01.09.2021 - EM Eventos
O III Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas aconteceu no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré entre os dias 16 e 18 de agosto, de forma on-line, transmitido pelo YouTube. O evento foi preparado para os docentes que atuam nos segmentos da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e para a equipe técnica do CPM Tamboré.
Durante as três noites do Seminário, oito comunicadores se revezaram para apresentar práticas pedagógicas de sucesso que, trabalhadas com crianças desde pequenas, podem fazer toda a diferença no seguimento da vida escolar dos alunos no Ensino Fundamental. O tema principal da edição deste ano foi Práticas de linguagem na formação do leitor, entre elas, foram apontadas no encontro a leitura compartilhada e a produção coletiva de textos, tendo o professor, em ambos os casos, um papel fundamental na mediação entre a criança e o texto.
A orientadora pedagógica da Educação Infantil do CPM Tamboré e idealizadora do evento, Laís Cardoso, contou que o Seminário é uma oportunidade para os professores de diferentes níveis escolares trocarem experiências e possíveis práticas a serem realizadas em sala de aula, pois essa troca enriquece muito o trabalho de todos, que têm muito a aprender e compartilhar entre si. Além disso, o encontro contribui para, cada vez mais, ampliar as habilidades dos professores e aumentar a qualidade de aprendizagem dos estudantes.
“A Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental são a base para o aprendizado mais aprofundado, envolvendo todos os componentes curriculares, não apenas a área de Linguagens ou a formação do leitor. Podemos comparar esses anos iniciais aos alicerces de um grande edifício, se forem bases frágeis, o edifício não se sustentará”, destacou Laís sobre a importância de investir nos primeiros anos da Educação, que focam no processo de alfabetização, desenvolvendo práticas de Literacia que visem à formação do leitor.
A leitura deve ser trabalhada de modo a despertar o interesse das crianças e, então, relacionar a aprendizagem com algo pelo qual elas se interessem naturalmente, como jogos, brincadeiras e músicas. A partir disso, os alunos passam a compreender melhor o código linguístico e, com o tempo, começam a ler textos mais complexos e, assim, tornam-se leitores fluentes.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem algumas proposições para o Ensino Fundamental na área de linguagens, elas envolvem: apropriação da linguagem escrita como forma de interação entre pessoas e conteúdos; leitura, escuta e produção de textos com autonomia e criticidade; e aperfeiçoamento de práticas de leitura literária.
“Ao envolver a equipe do CPM em um evento como este, acredito que todos os alunos saiam ganhando também. Uma vez que vão interagir com professores ainda mais motivados e engajados em proporcionar boas práticas, que visem a uma aprendizagem real e significativa”, finaliza Laís.
O evento totalizou 95 inscritos entre professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e a equipe Técnico-Pedagógica, que conta com coordenadoras, assessora pedagógica, mentora de Língua Portuguesa, diretora e orientadoras pedagógicas. Com o sucesso do Seminário, já há mobilização favorável a um próximo encontro, que deve ocorrer em 2022.
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Salmos 119:11