ENGLISH FOR ACCOUNTING
PÚBLICO-ALVO: Contadores, Auditores, Estudantes de Contabilidade.
(ON-LINE VERSION)
Como um especialista em saúde que necessita realizar um “Full Body Scan” para compreender a saúde do paciente de uma forma global e a ao mesmo tempo identificar as áreas de risco para corrigir o problema, os contabilistas do futuro devem exercer diversas funções para conduzir o sucesso empresarial. Os Contadores não somente devem analisar e examinar os demonstrativos contábeis , mas também compreender as áreas de investimento, seguro, administração de capital, competitividade e arrecadação fiscal. Enquanto alguns profissionais de contabilidade identificam problemas de desenvolvimento profissional, outros enxergam oportunidades. Desta forma, estes profissionais necessitam acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, alterações de regulamentos contábeis e compreender as mudanças de responsabilidades e tendências éticas publicadas em língua inglesa nos melhores “Journals” internacionais. O Programa baseia-se no currículo da disciplina Accounting 101 ministrada nas melhores universidades americanas , apresentando os textos de acordo com os três “ Basic Flavors “ da Contabilidade: 1) “Financial Accounting”; 2) “Managerial Accounting” e 3)” Income Tax Accounting”.
Desta forma, este programa é destinado a alunos de Ciências Contábeis e profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em vocabulário de Contabilidade em geral. O resultado final é um domínio adicional às habilidades de escrita (aquisição de vocabulário da área) para a elaboração de balanços e relatórios e melhor desempenho na comunicação oral. Os desafios e oportunidades para os profissionais de contabilidade nos próximos 10 anos são, ao mesmo tempo, difíceis e emocionantes. Para contabilistas é necessário prever oportunidades de crescimento em contabilidade de investimentos e auditoria interna. Espera-se que o futuro contador seja multifuncional , que empenhe-se para aprimorar significativamente as habilidades sociais juntamente com o conhecimento técnico, seja profundamente fluente em língua inglesa para realizar negociações , adquira “Soft-Skills” e exerça suas responsabilidades sob o foco da ética.
Como suporte instrumental, o programa, com metodologia focada em Content and Language Integrated Learning (CLIL), utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals” , tais como: “Business Communication Quarterly”, “The Economist “, “The Financial Times” , “Journal of Financial Service Professionals” e livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário em “Accounting ”.
OBJETIVO(S)
- Ampliar o Vocabulário de Contabilidade e Finanças
- Ampliar a compreensão de relatórios e balanços em língua inglesa;
- Agregar valores ao profissional através do conhecimento de “Soft Skills” e Ética em Contabilidade;
- Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações , metáforas, e expressões idiomáticas;
ON-LINE PROGRAM: ENGLISH for ACCOUNTING
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DATES | INSTRUCTORS | CONTENTS |
CLASS 1
| Roseli Azevedo MBA |
|
CLASS 2
| Roseli Azevedo MBA |
|
CLASS 3
| Roseli Azevedo MBA | 18.Ethics in Finance and Accounting 19.Wrongdoing and Corruption/ Sour Milk / The Many Faces of Fraud 20. Management Accounting 21. Ethical Investment /Presenting P &L Statement
|
CLASS 4
| Roseli Azevedo, MBA |
22. Comparing Performance / Financial Performance 23. Business Cases ( Using the Dictogloss Technique) Financial Scandals – Crying over the Spilled Coffee 24. Auditing 25.Share Capital and Debt |
CLASS 5
| Roseli Azevedo, MBA | 26. Ethics in Accounting Education: the forgotten Stakeholders 27.Bursting Bubble 28. Investment and Debt 29. Investment 30.Tax Accounting / The Future of Accounting |
METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:
- Content and Language Integrated Learning (CLIL) where Accounting terms are taught through the Medium of English ; that is English for Academic Purpose (EAP);
- Lexical Approach - Michael Lewis (1997)- Presenting traditional grammar and vocabulary , but also multi-word prefabricated chunks;
- Use of texts, games and presentations – Using the Dictogloss Technique to improve communication skills ;
- Theoretical-practical exercises support the practical part of the course.
BIBLIOGRAFIA
BEAN, David F. Ethics in accounting education: the forgotten stakeholders. New York, The CPA Journal, Jul.2006.
CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0
COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate. Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9
GORMAN, Joseph F.; HARGADON, Joseph M. Accounting futures: healthy markets for time-honored profession. Journal of Financial Service Professionals, Jan.2005.
HEFFES, Ellen M. IFRS Section: definition of fair value, one of the differences between U.S. GAAP and IFRS. Financial Executive, Dec.2008.
HOFFELDER, Kathleen. The softer side of accounting. CFO [s.l.], Jul-Aug.,2013.
JOHNSON, Christine. Market Leader: banking and finance. Harlow, Pearson Education, 2008. 96 p.
MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.
MASCULL, Bill . Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN - 978-0-521-7486-2
NACH, Ralph; PARKER, Michael D. The new revenue accounting standard: impact on economic damages analyses. The Value Examiner, [s.l.], Mar-Apr., 2020.
POWER, Ben. Hard demand for soft skills. Acuity, [s.l.], Oct.-Nov.2018
ROBLES, Marcel M . Executive Perceptions of the the top 10 Soft Skills need in today’s workplace. Business Communication Quarterly, [s.l.], v. 75 , n.4, 2012.
TAYLOR, John; PELTIER, Stephen. Career Path: accounting . Newbury; Express Publishing, 2011. 3 v.
UGALDE VÁSQUEZ, Andrés; NARANJO-GIL, David. Management accounting systems, top management teams and sustainable knowledge acquisition: effects on performance. Sustainability, [s.l.], vol.12, n.5, Mar.2020.
AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir sentenças; parágrafos e interagir com o grupo.
CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado/ AMERICAN UNIVERSITY, Washington D.C. Tem ministrado cursos de Inglês para Negócios, Exportação e Importação e Contabilidade por 22 anos através de especializações realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos( University of Florida - Teacher’s Training Program) e Inglaterra ( Oxford House College). Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies) e Estagiária na Hayden Library na Arizona State University, Tempe, AZ.