A Educação Empreendedora fomenta experiências de ensino e de aprendizagem que capacitam os alunos a identificar problemas e oportunidades, para que, com o uso de competências e de estratégias inovadoras, enderecem problemas e produzam iniciativas de alto impacto, seja no desenvolvimento da sua carreira, na criação de um negócio ou mesmo no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social.
O Núcleo de Educação Empreendedora (NEE) é responsável pelos componentes curriculares universais de Princípios de Empreendedorismo e Projetos Empreendedores (um componente curricular universal é aquele que faz parte das Matrizes Curriculares de todos os cursos de Graduação da UPM). A jornada pela Educação Empreendedora, por meio dos componentes curriculares aqui mencionados, passa por quebrar uma série de paradigmas relacionados ao que é Empreendedorismo, proporcionar repertório aos estudantes para seus planos de carreira e de vida, além de ser uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre as principais competências empreendedoras. O componente curricular Projetos Empreendedores finaliza o ciclo da Educação Empreendedora com o desenvolvimento de um projeto empreendedor, introduzindo o aluno à dimensão de ideação e validação do modelo de negócios e finalizando com a construção do projeto.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) é reconhecida pela sua educação empreendedora, tendo recebido, em 2021, o Prêmio FEJESP de Educação Empreendedora, que premia as principais Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo que se destacam nessa área.
O NEE é composto por um grupo de professores selecionados da Universidade e a este grupo são oferecidas, semestralmente, ações de formação contínua para que o ensino seja sempre atualizado do ponto de vista das práticas pedagógicas e dos conteúdos ministrados em sala de aula.
Prof. Ms. Rachel Neves Dias Francisco
Coordenadora
Contatos