12.08.2024 - EM Atualidades
Nascido e criado na zona sul de São Paulo, Jorge morou em seus primeiros anos na região de Interlagos, mas se mudou para o Grajaú ainda criança. Por lá, ele e sua família viviam de favor em um sítio, afastado da turbulência do centro da cidade. Além dele, seus pais tiveram mais dez filhos.
Conforme foi crescendo, ao terminar a escola, ele, pensando em qual curso fazer, mesmo sendo apaixonado por letras e por fazer poemas, tomou outro rumo. Escolheu se formar em contabilidade, por acreditar ser uma área melhor em questão de salário e com uma concorrência menor no mercado.
Mas, essa paixão pela poesia não morreu, ele continuou produzindo seus trabalhos líricos, em seus cadernos, como uma forma de terapia, expressando o que sentia em palavras. Jorge comentou sobre o equilíbrio entre esses dois universos, dos números e das letras.
“Eu gosto de pensar que encontro mais lógica na letra do que no número. É por isso que sofro, não só no trabalho, mas quando as coisas precisam ser muito exatas, o número tem muito disso, ‘dois mais dois é igual a quatro… e acabou’, ou é certo ou é errado. Quando olho para uma letra, vejo mais liberdade. Nas palavras, expresso a lógica que está dentro de mim, uma lógica que talvez não tenha lógica, mas para mim faz sentido”, salientou.
Jorge iniciou sua caminhada como colaborador do Mackenzie em 2022, na área de contabilidade, e um sonho que ele nem sabia que existia, surgiu, estudar direito. No Mackenzie, por meio da bolsa instituída para colaboradores da instituição, ele está realizando este objetivo.
Na instituição, existe um concurso para que os funcionários mostrem seus talentos, o “Programa CDR”, e partir dele, Jorge recebeu prêmio de destaque, com suas poesias.
Poemas de Jorge, recitados na entrevista:
- Amontoado - (Clique aqui)
- Carta para minha ansiedade - (Clique aqui)
O episódio completo está disponível no site, YouTube e app (Android e IOS).
O “Te Conheço de Algum Lugar” é uma iniciativa do MackPlay para dar voz e visibilidade às pessoas que contribuem todos os dias, cotidiano do Mackenzie. Através de entrevistas, explora as histórias, identidades e características culturais desses indivíduos muitas vezes invisíveis no corre-corre da rotina do Mackenzie. O objetivo é mostrar a diversidade e importância de cada um dentro da comunidade mackenzista e como suas histórias são mudadas depois que passam por aqui.