O Colégio Presbiteriano Mackenzie iniciou suas atividades em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain chega à cidade de São Paulo.
A senhora Chamberlain recebeu meninos e meninas para a escola que se iniciava, fazendo valer o princípio que permanece até os dias de hoje: não fazer distinção de sexo, credo ou etnia. No ano seguinte, foi constituída a Escola Americana, embrião do Colégio, que abrigava filhos de escravos e de famílias tradicionais.
A fama da Escola Americana não ficou restrita ao Brasil, chegando aos ouvidos do advogado americano John Theron Mackenzie que, sem nunca ter vindo ao Brasil, deixou em testamento uma doação à Igreja Presbiteriana Americana para que se construísse no Brasil uma escola de Engenharia. Desta forma, tem início o nome utilizado até hoje: Mackenzie.
Com tradição, pioneirismo e inovação na educação, sempre visando à formação global de seus alunos, o Mackenzie hoje oferece oportunidades de permanência na instituição desde a Educação Básica até a Pós-Graduação, em níveis de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).
Atualmente, o Mackenzie está em diversos locais do país, oferecendo educação e saúde para as pessoas, cuidando do ser humano de forma integral. Prova disso são seus Colégios, Faculdades, Universidade e Hospitais, em unidades em São Paulo (SP), Alphaville (SP), Tamboré (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Castro (PR), Curitiba (PR), Dourados (MS) e Palmas (TO).
Em julho de 2015, após várias tratativas e dando continuidade ao plano de expansão do Instituto Presbiteriano Mackenzie, começam as obras de construção daquele que hoje especialmente conhecemos como Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas, no estado do Tocantins. Logo após 7 meses, no mês de fevereiro, ainda em construção, as portas do Colégio são abertas para receber em aulas os primeiros alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I.
No dia 15 de junho de 2016, com as obras concluídas, é realizada a cerimonia oficial de inauguração do prédio, tendo por primeira diretora a Professora Lucilma Ribeiro Freitas Romão e como primeiro capelão o Rev. Roberto Alves de Alencar.
Um começo singelo com apenas 76 estudantes e 23 colaboradores deu início a um progressivo crescimento em excelência pedagógica, filantrópica que se dedica às ciências divinas e humanas, comprometida com a responsabilidade socioambiental, em busca contínua da excelência acadêmica, do cuidado e da gestão, bem aqui no capital do Tocantins. Sempre visando educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.
Atualmente, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas, possui mais de 500 estudantes, um pouco mais de 60 colaboradores contando com o funcionamento de todos os segmentos da Educação Básica, sendo que a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II funcionam no prédio principal. O Ensino Médio se encontra em funcionamento no prédio próximo, tendo em vista o gradual crescimento como Instituição.
Conheça os principais diferenciais pedagógicos: