Mackenzie sedia homenagem da ALESP a militares que atuaram no Rio Grande do Sul

Compartilhe nas Redes Sociais
Policiais e bombeiros atuaram nas forças de salvamento na tragédia do Estado

22.08.2024 - EM Atualidades

Comunicação - Marketing Mackenzie


O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) recebeu nesta quarta-feira, 21 de agosto, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para homenagear bombeiros e policiais militares paulistas que foram ao Rio Grande do Sul colaborar com as ações de resgate e salvamento aos atingidos pelas enchentes no estado.
 
No auditório do Mackenzie, estiveram reunidos diversas autoridades militares, deputados estaduais e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Lucas Bove. Foram feitas 816 homenagens aos militares. Alguns dos cães farejadores que colaboraram nos resgates também estiveram na cerimônia.
 
O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, prestigiou o evento e saudou a ação dos militares no estado atingido pelas enchentes. “O Mackenzie tem uma admiração muito grande por vocês, pelo exemplo de trabalho. É uma bênção muito grande ir em direção àquele que necessita. É um momento de gratidão por esses homens valorosos”, disse.
 
O presidente do IPM também lembrou que o Mackenzie colaborou com diversas ações para ajudar os atingidos na tragédia. “O Rio Grande do Sul passou por um problema muito grande e nós podemos dizer que somos amigos do Rio Grande Sul”.
 
No total, o estado de São Paulo enviou mais de mil militares, entre policiais e bombeiros, para colaborar com as equipes de segurança e de resgate gaúchas Os bombeiros enviaram um total de oito forças-tarefas. As forças militares atuaram também no policiamento ambiental e de área e no comando de aviação.
 
O subtenente do Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (GAED) do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Bortolo, relembrou os desafios de atuar no resgate às vítimas. “Foi uma missão árdua, principalmente nos primeiros dias, pois chegamos em meio ao caos e com o nível da água ainda subindo. Não conhecíamos o local e as cidades estavam submersas. Mas centenas de vidas foram resgatadas e foram conduzidas a locais seguros”, apontou, relembrando a ação dos Bombeiros no resgate ao cavalo Caramelo, que foi destaque em todo o país.
 
Bartolo também destacou a mudança no protocolo de ação, após as chuvas pararem. “Ao baixar as águas, nos deparamos com um cenário diferente. Fomos testemunhas da destruição que marcou o povo sulista, com perda humanas, patrimoniais e a desfiguração das paisagens naturais. Mas trabalhamos incansavelmente para que nossas ações pudessem trazer o mínimo de alento para as pessoas”, completou. 
 
Para finalizar a homenagem, o deputado estadual Lucas Bove agradeceu às forças especiais enviadas ao Rio Grande do Sul. “Agradecer não é nada perto do que os senhores fizeram. É um gesto mínimo, mas singelo, diante do que fazem por São Paulo e pelo Brasil. Vocês têm meu respeito e minha gratidão”, disse. 
 
Estiveram presentes também no evento: o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Sergio Silva Dantas, representante da Reitoria da UPM; o reverendo José Carlos Piacente, representante da Chancelaria do Mackenzie; o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas; o deputado estadual, Dimas Meca; o chefe da Assessoria Policial Militar da ALESP,  coronel Ricardo Roberto Tofanelli; o comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Nilton Cesar Zacarias Pereira; o comandante do Comando Aéreo da Aviação da Polícia Militar, coronel Ronaldo Barreto de Oliveira; o comandante do Policiamento Ambiental de São Paulo, coronel Carlos Navarro; e o comandante do Policiamento da Capital, coronel Alexandre Vilariço.