No dia 03 de setembro, terça-feira, às 18h30, o curso de Gastronomia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou sua Aula Inaugural 2024.2, no auditório Reverendo Wilson (RW), localizado no campus Higienópolis. O evento teve como foco trazer antigos alunos do curso para transmitir experiências e conhecimentos para os estudantes.
“É um grande momento para os nossos alunos, porque eles podem se inspirar em histórias reais de antigos estudantes que aqui estiveram e que estão brilhando no mercado. Acho que essa conversa de antigo aluno para os atuais é muito rica, pois contribui de forma significativa na formação deles”, destacou a coordenadora do curso de Gastronomia, Camila Landi.
O capelão universitário, reverendo Rickson Roque, ressaltou a importância da gastronomia, que para ele vai muito além de um simples prato de comida. “Cada ação, por menor que pareça aos olhos humanos, tem um significado espiritual muito profundo, reflita a Glória de Deus em tudo que se faz. Perceba que a criatividade culinária, a manipulação de alimentos, não é apenas uma prática técnica dentro da cozinha, mas também é um ato de adoração”.
Landi ainda pontuou sua felicidade em receber os antigos alunos. “É muito gostoso receber eles, agora profissionais. Saber que a gente participou dessa trajetória, com muito protagonismo, empenho e dedicação deles. É um orgulho para o curso, acredito que eles estejam muito satisfeitos e orgulhosos de si também por terem sido convidados para esse momento”.
Os palestrantes, antigos alunos, responsáveis por compartilhar suas experiências, foram: Duarte Silva; Marcelo Ceneviva; Beatriz Viziolli; Vinícius Renzo; Sarah Rachel; Filipe Sannicola; Pedro Bertolucci; Giulia Ayako; e William Trigo.
Confira o que disseram os antigos alunos do curso de Gastronomia:
“Temos como foco compartilhar um pouco de como foi a nossa experiência durante esse caminho até chegar na faculdade e após, trabalhando na área da gastronomia. Vou falar um pouco de como eu comecei, de onde saiu essa minha paixão pela cozinha, contar sobre a experiência que tive fora do Brasil trabalhando com a gastronomia, comentar sobre como funciona a área para as pessoas que querem começar agora e, por fim, dar algumas dicas do que elas precisam saber”, disse William.
“Eu estou muito feliz de estar de volta, acho que dá muita nostalgia rever todos os professores e hoje trazer novas experiências que tive durante esses anos”, destacou Beatriz.
“Para mim, na verdade, é sempre um prazer voltar para o Mackenzie. Porque, tirando a parte da gastronomia, eu já fiz muitos projetos aqui desde criança. Como coralista, também já toquei em alguns eventos aqui. É um prazer inenarrável estar nessa organização e é muito bom rever meus antigos mestres”, pontuou Vinícius.