Objetivo
Este curso trata da definição de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as formas de apresentação e as características motoras das pessoas com TDAH. Relaciona algumas pesquisas que demonstram os benefícios da atividade física para essas pessoas, ressaltando sua importância como componente no tratamento multidisciplinar e sua valorização como forma de tratamento não farmacológico para pessoas com esse transtorno.
Conteúdo programático
• Definição do TDAH
• Principais habilidades comprometidas no TDAH
• Caracterização motora de pessoas com TDAH
• Classificação das atividades físicas e seus benefícios para esse público
• Aspectos sociais e cognitivos das atividades físicas para pessoas com TDAH
Métodos de ensino
O curso de extensão proposto adota uma metodologia dinâmica e multidisciplinar, combinando diferentes recursos educacionais para promover uma aprendizagem abrangente e flexível. A abordagem pedagógica é centrada no aluno, incentivando a autonomia e a participação ativa no processo de aprendizagem. Os principais recursos utilizados são:
- Videoaulas: as videoaulas são o principal meio de transmissão de conteúdo, oferecendo explicações claras e detalhadas sobre os temas abordados. Elas são gravadas por especialistas na área, permitindo que os alunos assistam no seu próprio ritmo e revisem quantas vezes necessário.
- Leitura dos textos sugeridos: para complementar as videoaulas, são disponibilizados textos selecionados, como artigos científicos, capítulos de livros e materiais de apoio. Essas leituras aprofundam o conhecimento teórico e proporcionam diferentes perspectivas sobre os temas estudados.
- Áudios: recursos em áudio, como podcasts ou gravações explicativas, são utilizados para oferecer uma alternativa de estudo que se adapta a diferentes estilos de aprendizagem e situações do cotidiano. Os alunos podem ouvir os conteúdos enquanto realizam outras atividades, otimizando o tempo disponível.
- Atividades práticas e reflexivas: ao longo do curso, são propostas atividades que visam consolidar o aprendizado e estimular a aplicação dos conceitos.
A metodologia do curso é desenhada para ser inclusiva e acessível, permitindo que os alunos gerenciem seu próprio ritmo de estudos.