Conectando talentos: estratégias para fazer networking no ambiente de trabalho

Compartilhe nas Redes Sociais

31.01.2024


Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Para simplificar a ideia, o network trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

No dinâmico mundo corporativo, a construção de uma rede de contatos sólida no ambiente de trabalho é uma habilidade essencial para o sucesso profissional. Em um esforço para promover o desenvolvimento de carreiras e a colaboração, muitos profissionais adotam estratégias inovadoras para fazer networking e aumentar sua rede.

Conheça os colegas e alcance metas profissionais

Em um ambiente onde a colaboração é a chave, conhecer os colegas de trabalho vai além do cumprimento diário no elevador ou no setor. Profissionais bem-sucedidos entendem a importância de estender as responsabilidades, interesses e metas profissionais com o objetivo de construir conexões mais significativas. Para estabelecer conexões no ambiente de trabalho, é fundamental adotar uma abordagem proativa e genuína. Além disso, estar aberto(a) a compartilhar metas, criando um ambiente de reciprocidade que fortaleça os laços profissionais é de suma importância. Não subestimar o poder de pequenas interações cotidianas, como uma breve conversa na copa ou uma troca de ideias durante uma pausa é importante, uma vez que, esses momentos informais muitas vezes resultam em conexões duradouras - podendo até mesmo extrapolar o ambiente de trabalho.

Defina metas de aprendizado

Se deseja fazer novas conexões, mas não sabe por onde começar, concentrar-se em encontrar pessoas com quem possa aprender é um bom caminho. Começar buscando conexões no setor ou pessoas que estejam no mesmo nível hierárquico que podem ser colegas da mesma equipe, ou pessoas de outros departamentos que trabalham em projetos que lhe interessam, é um bom começo. Em seu artigo, “Como fortalecer sua rede quando você está apenas começando”, a autora Holly Raider explica que as conexões podem não apenas ensinar novas habilidades, mas também fornecer uma visão mais variada da organização, ajudar a moldar seu desempenho e proporcionar acesso a oportunidades em diferentes áreas da empresa.

Trabalhe a autoconfiança

Ser autoconfiante durante um evento de networking pode ajudar a navegar com sucesso pela ocasião e a criar conexões mais úteis. Ao ensaiar respostas a perguntas comuns que podem surgir, como, por exemplo, “Fale-me sobre você” ou “Há quanto tempo você está no setor?”, garantirá que a entrega seja mais tranquila e natural.

Durante o evento, iniciar conversas com outras pessoas, oferecer um aperto de mão firme se for apropriado, manter a postura ereta e fazer contato visual durante toda a conversa são formas de comunicação não-verbal que demonstram confiança e podem facilitar a manutenção de uma conversa. Com dicas simples, porém, valiosas, é possível fazer networking e crescer profissionalmente.