Dicas práticas para superar a timidez no ambiente de trabalho

Ser tímido não é um defeito, contudo, pode esconder o potencial de um indivíduo

08.10.202409h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas práticas para superar a timidez no ambiente de trabalho

A timidez é uma sensação de desconforto causado em situações sociais, principalmente ao lidar com um grande número de pessoas ou desconhecidos de forma geral. Esse desconforto vem acompanhado de algumas inseguranças sobre como uma pessoa é percebida pela outra, e isso pode inibir habilidades de comunicação, além de ser um empecilho na formação de relacionamentos, sobretudo, no ambiente de trabalho.

Ser tímido não é um defeito, contudo, pode esconder o potencial de um indivíduo. É importante entender que a timidez não é uma falta de interesse, mas trata-se de uma consequência da pressão social e psicológica sobre si mesmo. Para lidar melhor com essa situação, confira algumas dicas práticas que podem ser úteis ao superar essa sensação.

Busque entender a origem da sua timidez

As razões do comportamento tímido pode ter origens diversas. Para algumas pessoas, é a falta de autoconfiança, enquanto para outras pode ter uma raiz profunda originada de experiências ruins. Independentemente da origem deste traço de personalidade, encontrar a razão pode nortear uma abordagem eficaz para superá-lo.

Se as razões forem mais profundas, vindas de um trauma, por exemplo, é de suma importância buscar ajuda profissional (como a terapia comportamental) ou uma mentoria que te ajude a lidar com este obstáculo de forma saudável.

Comece aos poucos

Muitas pessoas acreditam que a única maneira de superar a timidez é recorrer a práticas como falar em público ou diante de grandes multidões logo de cara. Na verdade, isso pode agravar o trauma e aumentar o nervosismo em situações sociais. É importante começar com pequenos passos, como fazer ajuntamentos intimistas e prestar atenção em quais momentos você se sentirá mais ou menos confortável em expressar-se.

Encontre os pontos de melhoria: em quais tópicos você não sentiu vontade de falar ou teve dificuldade em expressar suas ideias? Por qual motivo? O que isso te fez sentir? Essas perguntas podem ajudar a racionalizar sua timidez e entender diferentes formas de aprimorar sua comunicação.

Coloque-se em situações sociais

Pessoas tímidas têm uma tendência a evitar situações sociais justamente pelo receio de lidar novamente com a sensação de insegurança e nervosismo. Mesmo assim, é importante praticar o que chamamos de “terapia de exposição”, conceito que defende que a melhor maneira de superar um medo é enfrentando-o de cara.

Quando alguém escolhe se expor, é necessário manter em mente que os sentimentos irão surgir: vergonha, uma certa ansiedade e hesitação são parte do processo. Permita-se sentir cada uma dessas coisas, mas também lembre-se que, a cada interação e tentativa, você se tornará melhor em comunicar suas ideias dentro de seus ciclos sociais.

Busque tópicos do seu interesse para conversar

Uma opção interessante para destravar seu potencial comunicacional é unir o útil ao agradável. Foque em itens que são relevantes para você - videogames, culinária, academia ou até mesmo o seu trabalho. Todos esses assuntos podem conter uma infinidade de subtópicos para explorar, sejam bons ou ruins, o foco deve ser manter o engajamento nas conversas.

Dica especial - Mackenzie Academia Corporativa

O Mackenzie Academia Corporativa busca desenvolver profissionais de todas as áreas por meio de cursos interativos e essenciais na jornada profissional. No tópico de comunicação, destacam-se os cursos: Oratória: Domine a Arte de  Falar em Público, Comunicação Oral, Clareza na Comunicação e A Arte de Comunicar com Assertividade. Essas trilhas de aprendizado visam potencializar a comunicação e apresentam diferentes técnicas úteis para enriquecer o repertório nesta vertente.