Mackenzista representa Brasil em intercâmbio profissional de jornalismo nos EUA

Compartilhe nas Redes Sociais
Vagner de Alencar é o único jornalista brasileiro escolhido pela Embaixada Americana.

23.02.2017 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


O mackenzista Vagner de Alencar, junto a outros vinte e três jornalistas internacionais, participará do programa International Visitor Leadership Program (IVLP), intercâmbio mais prestigiado de Departamento de Estados dos EUA.

Vagner é o único jornalista brasileiro escolhido pela Embaixada Americana para representar o país no IVLP e terá a chance de conhecer veículos de comunicação e instituições americanas. A viagem reunirá 24 jornalistas internacionais de países como Albânia, Egito, Marrocos, China, México e Senegal no “Multi-Regional Program New and Traditional Broadcast Media”. O intercâmbio é uma visita de curto prazo para líderes emergentes de diferentes áreas de diversas partes do mundo e é administrado pelo Bureau of Education and Cultural Affairs, com nomeação feita pelas Embaixadas dos EUA nos respectivos países.

“Estou extremamente honrado e feliz por poder apresentar o país, sobretudo levando o trabalho que desenvolvo há seis anos na Agência Mural”, afirma Vagner, que escreveu ainda na graduação o livro “Cidade do Paraíso”, fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Mackenzie.

Para a professora Denise Paiero, orientadora do TCC, o Mackenzie teve papel importante no andamento dos projetos do aluno. ” O Vagner é uma alegria para nós. A trajetória dele com esse olhar para periferia teve início na graduação, onde desenvolveu essa percepção de que a realidade dele também poderia render coisas interessantes e as pessoas de seu círculo também são interessantes. Ele se tornou um influenciador no sentido de ajudar as pessoas e nós temos orgulho dele. É um exemplo para nós”, destaca a professora.

O tour ocorrerá ao longo de três semanas, nas quais os participantes visitarão diferentes cidades americanas, com desembarque inicial em Washington D.C. O objetivo é conhecer órgãos de Estado, profissionais de mídia dos Estados Unidos e meios de comunicação, para conhecer a história e o futuro do jornalismo. “Será uma experiência incrível poder compartilhar e aprender com outros jornalistas de tantos países diferentes”, diz Alencar, vencedor em 2011 do 3º Prêmio Jovem Jornalista do Instituto Vladimir Herzog.

Em vigor desde 1940, todos os anos participam do IVLP cerca de 5.000 pessoas, entre elas ex-chefes de Estado ou chefes de governo. Do Brasil, a convite do programa, em 1964, estiveram os ex-presidentes José Sarney e, em 1992, a Dilma Rousseff.

 

Link do programa: https://eca.state.gov/ivlp 

 

Sobre Vagner de Alencar

Graduou-se no curso de Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em 2012, e é mestre em Educação pela PUC-SP. É cofundador da Agência Mural, para a qual escreve sobre Paraisópolis e é repórter do site 32xSP, em parceria da Agência Mural com a Rede Nossa São Paulo.

Atualmente, coordena os projetos Mural nas Escolas, no qual ministra oficinas de jornalismo para estudantes de Ensino Médio de Escolas Públicas de São Paulo, e para o Guia de Emprego das Periferias, iniciativa que mapeia e divulga oportunidades de trabalho nas regiões mais afastadas da cidade.