Mostra do Conhecimento colabora com escolha de profissões

Compartilhe nas Redes Sociais
Ensino Médio participa do projeto anual do Colégio Presbiteriano Mackenzie

19.10.2018 Eventos


Neste sábado, 20 de outubro, acontece no campus Higienópolis Mackenzie a Mostra de Conhecimento, projeto anual do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), filiado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com o tema A Conquista dos Direitos e o Dever de ser Humano, além de outras séries, a Mostra envolve 284 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio do CPM.

A partir do tema geral, os professores indicaram aos alunos os cinco eixos propostos pela UNESCO para a elaboração dos trabalhos que vão ser expostos no dia da Mostra. São eles: Objetivos de desenvolvimento sustentável Rumo a 2030, Educação para mudança climática, Década internacional de afrodescendentes (2015-2024), Direitos Humanos e Educação para a cidadania global.

Com a época do vestibular cada vez mais próxima, o envolvimento dos alunos com um projeto de diferentes vertentes é de real importância para a escolha da carreira. Como Rogério Tognetti, orientador Pedagógico do Ensino Médio, explica, “trabalhar com diferentes vertentes faz com que o leque de opções de carreiras seja muito maior do que seria possível apenas dentro do processo acadêmico convencional. Eles se aprofundam em determinadas carreiras após a finalização dos trabalhos da Mostra”.

No projeto, o protagonismo estudantil é incentivado durante todo o processo, já que os professores têm o papel de orientadores, enquanto os alunos executam na prática as atividades. “Este ano, muitos grupos trabalharam com situações e problemas na procura de soluções para melhoria de toda a sociedade. Acreditamos que esse envolvimento contribua para um aluno mais protagonista de diversas formas”, conta o professor.

Alguns projetos foram destacados por Tognetti, como: O direito à cidade para pessoas com diversidades físicas; O ambiente no meio urbano – mais concreto e menos verde; Horta inteligente: princípios e aplicações de IoT e engenharia robótica; e A substituição da relação ‘Eu-Isso’ pela relação ‘Eu-Tu’.

Segundo o orientador Pedagógico, o desenvolvimento de um projeto acadêmico com o envolvimento dos alunos em diversas áreas do conhecimento gera estudantes/profissionais mais autônomos, pesquisadores protagonistas com uma melhor oratória e conscientes de problemas sociais.