Exercida pelo Professor Anderson Dias Cezar, a Coordenação de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso, jurisdiciona as atividades de pesquisa nas áreas de conhecimento dos cursos de graduação. Compete ao Coordenador, entre outras, supervisionar, orientar, promover o incremento e aprimoramento dos trabalhos da pesquisa e extensão no âmbito do Mackenzie Rio, assessorar as Coordenações de Cursos de Graduação na atribuição de encargos de pesquisa aos respectivos docentes.
Todos os nossos Cursos de Graduação possuem Programas de Pesquisa, que se desdobram em atividades extesionistas, de presença e atuação da Faculdade na sociedade. Tais ações de extensão garantem que o conhecimento gerado no ensino e na pesquisa se transforme em benefício para a coletividade. Nos projetos e programas oferecidos estão as oportunidades do estudante vivenciar, junto à comunidade, a aplicação de valores de ética e cidadania inerentes à sua carreira profissional, formando-se assim um profissional mais preparado
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o trabalho de encerramento de curso. Essa Coordenadoria cuida exatamente dos processos envolvidos no desenvolvimento desse trabalho. A sua Faculdade tem um regimento específico para a feitura do TCC, que é realizado nas etapas finais. Porém, é preciso ficar atento pois há disciplinas que são pré-requisitos para a elaboração do Trabalho de Conclusão (como Metodologia Científica).
A Coordenação de Atividades Complementares, exercida pelo Professor Wagner dos Anjos Carvalho, são atividades previstas nos Projetos Pedagógicos de Curso, divididas entre ensino, pesquisa e extensão, que cumprem um papel de inserção do estudante na sociedade. Partindo-se da premissa de que a formação superior não se adquire apenas dentro da sala de aula, propõem-se atividades como participação em congressos e seminários, visitas a museus, idas ao cinema, desde que dentro do planejamento estabelecido pelo Coordenador de Atividades Complementares conjuntamente com o Coordenador de seu Curso de Graduação, passando a integrar a carga horária do mesmo.
Uma boa oportunidade de trabalho, em sua área de formação, é o que todo estudante deseja ao final da graduação. O caminho natural para isso é o estágio, que é obrigatório em todos os Cursos. E nesse ponto vale destacar que o Mackenzie Rio é reconhecido pela elevada empregabilidade de seus alunos. O alto número de contratos de estágio intermediados pela Faculdade é prova disso.
A Coordenação de Estágios, exercida pelo Professor Nilton Gonçalves, tem por finalidade coordenar as atividades de acompanhamento de programas institucionais para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, como as atividades de estágio. É ele que cuidará dos procedimentos referentes aos estágios, que sofrem alterações em cada curso (como carga horária, semestre em que o estágio já pode ser iniciado, etc.).
A Coordenadoria de Atendimento ao Discente da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, é fruto do compromisso da Faculdade com a melhoria permanente e contínua dos seus processos acadêmico, pedagógico e organizacional, buscando favorecer o bem estar pessoal dos sujeitos sociais, a otimização de resultados institucionais e a excelência acadêmica e, consequentemente, a inserção profissional qualificada dos discentes egressos da instituição.
O prof. Mauro Sergio Felix Junior atende no quinto andar do prédio da rua Marquês de Olinda, nº 70, em Botafogo, mediante agendamento prévio.
Incluem-se entre os objetivos da CAD: Promover atendimento individualizado de aconselhamento ao aluno solicitante ou encaminhado; promover atendimento individualizado de aconselhamento a professores e funcionários diretos da instituição, que lidam com os discentes atendidos; promover aperfeiçoamento dos docentes da instituição, apresentando-lhes as melhores práticas pedagógicas, voltadas ao atendimento dos discentes atendidos e; assessorar a Direção Geral e as Coordenações de Cursos de Graduação em assuntos relacionados às práticas pedagógico-acadêmicas.
A Coordenadoria de Apoio Didático-Pedagógico possui natureza inter-funcional, e desenvolve suas funções articulando-se com as demais Coordenações da Faculdade e da Comissão Própria de Avaliação. A mesma orienta-se pelo objetivo geral de promover a educação permanente do corpo docente, assegurando que as mediações e práticas didático-pedagógicas ocorram conforme necessidades de uma sociedade complexa, em transformações permanentes.
Sua finalidade, dentre outras, consiste em apoiar os docentes na produção de material para as atividades de ensino; promover educação e atualização do corpo docente em procedimentos e práticas pedagógicas compatíveis às necessidades da educação de adultos; assessorar o corpo docente no planejamento de atividades de ensino e os órgãos de administração acadêmica no planejamento curricular e na determinação dos procedimentos para o desenvolvimento do mesmo; promover deforma periódica e sistemática levantamento de necessidades e ações da educação continuada; promover eventos educacionais que venham a se constituir em meios de aprimoramento do desempenho do corpo docente; desenvolver pesquisas e estudos junto às comunidades acadêmicas externa e interna visando assegurar contemporaneidade às práticas acadêmicas institucionais.