Observação Importante
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.
Apresentação
O objetivo do curso é oferecer aos profissionais interessados, espaço de desenvolvimento profissional relativo à docência universitária, contemplando as especificidades do ensino superior, fundamentadas em princípios éticos e científicos.
Público-Alvo
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em atualização, análise e problematização quanto aos elementos constitutivos da docência na educação superior, próprios da aprendizagem do adulto, ou interessados em ingressar na docência do ensino superior.
Objetivo do Curso
Além de (re)conhecer a importância do planejamento na organização curricular do ensino superior, o curso propõe analisar: as raízes constitutivas da educação superior no Brasil e as concepções didático-pedagógicas decorrentes; a complexidade das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem na educação superior; a importância da prática docente investigativa e da produção de pesquisa acadêmico científica, bem como das atividades extensionistas na educação superior.
Possibilidades de Atuação
Com esta formação, o aluno estará apto a identificar os desafios da prática docente no ensino superior frente às exigências da sociedade contemporânea ao conhecer as contribuições teóricas e experiências práticas relacionadas às novas tecnologias educacionais.
Programa
- A educação superior no Brasil;
- Marcos legais do sistema de ensino superior no Brasil;
- Processos de ensino e aprendizagem do adulto;
- Psicologia da aprendizagem;
- A concepção e organização curricular no ensino superior;
- Tecnologias digitais e recursos didáticos de ensino e aprendizagem;
- Metodologias contemporâneas e construção de materiais didáticos;
- Programas de aprendizagem e planos de Ensino;
- Avaliação formativa no ensino superior;
- Aplicação do Conhecimento.
Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.