A solidariedade é um dos elementos mais marcantes do espírito mackenzista. Como não podia deixar de ser diferente, a comunidade do Mackenzie se uniu nas campanhas Em Nome da Vida e SOS Rio Grande do Sul para arrecadar mais de 10 toneladas de doações para ajudar as pessoas atingidas pelas graves enchentes que afetaram o Estado no Sul do Brasil.
As campanhas surgiram de uma união de forças, entre o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Atléticas, Centros Acadêmicos, baterias e comissões de formatura de diversos cursos. O recolhimento foi realizado até o dia 14 de maio.
Entre os donativos, estão, principalmente, garrafas de água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, principalmente de frio, itens de higiene pessoal e de limpeza, ração para pets e brinquedos. Tudo que foi recolhido será enviado para o Rio Grande do Sul, para a Igreja Presbiteriana de Canoas, ponto focal para o recebimento das doações do Mackenzie.
Fernanda Katiusca Barreto, analista de projetos socioeducacionais do Mackenzie Voluntário, do IPM, destacou a força da solidariedade como parte do espírito mackenzista, algo tão importante para a instituição. “O espírito mackenzista está enraizado em nós, nos valores e nos princípios do Mackenzie, e é o que nós queremos passar para nossos alunos, essa solidariedade”, disse, destacando ainda diversas ações solidárias realizadas pelo Mackenzie Voluntário.
Já para o professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Lindberg Clemente de Morais, a campanha e as doações evidenciam os mackenzistas na sociedade. “O que move o mackenzista para se mover em prol de uma ação. Quem passa pelo Mackenzie é impactado por essa tese maior de cuidar um do outro. Esse cuidado é exalado dentro dessa instituição. Sabemos que isso é possível pela vida e testemunho dos mackenzistas e pela história da Instituição”, apontou.
Uma das líderes da campanha, Yasmim Brito, diretora social do Centro Acadêmico João Mendes Júnior, do Direito da UPM, ressaltou a importância e a participação de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade. "Foi muito gratificante participar dessa ação, foi bom para representar o espírito mackenzista e mostrar que, se o Mackenzie se unir, conseguimos levantar muitas coisas. Espero que possamos ajudar muitas pessoas", finalizou.
As campanhas de solidariedade em prol do Rio Grande do Sul continuam no Mackenzie. O Em Nome da Vida, por exemplo, continua com arrecadação on-line, além de outras ações espalhadas pelas unidades mackenzistas. Clique aqui e confira como ajudar.