A professora de contabilidade da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Yasmim Monteiro, participou da 41ª Sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Especialistas em Normas Internacionais de Contabilidade e Relatórios (ISAR), que aconteceu entre os dias 6 a 8 de novembro, no Palácio das Nações Unidas em Genebra, Suíça. O evento abordou principalmente temas relacionados à integração de relatórios financeiros e de sustentabilidade, visando à harmonização de normas para o setor público e privado.
A professora, que é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), representou o Brasil durante o evento, enfatiza que “O congresso foi muito focado em questões da sustentabilidade, dos impactos climáticos e a preocupação de harmonizar isso no contexto mundial. Nós temos um desafio que é implementar isso para 2026, E nós, como professores, temos essa missão de levar o conhecimento para os nossos alunos”.
Os principais pontos discutidos durante o evento foram: a Harmonização de Normas de Sustentabilidade, enfatizando a importância da integração e harmonização de normas de sustentabilidade, como as do IPSASB e IFRS, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da necessidade de relatórios claros para investimentos informados; Normas do IPSASB para o Setor Público, sendo apresentada uma minuta pioneira do IPSASB para relatórios climáticos do setor público, desenvolvida com apoio do Banco Mundial, voltada para governos de todo o mundo. Esta norma, ainda em fase de consulta pública, pretende estabelecer um padrão global para divulgação de informações relacionadas ao clima; Novas Normas CINIF para NPIEs e PMEs - o Conselho de Normas de Informação Financeira do México (CINIF) apresentou sua estratégia para implementação de métricas de sustentabilidade para entidades não lucrativas e PMEs, com uma abordagem gradativa que prevê a inclusão de notas explicativas sobre sustentabilidade nos relatórios financeiros até 2025; e Consultas e Necessidades de Capacitação. No dia 5 de novembro, ocorreu uma reunião consultiva sobre necessidades de capacitação para a aplicação efetiva dos requisitos de relatórios de sustentabilidade, destacando a importância de apoio técnico e estrutural para implementar essas normas.
O evento também reafirma o papel fundamental do setor público na liderança de práticas sustentáveis e a necessidade de coordenação entre diversas normas para facilitar a comparabilidade e transparência dos relatórios financeiros e de sustentabilidade globalmente.