Hospital Mackenzie completa 65 anos de vocação em servir

Compartilhe nas Redes Sociais
Culto de Gratidão celebrou o aniversário da instituição que prestou mais de 2 milhões de atendimentos em um ano

06.09.2024 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 65 anos de fundação neste dia 5 de setembro. Um ano especial para a instituição, não só pela data, mas pelo marco alcançado em 2024, quando o hospital passou a ser uma instituição Acreditada, reconhecida formalmente pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
 
Esta certificação é concedida pela ONA mediante uma criteriosa avaliação com foco na gestão da qualidade, segurança, melhoria contínua e cuidado centrado no ser humano. Menos de 6% dos mais de 7 mil hospitais brasileiros possuem essa certificação, que indica o compromisso com a segurança do paciente.

Um culto de gratidão, realizado na capela do HUEM, celebrou o aniversário do Hospital. A pregação do Reverendo Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie, trouxe palavras de gratidão por tudo de bom que Deus faz em nossas vidas, incluindo a transformação do HUEM sob a gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

O evento contou com a presença do diretor de Infraestrutura e Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, representando a DIREX, do gerente do projeto “Para Sempre Mackenzista”, Ciro Aimbiré de Moraes Santos e da diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), dra. Carmen Marcondes Ribas. Após a abertura conduzida pelo capelão Marcelo Pinheiro, o Coral do HUEM fez uma apresentação que emocionou os colaboradores que lotaram a capela.

Transformação

Maior prestador SUS do estado do Paraná, o Hospital Mackenzie realizou mais de 2 milhões de atendimentos em 2023, e deve superar essa marca até o final de 2024. No ano passado foram mais de 27 mil cirurgias gerais, 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 369 mil consultas ambulatoriais, quase 30 mil internamentos, 2,8 mil partos e cesáreas, além de 1,65 milhão de exames laboratoriais e de imagem.

“São números que impressionam, pois é uma média de quase seis mil atendimentos por dia, em todas as linhas de cuidado, de procedimentos simples até transplantes e cirurgias de alta complexidade”, destaca o diretor geral, Tiago Tormen.

Após enfrentar um momento conturbado que quase culminou no fechamento da instituição, o hospital está sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie desde 2019, quando iniciou uma revolução com uma extensa lista de melhorias implementadas, a começar pela fachada do tradicional complexo inaugurado em 1959.

Foram criados novos ambulatórios, construída uma ala pediátrica de ponta, inaugurado um novo Pronto-Socorro, criada  uma Unidade de Atendimento a Convênios, uma moderna UTI Cirúrgica, um Centro de Oncologia, uma Unidade da Mulher, um Ambulatório Pediátrico renovado, um Banco de Multitecidos Humanos, uma nova Central de Esterilização. 

E não parou por aí, também foram inauguradas uma nova ala especializada em tratamento de queimados, novas unidades de Oftalmologia, de Dermatologia e Cosmiatria, novo Centro Cirúrgico Oftalmológico, novo Centro de Procedimentos Ambulatoriais voltado à endoscopia e urologia, nova unidade de transplantes, entre outros avanços.

“Datas comemorativas são importantes para fazermos um balanço, refletirmos sobre o passado e olharmos para o futuro. Temos um planejamento sério e seguiremos avançando para atingirmos níveis cada vez melhores, buscando o atendimento de excelência”, destaca Tormen.