EducaçãoAcademack
Clique aqui para ler um trecho do livro.
Segundo preceitoconstitucional (artigo 207), as universidades “obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma das sete finalidades da educação superior é “promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição” (artigo 43). De acordo com a 15ª justificativa incluída quando da apresentação do Projeto de Lei n. 7.639/2010 à Câmara dos Deputados, que dispunha sobre “definição, qualificação, prerrogativas e finalidade das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES”: “Um dos grandes diferenciais das instituições comunitárias é a sua inserção nas comunidades regionais e o seu compromisso com a extensão. Tais instituições, além de produzirem novos conhecimentos através da pesquisa e os difundirem nas salas de aula [ainda que o ensino não fique restrito a tal difusão], dedicam importante esforço para partilhar, socializar o conhecimento, a arte e a cultura na comunidade. A relação com a comunidade é via de mão dupla: a universidade não só ensina, mas também aprende, reinventa- se nesse diálogo”. Neste livro, terceiro de uma coleção dedicada à extensão universitária no contexto das ICES, os textos atestam inequívoco compromisso com a extensão e com sua promoção, e repercutem fidelidade à indissociabilidade, até porque a perspectiva extensionista integra a identidade dessas instituições. Assim, bem mais que alocação de horas e contabilização de créditos curriculares, e eventual pontuação em avaliações governamentais, os programas, os projetos e as ações aqui relatados espelham uma concepção de educação superior.
Ano: 2015
ISBN: 978-85-8293-331-2
Dimensões: 14 x 21 cm
Qtd. páginas: 223