24.04.2015 - EM
Nesta sexta-feira, o curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemora 10 anos de implantação. Os profissionais formados são habilitados a atuar em todos os procedimentos que envolvem medicamentos, incluindo a sua formulação adequada, produção, controle de qualidade, análise e fiscalização, assim como na produção e controle de cosméticos. É um dos cursos mais novos do Mackenzie e na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE, recebeu o conceito 5, nota máxima.
A comemoração prevê diversas atividades realizadas ao longo do dia. Às 7h30, a abertura do evento contou com palestras do ex-reitor da UPM, Manasses Fonteles, e de Pedro Eduardo Menegasso, presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo - CRF/SP. A tarde, acontecerão as Ações de Saúde, em parceria com os demais cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e a noite contará com o encerramento do evento e a premiação dos vencedores do XIV Workshop de Alimentos.
O clima de festa traz boas lembranças e muitas expectativas. O professor Roberto Rodrigues Ribeiro, que foi coordenador do curso entre 2005 e 2011, contou sobre o início dessa história, a contratação de professores competentes, os projetos de boas instalações e a importância da co-participação da universidade e do instituto em todo o processo, lembrando do apoio do antigo reitor, Manasés. “Um dos grandes momentos foi a primeira visita do MEC, eles ficaram impressionados com a estrutura. Recentemente, nosso curso foi muito bem avaliado pelo ENADE, o que para nós isso é motivo de orgulho muito grande”, pontuou.
A implantação do curso de Farmácia fez parte do desafio de expandir a área da saúde no Mackenzie, como conta o ex-reitor Manassés. “ Foi um curso de impacto dentro desse projeto que continua na gestão atual. Trabalhamos intensamente para fazer um projeto diferente e fizemos. A vocação do curso buscava atuar em áreas inovadoras para a época, felizmente com muito sucesso. É um grande prazer olhar pra trás e ver que apesar das dificuldades do início, é um trajeto de muita felicidade”.
O vice-reitor da UPM, Marcel Mendes, representando o reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto, teceu elogios ao curso. “No contexto da universidade é um curso relativamente novo, mas que já se consolidou em termos de qualidade, reconhecimento externo e empregabilidade. Tem uma grande base científica, um corpo docente muito qualificado e todos os melhores indicadores. O que podemos esperar é que siga essa trilha, cresça também em tamanho e que continue a ser uma das nossas estrelas, principalmente na área de saúde, na qual ainda estamos construindo uma história”.
Para a atual coordenadora do curso, Vera Farah, o objetivo é continuar mantendo esse ritmo. “Espero que melhore cada vez mais. Estamos fazendo um belíssimo trabalho com a equipe de docentes, visando aumentar o curso, trazendo mais alunos e fortalecendo o nome da Farmácia aqui no Mackenzie. Queremos nos firmar como o melhor curso de Farmácia de São Paulo”, concluiu.