Alunos do Ensino Médio produzem conteúdo que ajuda no enfrentamento do isolamento social

Compartilhe nas Redes Sociais
MackTransforma divulga informações confiáveis e auxilia estudantes a darem voz aos sentimentos comuns na quarentena

04.06.2020 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Um projeto do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) levou à criação de uma página nas redes sociais para que os estudantes produzissem e divulgassem informações confiáveis e conteúdos de qualidade, como forma de auxiliar no enfrentamento do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. 

O MackTransforma é produzido e administrado pelos próprios alunos, sob a coordenação da professora do CPMB, Marianna Brandão. De acordo com ela, o projeto nasceu de um questionamento sobre como a escola poderia contribuir com os estudantes, para além das questões do ensino. “Percebi a necessidade de dialogar com meus alunos e dar voz aos seus anseios, além de sentirmos que havia uma demanda por informação de qualidade que navegasse sob a luz da ciência”, declara a docente. 

Na página no Instagram, os alunos compartilham mensagens de encorajamento, sugestões de conteúdo cultural, como músicas e filmes, e também dicas de comportamento, como por exemplo, formas de combater a procrastinação em tempos de isolamento social. 

A participação no projeto é livre e não está relacionada a quaisquer sistema de notas oferecido pela escola. Ainda segundo a professora, a ideia é escorada em três pilares: o propósito, a resiliência e a empatia, além de estar em total sintonia com o espírito mackenzista, pois “viabiliza a exploração do interesse pessoal dos nossos alunos alinhado com o mundo hoje, despertando o protagonismo dos integrantes da nossa comunidade Mackenzista frente às problemáticas enfrentadas globalmente”. 

Apesar de ser direcionado para o Ensino Médio, o MackTransforma ganhou adesão de alunos de diversas idades, como é o caso da estudante Lorena Silva, do 9º ano. Para ela, o projeto contribui não apenas para melhorar o aprendizado pessoal. “Muda não só a minha vida, mas de outras pessoas, porque auxilia muita gente a passar por essa fase difícil, fornecendo uma série de informações de maneira fácil e rápida”, menciona. 

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Gustavo Sathler, a iniciativa é uma forma dos estudantes se expressarem e compartilharem ideias. “Como Mackenzistas devemos honrar essa oportunidade de impactar nossa sociedade através dos meios e maneiras que nos são propostas”. 

Marianna Brandão acredita que os depoimentos dos participantes deixam claro como o perfil ajuda no enriquecimento da formação cidadã. “Os depoimentos elucidam o incrível potencial a ser desenvolvido nos nossos alunos e nos faz refletir sobre quais caminhos desejamos trilhar para proporcionar aos nossos alunos relações mais interessantes com os conteúdos”, conclui a docente.