24.05.2021 - EM
Contadores de História: Porque a leitura transforma e amplia horizontes é um projeto literário iniciado em abril deste ano, com previsão de término para setembro de 2021. A iniciativa partiu do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré com o intuito de desenvolver produções textuais na disciplina de Língua Portuguesa (Redação) com oito turmas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Os leitores das histórias transformadas serão os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, da EMEIF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Saad Bechara, instituição situada no município de Osasco, bairro Jardim Piratininga. O público que frequenta a escola, em sua maioria, são moradores da região.
As histórias escolhidas serão disponibilizadas em ambiente virtual de ambos os colégios. Esse projeto, além de promover ações que se referem à leitura e à produção textual, enfatiza também a troca de experiências entre alunos de instituições, contextos e realidades diferentes.
Para o desenvolvimento do projeto, cada aluno recebeu uma parábola selecionada na disciplina de Arte e Ensino Religioso. A partir delas, e após leitura e discussão em sala de aula, definiram a moral. Em grupos, duplas, trios ou individualmente, de acordo com escolhas dos alunos, foram criadas novas histórias com temas da atualidade, considerando que o texto criado teria o mesmo ensinamento da parábola estudada. Alguns dos temas sugeridos para criação dos novos textos foram: amor ao próximo, preconceito, bullying, preservação do meio ambiente, pandemia, vacinação contra o covid-19 e educação.
A proposta de atividade para os alunos da escola municipal Saad Bechara foi sob orientação da professora Edilene Nogueira. Os estudantes receberam as mesmas parábolas que os mackenzistas, como, O Semeador, O Bom Samaritano, O Joio e o Trigo, Os Dois Filhos e A Torre. A partir delas, desenvolveram textos com temas da atualidade. Os alunos ainda fizeram adequação da linguagem das produções, mudando os textos da linguagem arcaica do para a atual.
Os educadores do Colégio Presbiteriano Mackenzie envolvidos foram, Denise Furtado, professora de Artes; Elisangela Nogueira, professora de Redação; Maria Helena Alves, professora de Gramática; e Rosana Carvalho, professora de Ensino Religioso.
As histórias estão sendo manuscritas e corrigidas. Em seguida, com auxílio da professora de arte, os alunos produzirão as ilustrações e, por fim, os textos serão digitados, editados, impressos, unidos ao desenho e transformados em fichas de leitura. Aquelas que tiverem melhor adequação ao tema e às instruções propostas, tanto do Colégio Mackenzie quanto do Colégio Saad Bechara, serão escolhidas. Os alunos que tiverem seus textos selecionados, participarão de uma transmissão ao vivo para compartilharem suas histórias e trocarem experiências.