Na palestra de abertura da Semana da Tecnologia & Inovação, promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, Antonio Dibai, diretor de Pessoas da Azul Linhas Aéreas, compartilhou sua experiência em gestão de pessoas e operações aeroportuárias. Na companhia desde 2009, Dibai destacou a importância do "como" se atinge os resultados em uma organização complexa e dinâmica como a Azul, e de que forma isso impacta diretamente nos resultados operacionais e na cultura da empresa.
Durante a palestra, Dibai falou sobre o papel estratégico que o setor de recursos humanos (RH) desempenha na companhia. O diretor, que estava acompanhado de Lucas Camargo, gerente Geral de RH da empresa, é responsável por 16 mil postos de trabalho e pela gestão da Universidade Corporativa da Azul, que capacita desde pilotos até comissários de bordo. Segundo ele, “a tecnologia facilita, dá ganho de escala e performance, mas, no fim das contas, a empresa é feita por e para pessoas”, diz ele.
Dibai destacou que, em 80% das localidades atendidas pela Azul no Brasil, a companhia é a única operadora aérea presente. “Dependemos de softwares, tecnologia e, principalmente, de pessoas. É isso que faz a diferença, especialmente em momentos desafiadores”, explica. Ele também ressalta a filosofia da empresa de contratar externamente apenas quando não há possibilidade de promoção interna, fortalecendo a noção de carreira e engajamento dos colaboradores.
O executivo também trouxe à tona a cultura interna da Azul, citando como exemplo o método "OPA" (Observar, Perceber e Atender), que busca dar autonomia aos colaboradores para tomarem decisões com responsabilidade. “As pessoas precisam ser bem tratadas, bem cuidadas e bem treinadas. É assim que conseguimos entregar o melhor voo da vida de cada passageiro, mesmo em situações adversas”, afirma.
Além disso, Dibai falou sobre o plano de sucessão e a identificação de talentos-chave dentro da empresa, que visa desenvolver líderes fortes e garantir uma gestão próxima e eficiente. Ele destacou que um dos maiores desafios enfrentados foi a dificuldade que grande parte da alta liderança tinha em dar feedback, especialmente em conversas mais delicadas, e como a Azul tem investido na mentoria entre líderes experientes e jovens para superar essas barreiras.
Para finalizar, Dibai ressaltou a importância de manter a proximidade entre executivos e equipes operacionais, mencionando que cada executivo da companhia apadrinha uma base operacional e faz visitas regulares para alinhar estratégias. “São as pessoas que fazem as estratégias saírem do papel, afinal”, pontua ele
Como destaque de um dos programas internos que fortalece a cultura da companhia, Dibai contou sobre o Troca de Papéis, que permite aos funcionários trocarem de função entre si ou acompanhar, por um dia, outro colega, podendo entender o trabalho de determinada posição. “Claro que você não poderá pilotar um avião se não for um piloto, mas poderá acompanhar de dentro da cabine. Você pode até mesmo trocar de papel com nosso CEO, John Rodgerson, e ver como é atuar como o executivo”, coloca o diretor.
Para ele, qualquer oportunidade de mudar a rotina dos colaboradores – que na Azul são chamados de tripulantes –, celebrar datas festivas e trazer a família dos liderados ao trabalho é uma oportunidade de melhorar o clima. “Não misturar vida profissional e pessoal é algo antigo, precisamos dar condição do colaborador poder viver sua vida pessoal junto com a gente”, concluiu Dibai.
A Semana da Tecnologia & Inovação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Alphaville, ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, a partir das 19h, com alunos de diversas graduações participando de oficinas, palestras e workshops, com o objetivo de ampliar suas perspectivas profissionais e acadêmicas nas áreas de tecnologia e gestão. Para mais informações, clique aqui.