O 11° Encontro de Comunicação e Letras aconteceu entre os dias 05 e 06, promovido pelo Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Agência Júnior de Comunicação Mackenzie e apoio do diretório acadêmico DACAM.
Com o tema “Saberes em Diálogo”, o encontro ofereceu aos alunos palestras e oficinas que discutiram sobre diversos assuntos relacionados à área de comunicação e língua portuguesa. As palestras foram proferidas por convidados externos e antigos alunos que estão hoje no mercado de trabalho.
Dentre os palestrantes esteve Antonio Moura Reis, da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) que falou sobre os filmes que abordam histórias e repórteres importantes no jornalismo; o diretor do Museu da Língua Portuguesa, professor Antônio Carlos Sartini, falando sobre a importância do museu para a população e Cauã Taborda, gerente de comunicação e políticas públicas do Google Brasil, que contou aos alunos como foi sua carreira até chegar na empresa atual.
Deve-se considerar também nesse último dia de Encontro a presença de Lilian Coelho, jornalista da TV Cultura, que relatou os obstáculos de sua carreira, alegando ser necessário o compromisso com a agenda e o bom relacionamento com o grupo de trabalho. Já Pedro Marcondes, repórter da Istoé, discorreu sobre suas experiências em jornalismo político enquanto Gustavo Brigatto, repórter do jornal Valor Econômico, discutiu sobre o jornalismo especializado em sua área.
O evento contou ainda com o VI Fórum de Pesquisa e o 7° Seminário Histórias de Roteiristas. O Fórum de Pesquisa visa estimular o envolvimento dos alunos de graduação na área de pesquisa e propiciar um espaço para a divulgação e discussão dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos cursos de Jornalismo, Letras e Publicidade e Propaganda.
Confira aqui a cobertura completa do evento feita pelos alunos.