Todas as sextas-feiras é dia de atendimento pediátrico no ambulatório de ortopedia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), e neste 20 de dezembro os pequenos pacientes tiveram uma bela surpresa. Enquanto aguardavam suas consultas e exames, as crianças receberam presentes de Natal, em uma ação que levou alegria e solidariedade, mudando o panorama da rotina hospitalar.
Entre bolas, carrinhos, bonecas, jogos e diferentes tipos de brinquedos, foram distribuídos ao todo 140 presentes. A ação foi possível graças a um gesto solidário da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) da Igreja Presbiteriana Central de Curitiba, formada por mulheres de todas as idades, que durante o mês de dezembro arrecadaram brinquedos para doação.
Antes da distribuição começar, a gerente do ambulatório, Ester Guedes, contou aos pequenos e seus acompanhantes a história do Natal. “Eu quis ressaltar para eles que o Natal é muito mais do que os presentes. É celebrar o nascimento de Jesus, que veio ao mundo para nos salvar e mora dentro do coração de cada um”, explicou perante aos olhinhos atentos das crianças.
Sorrisos compartilhados
Em seguida, os presentes foram entregues e os sorrisos tomaram conta dos rostos de todos que participaram – crianças e adultos. “Foi uma surpresa muito agradável, quebra aquele ‘clima de hospital’. É só olhar a felicidade das crianças com os presentes. Desde o início, estamos gostando do atendimento aqui e hoje vai ficar guardado na memória”, disse Antônio Taborda, enquanto observava o filho brincar com a bola que havia acabado de ganhar.
Taborda veio de Rio Branco do Sul, município há 30 quilômetros de Curitiba, para a consulta de seu filho Antônio Otávio, de 4 anos, que caiu do escorregador e fraturou o braço no final de novembro.
A Aline, de 7 anos, também está com gesso no braço, algo comum em crianças dessa idade. Mas nesta sexta-feira estava feliz da vida com a lousa mágica que ganhou no hospital, daquelas que dá para desenhar e apagar. “Já desenhei um monte de coisas, balões e pessoas. Gostei muito”, disse, animada.
Ela estava acompanhada de sua mãe, Bianca dos Santos, que não poupou elogios ao atendimento. “Equipe muito atenciosa e que sabe lidar com criança. É a terceira vez que estamos aqui e só tenho elogios. Na primeira vez, ela estava com bastante medo de colocar o gesso, mas a maneira como os profissionais conduziram a situação a deixou bem tranquila”, conta a mãe.
A ação no ambulatório de ortopedia do HUEM é um exemplo do compromisso com uma medicina humanizada, que vai além dos cuidados clínicos e toca o coração de quem passa pela instituição. Momentos como esses reforçam que o hospital não é apenas um espaço de tratamento, mas também de acolhimento e esperança.
Celebrar o espírito natalino, com gestos que iluminam o dia de tantas crianças e suas famílias, representa a essência de agir com amor, que é o vínculo da perfeição, para a maior glória de Jesus Cristo.