Mackenzie celebra 154 anos de história e atuação

Compartilhe nas Redes Sociais
Durante culto ocorrido em São Paulo, autoridades mackenzistas e colaboradores comemoraram a data com gratidão

17.10.2024 - EM Cultura

Comunicação - Marketing Mackenzie


O Culto em Ações de Graças pelo Dia do Mackenzista, celebrado anualmente, ocorreu na tarde de 17 de outubro no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie. O evento, que abre as comemorações da fundação da instituição, em 1870, reuniu lideranças da instituição, colaboradores e membros da comunidade, em um momento de reflexão, gratidão e louvor, com direito a apresentação do Coral da Capela e Coral Sacro. A partir da sexta-feira, 18 de outubro, dia exato do aniversário da instituição, ocorrerão cultos em outras unidades do Mackenzie pelo Brasil.

A abertura foi conduzida pelo chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, que celebrou os 154 anos da instituição. "Somos o povo de Deus e devemos entrar pelas suas portas com ações de graças. Estamos aqui para prestar nossa gratidão", declarou. Ele destacou a importância de cada pessoa que se dedica ao Mackenzie diariamente, reforçando o papel da instituição como um espaço de serviço e entrega.

Seguindo a abertura, o reverendo Gildásio Barbosa dos Reis fez a leitura do Salmo 145, enquanto o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro, trouxe uma reflexão baseada no Salmo 95.

 "Louvamos a Deus pelo Mackenzie, pois o senhor tem nos dado meios para seguir nosso trabalho, ano após ano, batalha após batalha", afirmou Brasileiro.

Ele destacou a necessidade de se viver em humildade e reconhecimento diante das bênçãos de Deus, lembrando que é a graça divina que tem sustentado a instituição ao longo dos desafios.

O momento de contrição foi conduzido pelo capelão Bruno Almeida Borges, que utilizou a passagem de Paulo aos Colossenses 3:16 como base para sua mensagem. O culto seguiu com orações, incluindo um momento especial de intercessão pela liderança do Mackenzie, conduzido pelo capelão Jorge Correia dos Santos Filho. Atendendo ao chamado do chanceler, os líderes do Mackenzie se posicionaram à frente do auditório. "Liderar é renúncia, dedicação e, muitas vezes, solidão. Mas são lutas pelas quais agradecemos pela intercessão de Deus e pela vida de todos esses homens e mulheres", reforçou Grangeiro.

O conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Ernesto de Jesus Herrera, representando o Conselho Deliberativo do IPM, saudou a instituição e seus colaboradores, destacando três aspectos que definem o ser mackenzista: “a nobreza de servir, a fidelidade de propósito e o testemunho de uma obra com consequências eternas”, assinalou ele. O conselheiro reforçou a missão de promover a educação e a saúde em um ambiente de fé reformada, sempre com os olhos voltados para os propósitos de Deus e não para as ambições passageiras dos homens.

Já o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, também expressou sua gratidão e alegria pela história do Mackenzie, marcada por pilares de celebração e gratidão. "Podemos nos alegrar, celebrar e dar graças por todas as frentes e trabalho do Mackenzie. É o Senhor que nos prepara o caminho e nos permite colher frutos", disse, reafirmando seu compromisso com o cuidado com a comunidade e a educação.

Em sua fala, o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos, enfatizou a importância de carregar a alegria cristã em todas as atividades. "O mesmo Deus que levantou pessoas para enfrentar desafios no passado, tem feito isso atualmente, e por isso damos graças ao nosso bom Deus", declarou. Ele também agradeceu a todos os que se dedicam diariamente à missão do Mackenzie nas áreas da saúde e educação, tão essenciais para o desenvolvimento do país.

Dia do Mackenzista

Comemorado em 18 de outubro, o Dia do Mackenzista é uma data oficial na cidade de São Paulo, instituída pela Lei 14.067/05 da Câmara Municipal. O dia foi estabelecido para reconhecer a importância do Mackenzie na história da cidade. A celebração destaca o legado e a contribuição do IPM para a educação brasileira ao longo de seus 154 anos de história, reforçando os valores cristãos e o compromisso com a formação integral de seus alunos e nos cuidados na área da saúde.