REQUISITOS: A cadeira de roda motorizada é uma inovação revolucionária que proporciona mobilidade e independência a pessoas com dificuldades de locomoção. Ela será equipada com motor elétrico e controle automático. Requisito mínimo: Interessados em realizar um projeto extensionista.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (até 20/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A aerodinâmica de alta velocidade, a dinâmica dos gases e as ondas de choque podem ser estudas em tubos de choque que é uma instalação na qual uma onda de choque passa através de um gás, criando um ambiente de alta pressão - alta temperatura que pode ser usado para estudar cinética química e transferência de calor em um gás dissociado. Ele é peça importante no estudo de escoamento de fluidos com aplicabilidade prática para o desenvolvimento de motores com tecnologia da combustão supersônica scramjet (veículos aeroespaciais que usam sistema de propulsão aspirada baseada em combustão, a ser utilizada na fase atmosférica terrestre). Estudos recentes com aplicações biológicas, tempos de atraso de ignição de combustível, testes balísticos de armaduras e equipamentos de proteção. O estudo de materiais para veículos de reentrada e pesquisas espaciais usam tubos de choque, resistência ao choque e explosão de materiais compósitos, modificações de fase de nanopartículas devido a ondas de choque, investigações médicas relacionadas a lesões por explosão, comportamento de juntas e parafusos sob cargas de choque.

REQUISITOS: Requisito básico: interesse.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (até 15/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Na era da antiguidade permanece como um testemunho da notável engenhosidade e proeza dos antigos engenheiros. Das majestosas pirâmides do Egito aos imponentes aquedutos romanos, as grandes invenções de Arquimedes e os maravilhosos projetos de Leonardo da Vinci. As conquistas da engenharia na antiguidade continuam a moldar o mundo em que vivemos hoje.

Neste projeto integrador o aluno será desafiado a escolher um projeto para estudar o seu desenvolvimento, dimensionar utilizando os conceitos de engenharia podendo até fazer um pequeno protótipo em escala desse projeto. Um exemplo é o parafuso de Arquimedes que se trata de um mecanismo no formato de parafuso criado pelo grande matemático Arquimedes e utilizado para transportar água para níveis superiores de uma cidade.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:00

VAGAS: 10 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE FERNANDO PAZ GONZALEZ (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este Projeto Integrador tem por objetivo aprimorar o conhecimento e domínio dos alunos na elaboração de peças e componentes 3D, os quais poderão ser utilizados posteriormente para a realização de análise de esforços (simulações) ou para a construção de peças por meio da impressão 3D. A realização deste Projeto Integrador será feita por meio de aulas práticas semanais.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 13:30

VAGAS: 8 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ELESANDRO ANTONIO BAPTISTA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Você que já fez o curso introdutório e quer aprimorar seus conhecimentos!!!!!

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DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 14:00

VAGAS: 15 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE FERNANDO PAZ GONZALEZ (clique no nome para enviar um e-mail)
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Há mais de 30 anos, o Bridgestone World Solar Challenge tem recebido as maiores mentes de todo o mundo na Austrália para ultrapassar os limites da inovação tecnológica e viajar pelo outback num veículo movido apenas pela energia do sol.As equipes, geralmente compostas por estudantes do ensino superior e secundário, percorrem 3.000 quilômetros de Darwin a Adelaide em um veículo elétrico com eficiência energética. Um grande desafio para grandes projetos de vida.

REQUISITOS: O projeto WSC é um desafio em construir um veículo solar que consiga atravessar o deserto de Outback na Austrália. Nessa primeira parte será explorado a concepção artística do carro e seu desenho final com as células solares. Pré requisito: motivação.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (até 13/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Este PI desenvolve mentoria financeira com foco nos seguintes tópicos:

- Uso das facilidades quantitativas nos cálculos financeiros;

- abordagem sobre a Indústria e produtos financeiros;

- Instrumentos de "valuation", recursos e técnicas de avaliação e

- Aplicações e processos estatísticos na seleção de ativos financeiros e formação de portfólios.

