Na IX Jornadas Ibero-americanas de Interação Humano-Computador (JIIHCI), realizada entre os dias 11 e 15 de setembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), conquistou o 2º lugar no 1° Concurso de Design de Estudantes. O evento ocorreu na Universidad de la Matanza, em Buenos Aires.
A equipe foi composta pelos estudantes Rafael Mascarenhas, Fabiano Romeu Passos, William Benseny, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA); e José Eduardo Bernardino, do curso de Ciência da Computação da FCI. Os alunos participaram de uma semana repleta de atividades, incluindo um workshop de Formação Intensiva que contribuiu para o aprimoramento de suas ideias.
O objetivo do concurso foi promover uma abordagem de design colaborativo para inovação social, enfatizando inclusão e inovação aberta com o uso de tecnologias existentes ou desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos voltados para qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No cerne desse desafio, a equipe apresentou o Projeto Vitae, um aplicativo destinado a mulheres grávidas e suas famílias. O aplicativo visa conscientizar sobre a violência obstétrica, oferecendo um canal anônimo para denúncias. Além disso, proporciona o acompanhamento da gravidez até o nascimento do bebê, com acesso a todo o histórico médico e plano de parto.
A professora do PPGCA, Maria Amélia Eliseo explicou como foi o processo de criação entre os alunos: “Acompanhei o desenvolvimento de perto na primeira etapa. Os alunos trouxeram a ideia, e trabalhamos juntos na compreensão das necessidades dos usuários para apresentar uma solução adequada e que contemplasse um dos 17 ODS”.
Com o 2º lugar, a equipe receberá apoio para participar da Student Design Competition, na Conferência Internacional de Interação Humano-Computador, (CHI) 2024, promovida pela Association of Computing Machinery (ACM). O evento está programado para maio de 2024 em Honolulu, Havaí.
“Participar da IX Jornadas Ibero-americanas de IHC foi incrível, desde a experiência cultural em outro país, até a experiência técnico-científica desenvolvida. Pude ver como o Mackenzie está bem direcionado com as práticas científicas e de mercado frente aos outros países”, compartilhou o aluno Rafael Mascarenhas.
Ele ainda salientou a alegria de interagir com estudantes de países como Equador, México, Colômbia e Argentina, e seu mentor que era alemão. “Isso tornou a vivência muito rica, porque tivemos que treinar nosso inglês e espanhol para trocar conhecimentos com outros participantes. Sem dúvidas, foi um evento que ficará para sempre em minha memória”, destacou.
Para William Benseny, o workshop foi uma das melhores experiências acadêmicas que poderia esperar no programa de Mestrado em Computação Aplicada. "Pudemos ter uma evolução muito significativa do projeto com essa oportunidade e tenho certeza que fizemos um trabalho que orgulha o Instituto e a sociedade. A troca cultural também foi extremamente rica e valiosa", expressou.
Durante o workshop sobre Indústria 4.0 e IHC, o artigo premiado foi Indústria 4.0 no Contexto Latino-americano: Tendências e Desafios. De acordo com a professora Maria Amélia, trata-se de um artigo escrito em colaboração com parceiros de outras universidades da América Latina. Os pesquisadores são: Ismar Frango Silveira, Maria Amelia Eliseo, Valéria Farinazzo Martins e Daniela Vieira Cunha, da UPM; Alícia Mon, Horacio René Del Giorgio, da Universidad de La Matanza, de Buenos Aires; César Collazos, da Universidad de Cauca, da Colômbia; e Juan Manuel González Calleros, da Universidad Autónoma de Puebla, do México.