GEOLOCAL: UM SISTEMA DE NAVEGAÇÃO BRASILEIRO INDEPENDENTE DE GNSS
O Geolocal é um novo sistema de posicionamento independente de qualquer sistema GNSS (GPS ou equivalente). O sistema permite diversas aplicações estratégicas e econômicas, como sincronismo remoto de relógio, navegação de aeronaves e balões, rastreamento de mísseis e bombas inteligentes, determinação da órbita de satélites e geoposicionamento de alvos remotos.
O sistema possui um novo conceito de geometria que corresponde a uma configuração "GPS" invertido, utilizando quatro estações de referência em terra, sincronizadas no tempo, instaladas em coordenadas geodésicas bem determinadas, e uma repetidora no espaço, transportada por um avião, balão, satélite, etc.
O sinal é transmitido por uma das bases de referência, retransmitido pela repetidora e recebido de volta pelas quatro bases, produzindo quatro medidas de ranging, que são corrigidas em relação aos atrasos ocorridos na transmissão.
Uma função de minimização é utilizada para comparar as posições da repetidora, determinadas em relação a pelo menos dois grupos de três bases de referência, para corrigir o tempo de trânsito do sinal na repetidora e os atrasos de propagação, e, por conseguinte, fornecer a posição exata da repetidora em determinado momento. Uma vez que as coordenadas da repetidora são conhecidas, as outras determinações e aplicações tornam-se simples.
Mais informações:
- Estudo e desenvolvimento de software e hardware para realizar prova de conceito do sistema Geolocal (Dissertação de Mestrado, 2021)
- Geolocal – A New System for Geo-Referencing: Analysis of Base Distribution. (Journal of Navigation, 2021)
- Implementação das funções básicas do Geolocal: um sistema de navegação brasileiro independente de GNSS. (Relatório MackPesquisa, 2020)
- Análise gráfica do PDOP no sistema Geolocal. (BTSym, 2019)
- Geolocal: um sistema de navegação brasileiro independente de GNSS. (Vídeo TV Mackenzie, 2019)
- Implementação das funções básicas do Geolocal: um sistema de navegação brasileiro independente de GNSS. (Projeto MackPesquisa, 2018)
- PDOP simulations of Geolocal: a geo-referencing system independent from GNSS systems. (COSPAR, 2018)
- Implantação de um Sistema de Georreferenciamento independente de outros sistemas de navegação por satélite: o Geolocal (Dissertação de mestrado, 2018)
- GNSS-Free Geo-Referencing System Using Multiple LEO CubeSat Formation(IAA-LACW, 2016)
- Preliminary Satellite Orbit Determinations Using a New System for Geo-Referencing (IAG-IUGG, 2015)
- A New Independent GPS-Free System for Geo-Referencing from Space (Positioning, 2014)
- New System and Process for Geo-Referencing (SIGE, 2013)
- Simulação do algoritmo de geoposicionamento (2013)
- Signal Transceiver Transit Times and Propagation Delay Corrections for Ranging and Georeferencing Applications (Mathematical Problems in Engineering, 2012)
- Nonrecursive algorithm for remote geolocation using ranging measurements (Mathematical Problems in Engineering, 2006)
Geotecnologias aplicadas à Engenharia
Este projeto tem como objetivo promover atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento, aplicação e difusão de geotecnologias nas áreas de engenharia, computação, arquitetura e urbanismo, entre outras, através de projetos de pesquisa, projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, capacitação docente e discente, nas diversas unidades acadêmicas da UPM. O projeto é suportado pelo Laboratório de Geotecnologias (LABGEO) da UPM.
Áreas de pesquisa
- Tratamento e análise de dados geoespaciais utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
- Sistemas de Posicionamento Geográfico
- Sensoriamento Remoto com drones e Processamento Digital de ImagensSistemas de Posicionamento Geográfico
- Topografia com drones e GNSS
- Inspeção predial, industrial e de estruturas com drones
- Outras