Um curso de graduação não é um mero caminho burocrático para a obtenção de um diploma que possibilite o exercício legal de uma determinada profissão. Pensando-se nisso, verifica-se que a realização de um trabalho científico apresentado no final desse curso é a consolidação do conhecimento adquirido com os conteúdos de seus respectivos componentes curriculares. Na UPM este trabalho é denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e é devidamente regulamentado. No CEFT o TCC é componente obrigatório nas matrizes curriculares de todos os seus cursos de graduação. E, em cada curso, as atividades inerentes a ele são desenvolvidas em dois semestres progressivos, sob a orientação de um professor, com a finalidade de produzir um trabalho de investigação científica a ser concluído sob a forma de monografia ou artigo.
CONTATOS
Telefone: (11) 2114 - 8613 - Atendimento a partir das 13h.
E-mail: geraldo.azevedo@mackenzie.br | ceft.pesquisa@mackenzie.br
O estágio supervisionado do curso de Teologia, de modo geral, visa permitir ao aluno a aplicação concreta dos conceitos assimilados nas aulas teóricas. O estágio deverá:
- Reunir um conjunto de atividades de formação, programado e diretamente supervisionado por membros do corpo docente da Instituição, com formação em Teologia, e procurará assegurar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas;
- Assegurar o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, sendo recomendável que suas atividades sejam distribuídas ao longo do curso; e
- Contar com medidas efetivas de orientação e avaliação tanto por parte da Instituição de Educação Superior quanto por parte das instituições concedentes.
Para cumprir seu estágio, o aluno poderá desempenhar suas funções de teólogo em locais como igrejas e comunidades religiosas, ONGs, escolas, editoras e outras pequenas empresas, comitês de ética e bioética, instituições de mediação e arbitragem, órgãos governamentais, etc.
CONTATOS
Telefone: (11) 2766 - 7563 | (11) 2114 - 8770 - Atendimento a partir das 09:30h.
E-mail: ceft.estagio@mackenzie.br
As Atividades Complementares, totalizando 200 horas, compreenderão as atividades de caráter científico, cultural e acadêmicas, articuladas com o processo formativo do professor. As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação do profissional de modo a desenvolver habilidades e adquirir experiências não contempladas nas disciplinas da Matriz Curricular. Elas constituem atividades acadêmicas, científicas e culturais que deverão ser realizadas ao longo do curso, na universidade ou em outras instituições, com a finalidade de proporcionar contato com o mundo, com os problemas da sociedade, as expressões da cultura e a prática da iniciação na pesquisa.
CONTATOS
Telefone: (11) 2114 - 8613 - Atendimento a partir das 13h.
E-mail: geraldo.azevedo@mackenzie.br | ceft.pesquisa@mackenzie.br
Em harmonia com a Política Nacional de Extensão o Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, preconiza no Projeto Pedagógico do Curso de Teologia o exercício de atividades de extensão como parte integrante do processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Tal orientação tem por objetivo contribuir para que a Extensão Universitária seja parte da solução dos grandes problemas sociais do País, desenvolvendo relações multi, inter e ou transdisciplinares e a interação com a vida profissional em diversos setores da Universidade e da sociedade.
CONTATOS
Telefone: (11) 2114 - 8754 | (11) 2114 - 8562 - Atendimento a partir das 08:30h.
E-mail: gislaine.pequeno@mackenzie.br | ceft.extensao@mackenzie.br
O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/Mackenzie) destina-se a iniciar o aluno nas atividades de pesquisa, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da pesquisa na Universidade recebe o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os “alunos-pesquisadores”, bem como por meio de convênio com outras agências de fomento, como o Cnpq.
CONTATOS
Telefone: (11) 2114 - 8613 - Atendimento a partir das 13h.
E-mail: cristiano.lopes@mackenzie.br | ceft.pesquisa@mackenzie.br