No último dia 19 de outubro, sábado, o curso de Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackezie (UPM), realizou o II Simpósio de Fisioterapia Musculoesquelética, idealizado e organizado pelos estudantes da Liga de Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopédica (LAFET).
O evento reuniu renomados palestrantes das áreas da ortopedia, traumatologia e esporte, com o objetivo de promover reflexões sobre os tratamentos disponíveis para disfunções comuns musculoesqueléticas.
“Qual o tratamento recomendado para a escoliose? E para a fasciopatia plantar? As repostas parecem simples, mas são altamente complexas”, apontou o coordenador da LAFET e professor do curso de Fisioterapia, Jerônimo Skau. Na edição, ainda foram debatidos os temas judô paralímpico; reabilitação de lesões da mão; e instrumentação para análise de disfunções musculoesqueléticas.
Aberto para alunos do Mackenzie, de outras instituições e fisioterapeutas formados, “pretendemos que o evento seja uma referência na cidade de São Paulo”, disse o professor Jerônimo sobre as próximas edições, agradecendo o apoio da coordenção do curso de Fisioterapia e da direção do CCBS na realização do evento.
Na parte da tarde foi realizado o I Workshop da LAFET, em parceria com a empresa Mercur, no qual os alunos puderam experimentar novas tecnologias para o tratamento de lesões nervosas periféricas.