23.08.2023
Do fim de julho ao começo de agosto, o Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), recebeu a visita de autoridades e empresas, e realizou uma visita a uma universidade parceira.
Em 28 de julho, representantes do centro de pesquisa visitaram a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul), que abriga a UCSGRAPHENE, braço da instituição responsável pela produção de Grafeno e desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento com a indústria e o Instituto Hercílio Random (IHR), responsável por inovação nas empresas do grupo Random. A comitiva do MackGraphe visitou as instalações de produção do grafeno. A reaproximação entre as instituições possibilitou a identificação de possíveis projetos a serem realizados em conjunto.
No dia 8 de agosto, o MackGraphe recebeu a visita do engenheiro da S. Riko Automotive Hose do Brasil, Thiago Lima. O encontro foi a primeira reunião oficial de acompanhamento do projeto de pesquisa e desenvolvimento da empresa parceira do centro de pesquisa. A iniciativa prevê o desenvolvimento de um masterbatch com a dispersão de óxido de grafeno para melhoria da barreira de gases aplicada às peças específicas de veículos automotores.
Por fim, em 17 de agosto, representantes do centro de pesquisa mackenzista se encontraram com o membro do Conselho Deliberativo do IPM, Marcelo Barreto, pesquisador na área de fitoterapia. No encontro, foram definidas estratégias para o desenvolvimento de um produto que constitui um curativo nanoestruturado com incorporação de fitoterápicos inéditos, que permitirão liberação dos ativos com comprovada propriedade cicatrizante, antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas de forma lenta e gradual, melhorando e acelerando o processo de cicatrização de feridas e queimadura, minimizando cicatrizes.
“A Nanobiotecnologia, uma das novas áreas prioritárias do MackGraphe, está transformando o futuro da medicina. À medida que o mundo enfrenta desafios de saúde cada vez mais complexos, a nanobiotecnologia emerge como uma promissora solução para diversos problemas”, disse o diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto.
As instalações do instituto mackenzista permitem formular e caracterizar produtos para a área biomédica, desenvolver testes pré-clínicos e, quando aplicável, testes clínicos em colaboração com Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).