Os instrutores devem ser visto muito mais como facilitadores e orientadores no desenvolvimento do projeto integrador.

O encontro acontecerá todas as quartas-feiras às 17h30.

REQUISITOS: Conhecimento básico de matemática e de estatística.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Este PI de "Aplicação de Métodos Quantitativos na Análise Financeira" procura estimular a formação de grupos de trabalho formados por alunos e professores, que tenham por objetivo desenvolver a educação financeira em outras unidades de ensino e aprendizado, empresas, ONGs, igrejas e centros comunitários.

Procura estimular reuniões, seminários e encontros com Ligas, instituições e empresas que tenham necessidade de conhecer os benefícios do conhecimento em economia, finanças, gestão de recursos e outros voltados para a área de "valuation".

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: AGOSTINHO CELSO PASCALICCHIO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Análise e resolução de estudo de caso real com suporte teórico do professor e acompanhamento e mentoria de um executivo da empresa Sika (Diretor Industrial) para desenvolvimento prático do projeto.

CARÁTER EXTENSIONISTA: A empresa Sika espera se beneficiar com a troca de experiências entre seus profissionais e nossos alunos para o desenvolvimento de um estudo de caso real.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Empresa - Sika.

A Sika é uma empresa suíça especializada em produtos químicos com subsidiárias em 103 países em todo o mundo e opera em mais de 400 fábricas. A Sika emprega mais de 33.000 pessoas e gerou vendas de CHF 10,49 bilhões de francos suíços no ano fiscal de 2022.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 50 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: PAULO SERGIO ALTMAN FERREIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Propõe-se a iniciação do estudante, e seu posterior e continuado desenvolvimento, no uso do método prático criativo Design Thinking para resolução de problemas/questões/desafios que levem a propostas futuras de alternativas de produtos/serviços com potencial inovador, e o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação e resolução de problemas no cotidiano.

O método é centrado no ser humano e sua capacidade integrativa, explorando a nossa capacidade inata de ser intuitivo e reconhecer padrões, visando gerar ideias com significado não apenas funcional, mas também emocional.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 11:00

VAGAS: 15 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ROXANA MARIA MARTINEZ ORREGO (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto tem objetivo de fortalecer a cadeia de suprimentos de minerais críticos entre Brasil e Canadá, abordando a gestão de riscos e os impactos socioambientais. Por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, objetiva-se compreender e mitigar os riscos na mineração, propondo tecnologias, indicadores e boas práticas, alinhado à demanda dos ODS 8, 9, 10, 11 e 12 da ONU.A indústria de mineração desempenha um papel estratégico e crucial para o Brasil, especialmente no que diz respeito aos minerais críticos e estratégicos que são essenciais para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Contribuição para o setor de mineração e outros setores críticos referentes aos impactos socioambientais.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: O projeto está associado com The University British Columbia em Vancouver.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:30

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: RODRIGO MARTINS BAPTISTA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Formação e Certificação em Lean Seis Sigma, com apresentação de projeto prático.

REQUISITOS: Estátistica Básica

CARÁTER EXTENSIONISTA: Projeto prático junto às empresas.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (até 30/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALAERCIO NICOLETTI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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O presente PI tem como objetivo principal o compartilhar de experiências e orientações sobre os temas Liderança e Carreira, com participação conjunta de alunos egressos do Curso de Engenharia de Produção e que atualmente são gestores de empresas de diversos segmentos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:00

