Leitura: uma maneira de aprender e se divertir

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Saiba como incentivar as crianças a lerem como atividade de lazer

14.04.2020 - EM Saúde e Bem-Estar

Comunicação - Marketing Mackenzie


A leitura é um dos fundamentos mais importantes na educação de uma criança e contribui no desenvolvimento da criatividade, escrita, comunicação e vocabulário, e por isso, tem que ser encarada e estimulada também como uma atividade de lazer. Neste período de isolamento social, em que pais e filhos passam mais tempo dentro de casa, pode ser uma boa oportunidade para criar uma rotina de leitura com as crianças e usar os livros como ferramenta de diversão.

De acordo com a orientadora educacional do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Sandra Piacente, o incentivo à leitura começa com os pais, que devem se atentar ao fato da criança reproduzir o que está presente ao redor dela. “O exemplo daqueles que convivem com ela é muito importante para que aprenda sobre a importância de ler. Se há leitores assíduos e apaixonados, provavelmente essa criança será uma futura leitora”, afirma Piacente.

Ler histórias com as crianças, incentivá-las a contar sobre o que leu, ter sempre em vista livros coloridos e de diferentes temas são algumas atitudes válidas, porém o incentivo à leitura também pode ocorrer sem o uso de livros. Os pais podem cozinhar com os filhos e fazer os pequenos lerem os ingredientes e preparo da receita, ou no caso de jogos e brinquedos, pedir que leiam as regras. Essas são maneiras de relacionar a leitura com o lazer e demonstrar sua importância e presença no dia a dia.

Para a orientadora educacional do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do CPM São Paulo, Lilian Sousa, com o estabelecimento de uma rotina, é possível tornar a leitura um passatempo mesmo com as crianças conectadas cada vez mais em aparelhos eletrônicos. “Em um primeiro momento, os pais estipulam horários para as atividades incluindo jogos e leitura. Dessa forma a criança compreenderá que pode ter lazer de formas diferentes e que não precisa abrir mão de um tipo de diversão para ter outro”, disse Sousa.

Por fim, as orientadoras educacionais do CPM São Paulo indicam algumas obras para as crianças lerem em casa: Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos; O menino Maluquinho, de Ziraldo; Bisa Bia, Bisa Bel e Menina bonita do laço de fita,de Ana Maria Machado; O caso da lagarta que tomou chá de sumiço, de Milton Célio de Oliveira Silva; Bom dia todas as cores, de Ruth Rocha.