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CONHEÇA O CURSO


Existem diferenças significativas entre uma linguagem literária e uma linguagem informativa. Nem só os escritores e jornalistas precisam trabalhar escrevendo. Empreendedores, executivos, gerentes, consultores, assessores, técnicos e outros profissionais também o fazem com frequência.

Nos escritórios das empresas e organizações, há gente redigindo projetos, planos de trabalho, propostas técnicas e comerciais, relatórios ou preparando apresentações de projetos, planos, metodologias, soluções, produtos, serviços. A função desses textos e dessas apresentações é informar, obter aprovação, orientar decisões, prestar contas. Enfim, convencer.

Seria esperado que a objetividade e a clareza na comunicação fossem as qualidades de quem escreve esses documentos ou prepara essas apresentações. Mas isso nem sempre ocorre. É comum assistirmos apresentações sem uma sequência lógica, com exposição do assunto de forma pouco assimilável e compreensível. Comum também é lermos textos áridos e pouco objetivos que não conduzem ao entendimento e nem esclarecem os seus propósitos.

A grande dificuldade é a falta de um método que lhes permita organizar o pensamento e estruturar a ação e a solução inseridas no contexto do trabalho. O leitor, que necessita apenas de informação, se sente inseguro e não é atingido pela mensagem. O resultado acaba sendo o fracasso na aprovação do plano, do projeto ou da proposta.

Encontramos na Técnica de Elaboração de Roteiros um auxílio que pode ser aplicado na estruturação de apresentações e documentos de trabalho. Partimos da constatação de que roteiros e apresentações ou textos profissionais têm muito em comum, pois ambos supõem um universo criado pelo deslocamento hipotético da realidade, universo esse cujas fontes provêm da natureza do personagem central e da natureza de quem conta a história.

Nesse curso procuramos mostrar como isso pode ser feito.

OBJETIVOS DO CURSO


Objetivo Geral:

Capacitar profissionais a elaborarem projetos, palestras, planos, propostas, metodologias e outros documentos, utilizando a Técnica de Roteiros

Objetivos Específicos:

  • Inicialmente, explicamos como é tecnicamente elaborado um roteiro e como essa técnica pode ser aplicada na preparação de uma apresentação ou de um documento profissional, seja ele um projeto, um plano de negócio, um relatório ou uma proposta para um cliente; 
  • Enfatizar a importância de uma apresentação ou de um projeto como instrumentos rápidos e efetivos de sensibilização de pessoas;
  • Ensinar técnicas de obtenção de atenção da audiência para transmitir ideias e fixar os pontos essenciais do trabalho;
  • Mostrar a importância de um encadeamento lógico dos argumentos, de forma a conduzir a audiência através do assunto, desde a apresentação, passando pelo “conflito” ou confrontação, até a conclusão.
  • Apresentar a Técnica de Elaboração de Roteiros, com suas definições pelos autores, os aspectos fundamentais de sua construção e a jornada percorrida pelo escritor para elaboração de seu trabalho.
  • Detalhar as etapas de um roteiro fazendo analogias com as etapas da elaboração de um projeto, ou uma apresentação e o passo a passo do processo de criação. 
  • Enfocar a importância da organização do pensamento e da síntese do “conflito-matriz” do trabalho, com a exposição de sua apresentação, desenvolvimento e solução;
  • Apresentar exemplos de aplicação da teoria.

PÚBLICO-ALVO


Perfil:  Empresários, potenciais empreendedores, profissionais liberais, consultores, projetistas que precisam elaborar documentos e apresentações.