VAGAS: 30 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: VIRGINIA DO SOCORRO MOTTA AGUIAR (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este projeto será realizado em parceria com a empresa Bauducco, a maior fabricante de panetones do mundo e uma das maiores fabricantes de produtos forneados da América do Sul. Serão discutidos e analisados problemas reais do processo produtivo para elaboração de propostas de melhorias. Os alunos farão uma visita à fábrica para conhecer o processo produtivo, observar o problema e levantar informações com colaboradores envolvidos.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Este projeto extensionista visa a integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo. A iniciativa se destaca por proporcionar aos alunos a oportunidade de imergir em desafios reais da indústria, analisando problemas específicos do processo produtivo da Bauducco. Através de uma visita in loco à fábrica, os participantes terão a chance de entender o contexto prático, coletar dados e interagir diretamente com os colaboradores da empresa. Este contato direto facilita a proposição de soluções inovadoras, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento profissional dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: O projeto está sendo desenvolvido já há 1 ano em parceria com a Família Bauducco.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 25 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCELO DE ALMEIDA CARVALHAL (clique no nome para enviar um e-mail)
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O Projeto Integrador – PI de 2024, referente à parceria entre TPF Engenharia e Mackenzie, busca lidar com a priorização de projetos em um portfólio abrangente da empresa. O ponto de partida está relacionado ao estudo da classificação dos projetos a partir dos seus níveis de criticidade, considerando um conjunto de critérios que buscam contemplar diversos objetivos da empresa. O objetivo principal deste PI é estabelecer modelos de clusterização para classificação e priorização de projetos, apresentados por meio de um dashboard desenvolvido em Python.

REQUISITOS: sem pré-requisitos

CARÁTER EXTENSIONISTA: O PI será desenvolvido em parceria efetiva com a empresa TPF Engenharia e a sua problemática refere-se a um problema real desta empresa, que será resolvido pelos discentes. Desta forma, este PI deverá ter uma contribuição efetiva para a sociedade.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Empresa TPF Engenharia

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIA CELIA DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A empresa em questão desenvolve pesquisas a respeito da adoção de tecnologias no Brasil em diferentes áreas como saúde, educação e outras. Livros com os resultados da pesquisa são então impressos e distribuídos em toda a sociedade brasileira com o intuito de disseminar os resultados encontrados. O objetivo desse projeto é desenvolver modelos de previsão da quantidade de livros a serem impressos em cada uma das áreas de pesquisa com o intuito de uma melhor gestão de estoque. Temos então os seguintes objetivos específicos:

- Análise descritiva do histórico de impressão de livros de pesquisa, de sua disseminação e estoque.

- Desenvolvimento de modelo de previsão (utilizando Python ou R) para estimativa de número de livros a serem impressos em cada área de pesquisa.

- Planejamento de estoque dos livros impressos até sua entrega.

REQUISITOS: O aluno apenas precisa ter interesse em desenvolver as habilidades necessárias para o projeto, mesmo se não tiver conhecimentos prévios. Habilidades a serem desenvolvidas: análise estatística, modelagem estatística (machine learning), programação Python ou R.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Sim.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:00

VAGAS: 10 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: RENATA PELISSARI INFANTE (clique no nome para enviar um e-mail)
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Projeto em parceria com a Volkswagen. Propor possíveis soluções para criação de uma rede de carregamento de veículos elétricos e, assim, desenvolver de forma integrada: a) análise sobre a infraestrutura disponível e seus entraves; b) estudo de demanda futura no Brasil por região e estado; c) comparativo com países em estágios mais avançados na distribuição e em soluções para pontos de carregamento; e d) indicação de soluções em distribuição, uso de tecnologia, viabilidade mercadológica e financeira.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Projeto para propor solução de infraestrutura para carros elétricos em conjunto com a Volkswagen

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parceria com a Volkswagen

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 16 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCELO NUNES FONSECA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Desenvolver soluções de engenharia de produção, especialmente sobre desenvolvimento do produto, dentro de um ambiente de realidade virtual. Utilizar equipamentos de realidade virtual para demonstrar funcionalidades e ajustes em produtos digitais. Construção de gêmeos digitais e suas validações.

REQUISITOS: Alunos de engenharia com habilidades em produção e interesse em desenvolvimento de soluções digitais.

CARÁTER EXTENSIONISTA: A parceria entre a UPM e uma start-up de tecnologia expande os limites de pesquisa e ensino para soluções aplicáveis em curto espaço de tempo.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: A Dive Realities é parceria no projeto na orientação inicial e acompanhamento dos projetos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO ALVARO DE ASSIS MOURA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este projeto visa o desenvolvimento de um dispositivo para trituração e separação de embalagens de vidro para atuar na Logística Reversa da cadeia produtiva da indústria de bebidas. Esse projeto será desenvolvido em parceria com as empresas GrupoPetrópolis e Recitotal. Os alunos terão a oportunidade de estudar a cadeia de produtica do vidro, entender os desafios da logística reversa de embalagens de vidro e propor soluções para o desenvolvimento de um dispositivo para trituração e separação de embalagens de vidro.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Atuar diretamente com um problema real da logística reversa de embalagens de vidro, o qual é um problema relevante para a sociedade brasileira e tem como parceria a empresa Grupo Petrópolis

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Grupo Petrópolis

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANDRE LUIS HELLENO (clique no nome para enviar um e-mail)
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A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sutentáveis (ODS) da ONU está comprometida com redução das emissões de substâncias na atmosfera. Em sua principal operação, o transporte de passageiros, esse compromisso se traduz em sua frota 100% movida a energia elétrica, sem emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis. O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver um inventário de emissões atmosféricas para a companhia. O inventário é uma avaliação detalhada das substâncias liberadas na atmosfera pela empresa em todas suas operações.

CARÁTER EXTENSIONISTA: O objetivo do projeto é apresentar um inventário de emissão atmosféricas

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Convênio institucional está em fase final.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:00

VAGAS: não há limite (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: HANNA PAMPLONA HORTENCIO (clique no nome para enviar um e-mail)
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QUÍMICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Executar os projetos do desafio ADM NUTRIÇÃO ANIMAL ADITIVOS — Como a Química participa da produção de alimentos mais seguros e saudáveis e desafio NOVA ANALÍTICA — Desenvolvimento e caracterização de padrão de microplástico para análise em meio ambiente que foram classificados até o quinto lugar. Será feito a integração de modo aos alunos executarem suas ideias usando a infraestrutura dos laboratórios da Escola de Engenharia Mackenzie, sempre com o auxílio de um professor responsável. O foco será o desenvolvimento de análises qualitativas e quantitativas que resultarão como produto as metodologias solicitadas pelas empresas, além da construção de um artigo científico para cada desafio.

OBS: DIA: Todas as quartas-feiras no laboratório de graduação da química (PRÉDIO 06) DAS 17:30 ÀS 18:20 HRS.

REQUISITOS: Ter participado dos desafios do Hackathon da Química 2024 e ter sido classificado até o 5º lugar nos desafios da Química. Demais alunos que participaram do Hackathon 2024 poderão se inscrever desde que tenham apresentado projeto e queiram ajudar na execução dos desafios da ADM e NOVA ANALÍTICA.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Desenvolvimento de método para aplicação analítica na ADM e Nota de aplicação científica para NOVA ANALITICA.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: ADM NUTRIÇÃO ANIMAL ADITIVOS

NOVA ANALÍTICA

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 30 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: ROSINEIDE COSTA SIMAS (clique no nome para enviar um e-mail)
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A utilização dos métodos de destilação nas produções industriais joga um papel decisivo na obtenção de produtos com alta qualidade. Assim a produção de derivados do petróleo, os cosméticos, as bebidas e os medicamentos, entre outros, empregam os processos de destilação para obter os produtos, que logo são comercializados para satisfazer as necessidades da população.

A formação de professionais para estas indústrias é de suma importância, considerando a diversidade de produtos que são gerados e o peso que estas produções têm no desenvolvimento económico do país.

O projeto integrador, Os Métodos de destilação nos processos industriais, tem por objetivo proporcionar aos alunos de graduação uma visão geral dos métodos de destilação e sua importância nas diferentes indústrias que os utilizam, assim como a realização de experimentos laboratoriais onde serão abordados os procedimentos práticos de cada métodos de destilação.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 16:30

VAGAS: 8 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MANUEL SALUSTIANO ALMEIDA SAAVEDRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Desenvolver experimentos que demonstrem, ludicamente, as riquesas das transformações químicas, despertando nos alunos o interesse pela Química.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 15 (até 16/AGO)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS NOGUEIRA EBERLIN (clique no nome para enviar um e-mail)
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